Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
É possível trabalhar boas campanhas de vendas em datas comemorativas em farmácias, usando criatividade e tecnologia.
Trabalhar campanhas de marketing no setor farmacêutico requer boas estratégias e muito bom senso. Afinal de contas, é um lugar onde se lida com pessoas que estão, muitas vezes, em busca de alívio e soluções para problemas de saúde. Como há um mix bastante diversificado de produtos ligados a higiene, beleza e perfumaria, o espaço para realizar campanhas de marketing encontra nas farmácias um lugar seguro de ação.
As datas comemorativas são excelentes momentos para colocar a criatividade para funcionar dentro das farmácias e o desenvolvimento das campanhas pode, inclusive, servir de base para promoções em outras épocas do ano.
Para trazer eficiência e assertividade no planejamento das campanhas de marketing para farmácias, é indispensável contar com recursos tecnológicos que tragam mais objetividade ao desenvolvimento das estratégias de vendas.
Neste artigo, mostraremos algumas possibilidades de ações de marketing para datas comemorativas, que também podem ser utilizadas de maneira perene nas campanhas realizadas por farmácias.
Antes de tudo, tenha em mente uma vantagem importante dos pontos de vendas do setor farma: a sua comunidade. A comunidade considera as farmácias como um lugar de confiança – algo que se estende ao comércio eletrônico da marca. A vizinhança, seja composta por moradores ou pessoas que trabalham nas imediações, tem na farmácia um importante ponto de apoio: lá ela encontra produtos do dia a dia, resolve emergências e realiza tratamentos.
Pensando em tudo isso, é possível adotar algumas estratégias importantes para fidelizar e gerar recomendações entre as pessoas, criando estratégias que podem ser adotadas em campanhas sazonais ou em ações permanentes.
As campanhas realizadas em datas comemorativas devem chamar atenção para o tema, trazendo elementos de fácil identificação, ao mesmo tempo acolhendo todos os tipos de pessoas. Afinal, todo mundo precisa de alguma coisa que exista na farmácia.
Vamos exemplificar algumas ações para serem utilizadas tanto em datas comemorativas quanto em promoções sazonais:
Do termo em inglês “dinheiro de volta”, ele é um bom recurso para ser utilizado tanto em campanhas de marketing pontuais quanto em programas de fidelidade. Aqui, quanto mais a pessoa comprar, mais vantajoso é. A farmácia pode estipular o cashback em produtos específicos de campanhas comemorativas, como conceder 5% de devolução nas compras de produtos selecionados para o Dia das Mães. Geralmente, esse valor fica como um crédito atrelado ao cadastro do cliente, que ele pode acumular e decidir quando utilizar o benefício.
As farmácias podem trabalhar parcerias com empresas de todos os portes e combinar descontos em produtos específicos, de maneira sazonal. Nas ações em datas comemorativas, é possível desenvolver vouchers para produtos voltados ao público masculino no Dia dos Pais e itens infantis para o Dia das Crianças, por exemplo. Nesse caso, vale conhecer bem o estoque e escolher os produtos de modo a ser bastante assertivo.
Independentemente do mix, o vale-presente pode ser adotado com uma argumentação interessante: uma pessoa pode presentear outra em qualquer lugar onde haja uma farmácia daquela marca. Ela pode utilizar para montar os primeiros-socorros da casa, para comprar produtos de higiene pessoal ou mesmo para dar aquela força para quem está em tratamento.
Durante a data comemorativa, a farmácia pode estabelecer uma pontuação maior para os produtos da campanha, direcionando o comportamento de consumo dos clientes e estabelecendo uma possibilidade maior de sucesso para a ação sazonal. A troca de pontos também pode ser estimulada nessa época como uma oportunidade para que o cliente volte ao ponto de venda – o que sempre pode gerar uma possibilidade extra de vendas.
Vale a pena também conferir sobre Programa de Benefícios em Medicamentos (PBM).
A definição das campanhas para datas comemorativas em farmácias não precisa ser complicada, mas é preciso ter atenção aos detalhes. As pessoas estão cada vez mais conectadas e pesquisam o custo-benefício de maneira muito intensa antes de se decidir por um produto.
Outro ponto é que as pessoas nem sempre têm o preço como o único fator determinante: a experiência como um todo é levada em conta. Assim, é preciso considerar o atendimento no PDV, a experiência no e-commerce, o prazo de entrega e até mesmo a apresentação da embalagem.
Nessa jornada de criação, o uso da tecnologia será diferencial para realizar campanhas em datas comemorativas ou promoções em datas comuns do calendário. Não há mais motivo para tratar as promoções apenas na base do feeling, uma vez que os dados, utilizados de maneira relacional, contam qual o melhor caminho.
Com o sistema Linx Farma é possível identificar os produtos mais lucrativos dentro de uma mesma categoria e assim, a farmácia pode associá-los a promoções. Pode-se utilizar como base o mix de produtos selecionados na campanha comemorativa e impulsionar mais vendas com essa estratégia.
A solução Linx Promo oferece inteligência de dados com funcionalidades que simulam promoções dentro de diversificados cenários, visão detalhada de promoções, geração automatizada de cupons e vouchers, tudo isso com uma operação superintuitiva.
Nossa ferramenta, por sinal, permite o envio de vouchers e outras informações promocionais por WhatsApp e e-mail, com a vantagem de centralizar os resultados das ações. Depois, é só emitir os relatórios para acompanhar o resultado da campanha.
A Linx conta com o Linx Farma, sistema de gestão líder no setor farmacêutico que atende às necessidades de empresas de todos os tamanhos. Hoje, falamos sobre ações focadas em datas comemorativas, mas a ferramenta permite a integração total com meios de pagamento e outros recursos tecnológicos.
Seja seu negócio uma farmácia independente, uma rede ou um player de grande porte, podemos ajudar você a impulsionar suas vendas. Quer saber mais? Então fale com a gente!