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Conhecer bem o cliente: estratégia fundamental para negócios de beleza e estética

Conhecer bem o cliente: estratégia fundamental para negócios de beleza e estética

Todo cliente gosta de se sentir único e de ser especial. Por conta disso, temos notado mudanças de comportamento em todos os setores, para oferecer um tratamento personalizado e diferenciado ao mesmo, na expectativa de fidelizá-lo à sua marca, serviços e produtos.  No ramo de beleza, principalmente em tratamentos estéticos, criar essa conexão com seu público pode ser o segredo do seu sucesso.  Mas você conhece as preferências, as necessidades e os desejos do seu cliente? E consegue mostrar a ele os resultados dos seus serviços? Parafraseando e adaptando o grande Vinícius de Moraes, para quem não consegue responder com um firme sim a estas perguntas, só podemos dizer: os desligados que nos desculpem, mas conhecer o cliente é fundamental!

Quando as pessoas procuram serviços de beleza, geralmente querem melhorar algo em sua aparência e saúde.  Porém, muitas vezes não sabem exatamente como conseguir estes resultados e mais ainda, como torná-los duradouros. Para que seus serviços possam ser efetivos, uma boa entrevista de anamnese pode ajudá-lo.  As vezes o cliente chega dizendo que quer eliminar algumas rugas, quando a expectativa real é uma pele luminosa e viçosa, que compreende muito mais do que simplesmente tratar vincos.  Se você não consegue captar estas expectativas ao oferecer os serviços corretos, não conseguirá atender um aspecto subjetivo, porém, essencial do seu negócio:  proporcionar bem-estar e melhoras na autoestima.  E é isso que faz o cliente voltar.

Para oferecer os tratamentos corretos, não é preciso fazer muitas perguntas, porém é absolutamente necessário fazer as perguntas certas. E não se pode deixar que cada profissional pergunte o que quiser, sob pena de essas informações não indicarem o protocolo correto de tratamento da sua especialidade, comprometendo resultados, sua imagem e afastando seus clientes. Realizar uma anamnese adequada e que conduza ao protocolo certo é algo bastante relevante.  Começa aqui o trabalho de conhecer o cliente e entender o que ele quer, mais ainda, poder indicar o que ele precisa com segurança.

Comprovar resultados é tão importante para você, quanto para ele e para os futuros clientes, que sentirão mais conforto em contratar seus serviços quando virem referências do seu trabalho. Não é incomum clínicas de estética onde os profissionais não registram a evolução do tratamento do cliente. Algumas, o fazem em fichas que demandam manuseio, armazenamento físico e ficam sujeitas ao extravio.  Até tiram fotos do antes e depois, que acabam sendo extraviadas, pois não são organizadas para realmente oferecer informação que pode ser manuseada a favor do seu negócio. Além disso, este dado não está com você, mas com a sua profissional. É uma falha grave quando as informações do seu cliente estão apenas com as suas profissionais, já que se elas forem embora a informação se perde. Ou o que é pior, vão para o concorrente.

Por isso, organize-se e seja estratégico. Quanto mais você souber sobre o seu cliente, mais você poderá atender as suas expectativas. Vai muito além de saber quando é o aniversário dele, que bebidas gosta, se tem preferência em horários pela manhã ou a tarde. Em beleza, conhecer o cliente é conhecer suas expectativas, mais que suas necessidades. É poder sugerir tratamentos que atinjam estas expectativas, é saber de cada reação ao tratamento e poder comprovar resultados. Se você conhece o perfil do seu cliente, sabe o que ele valoriza, pode frequentemente oferecer serviços do seu portfólio que tenham a ver com o estilo dele. E no final perceber que tudo isso se reverte na satisfação que fideliza, que proporciona a compra de novos e variados serviços, numa fala positiva sobre a sua marca e no aumento do seu faturamento.  Sob todos os aspectos, vale muito o investimento em um software que o ajuda a alavancar estratégias, ajudando a gerenciar informações que contribuem para o crescimento do seu negócio.  Pense nisso!

 

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