E-commerce
Fórum ECBR 2023: confira os principais insights do evento
O Fórum ECBR 2023, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de julho,
As vendas do varejo digital no segundo trimestre de 2022 apresentaram um crescimento de 4,3%. Estar atento às novidades do setor se torna cada vez mais imprescindível para os negócios que desejam crescer.
As mudanças pelas quais o varejo passou nesses últimos dois anos de pandemia foram sentidas por todos os lojistas, independentemente do tamanho da empresa. Junto a essas transições, o perfil de consumidor também mudou. Ele agora se preocupa ainda mais com a experiência de compra, busca diferentes canais para se relacionar com a marca e valoriza o consumo consciente.
Diante desse cenário de transformação, as empresas precisaram se adaptar e a digitalização do varejo se tornou inevitável. Nos últimos anos, os lojistas criaram seus próprios e-commerces, começaram a usar as redes sociais como ferramenta de venda, viram nos marketplaces uma oportunidade para criar a sua loja online e aumentar a receita. Assim, diferentes estratégias foram surgindo por parte do varejista para sobreviver ao cenário de uma sociedade que se torna cada dia mais digital.
E, já é possível ver os resultados dessa transição do varejo físico para o online. De acordo com pesquisa da Neotrust, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, que totalizou mais de R$ 161 bilhões – um crescimento de 26,9% comparado ao ano anterior. Outro dado importante é que os números de pedidos aumentaram em 16,9%, o que equivale a 353 milhões de entregas.
Neste retorno das lojas físicas, onde o “novo normal” passa a fazer parte da vida dos consumidores, como está o crescimento do e-commerce em 2022?
A Neotrust divulgou recentemente que, no segundo trimestre deste ano, o comércio eletrônico brasileiro apresentou um crescimento de 4,3%. Esse valor, comparado ao mesmo período do ano passado, revela um total de R$ 89,6 milhões de vendas online. O e-commerce caiu no gosto das pessoas, e o crescimento só tende a acelerar. Muitas tecnologias estão sendo desenvolvidas para otimizar cada vez mais o trabalho do vendedor e também a experiência de compra online do cliente.
Outra mudança que a pandemia trouxe foi o uso do celular para resolver tudo. Pagar conta, responder email, fazer compra de supermercado, pedido em restaurantes – tudo isso começou a ser feito na palma da mão, por meio de um smartphone. Os novos hábitos durante o isolamento fizeram as pessoas ficarem cada vez mais conectadas.
De acordo com o relatório State of Mobile 2022, os brasileiros passaram pelo menos cinco horas por dia em frente à tela do celular em 2021. Isso representa um crescimento de 30% em relação a 2019. O estudo mostra também que foram gastas 3,8 trilhões de horas em dispositivos móveis no ano passado, o que equivale a um aumento de 19% em relação ao ano anterior.
O uso de celulares e tablets também teve uma forte influência nas vendas de serviços e produtos. Segundo os dados do Relatório de Apps Mobile de Compras de 2022, da Liftoff, o mobile commerce gerou uma receita de R$ 95,5 milhões em 2021. Segundo a Nielsen, esse modelo de compra representou 53% das vendas do e-commerce brasileiro.
A pesquisa explica que os principais motivos desse aumento de vendas no modelo mobile estão relacionados ao fato de que o celular é visto como a principal ferramenta de compras entre os brasileiros. Inclusive para 69% dos consumidores a comodidade de comprar sem precisar sair de casa é um dos maiores benefícios do mobile commerce.
Quando um varejista adota o meio digital como canal de vendas, os benefícios são incontáveis. Essa transformação ajuda a aumentar o faturamento do negócio, engajar o consumidor em canais digitais, aumentar o market share, trazer mais tráfego para a página do produto e ainda pode contribuir para a redução de custos.
Para obter sucesso nas vendas de e-commerce é necessário planejar a jornada de consumo do cliente dentro da loja online, mapear todos os pontos de contato dele com a sua empresa. Com os avanços tecnológicos nos últimos anos, algumas tendências surgiram e são responsáveis pela consolidação das vendas no varejo digital. Veja:
O CTV é um dispositivo embutido que se conecta à uma televisão para oferecer suporte ao streaming de conteúdo de vídeo. As integrações do CTV com o mundo mobile tem se tornado mais frequente. Muitos dos telespectadores se sentem motivados a usar o smartphone para procurar conteúdos relacionados a algum produto que assistiram em algum comercial ou programa de TV. Muitas empresas conectam a mensagem da marca, por exemplo, através de um QR Code na tela, que direciona os usuários para o funil de conversão no momento em que eles estão mais interessados. Essa praticidade em tempo real é uma das grandes vantagens dos CTVs.
Atualmente, as lojas físicas já estão abandonando o uso de cheques e investindo em novas formas de pagamentos. Além do cartão de crédito e débito, agora é possível pagar com PIX, carteira digital, links de pagamentos, WhatsApp, e também com o uso de smartwatches, por aproximação. O varejo físico precisa se adaptar às novas tecnologias de pagamento digital para agradar os diferentes tipos de clientes. De acordo com o Relatório Varejo 2022, realizado pela Adyen, 52% dos entrevistados declararam que já desistiram de uma compra por não poderem pagar como queriam. Isso mostra como é importante diversificar as formas de pagamento e estar antenado aos novos hábitos e necessidades do consumidor.
A sustentabilidade no varejo é outra tendência que só cresce. De acordo com uma pesquisa realizada pela Yahoo Brasil, sobre as principais transformações e inovações do varejo em 2021:
A preocupação pela origem do produto também é um fator analisado por muitos clientes quando vão comprar algum item. Nota-se que as empresas que estão investindo em ações mais sustentáveis têm conquistado um público maior e, consequentemente, mais vendas.
Para acompanhar as novas tendências da digitalização do varejo é importante frequentar eventos corporativos do segmento. Nesses espaços é possível fazer networking, conhecer novos produtos, se atualizar sobre informações sobre o setor e descobrir insights para aplicar nos negócios.