As taxas de abandono de carrinho no e-commerce brasileiro giram em torno de 70% do total de compras. Os motivos para essa taxa ser tão alta são incontáveis, mas o fato é que o consumidor ainda sente muita dificuldade na navegação dentro dos varejos, o que impacta diretamente na sua experiência de compra.
Não adianta somente tomar a iniciativa de expandir seu negócio para o comércio digital sem estar preparado para o que esse ambiente exige, não é mesmo? Botões mal posicionados, informações confusas, excesso de burocracia e outros motivos fazem com que o consumidor perca o foco e vá em busca de outras oportunidades.
Para contornar essa situação, selecionamos para você as melhores técnicas para reduzir o abandono de carrinho. Confira!
Repense a sua política de frete
A nossa primeira técnica para que você consiga reduzir o abandono de carrinho do e-commerce é repensar sobre a sua política de frete. Em primeiro lugar, verifique se você oferece mais do que uma opção de frete para o consumidor, pois o valor total da compra do produto e a entrega deve compensar para que a compra possa ser finalizada.
Em segundo lugar, avalie se você oferece algum tipo de incentivo para os seus consumidores. A partir de um determinado valor, o seu cliente ganha frete grátis, um brinde ou mesmo um desconto para a próxima compra? Que tal incluir mais do que um produto no mesmo valor do frete?
Avalie se o seu preço é competitivo
Você já fez uma avaliação em relação à competitividade da sua loja virtual perante os concorrentes? Muitos deles podem oferecer preços mais atraentes, mas acabam repassando essa diferença em forma de frete para o consumidor.
Outras lojas têm o preço acima do praticado no mercado, mas proporcionam entrega rápida e diferenciada. Faça uma análise em relação ao posicionamento dos seus preços e verifique onde é possível melhorar.
Adote estratégias que envolvam e-mail marketing
Cada vez que um consumidor cadastrado não concluir a compra, programe o disparo de um e-mail marketing que o lembra de que o carrinho pode ser recuperado. É possível também que, caso ele conclua a compra, você ofereça um desconto na próxima aquisição.
Estimule o relacionamento entre os consumidores e o e-commerce disparando e-mails com ofertas, marketing de conteúdo e novidades.
Descomplique o cadastro
É muito frustrante para o consumidor ter que fornecer inúmeros dados que não serão úteis para a compra de algo pela internet. Cadastros longos e cheios de campos para preencher costumam ser mal vistos pelos clientes, pois tomam tempo e geram desconfiança.
Descomplique o cadastro da sua loja solicitando somente as informações extremamente relevantes para a compra. Diminua o número de telas e de cliques para que o consumidor continue tendo foco no que realmente interessa: a conclusão da compra. Uma boa solução é adotar o cadastro via Facebook.
Ofereça a possibilidade de recuperar o carrinho
Em vez de zerar o carrinho quando o consumidor abandoná-lo, programe uma forma de deixar aquela compra disponível por um determinado tempo. Assim, se o consumidor decidir retomar a compra, os itens já estarão lá.
Associe essa técnica com o e-mail marketing para conseguir uma comunicação mais eficaz com o consumidor.
Não disponibilize rotas de fuga
Você já notou como o usuário da internet se comporta? Raramente as pessoas fazem uma coisa de cada vez. É normal manter várias abas abertas no navegador e realizando outras atividades durante uma compra. Para que os clientes não tenham mais uma distração, evite destacar rotas de fuga, ou seja, botões e links que levem o consumidor para fora da página.
Lembre-se de sempre valorizar o botão para conclusão do pagamento.
Valorize as informações e as imagens dos produtos
Se os produtos que você comercializa no seu e-commerce não possuem boas imagens e descrições, é bem provável que o seu consumidor tenha dúvidas sobre a usabilidade e o diferencial do que está comprando.
Para evitar que as dúvidas atrapalhem a finalização da compra, invista em imagens que mostrem todos os detalhes dos produtos, assim como descrições que destaquem os diferenciais de cada item. Hoje em dia, existem profissionais especializados em registrar fotos para lojas virtuais.
Com a certeza de que o produto vai atender às suas necessidades, o comprador parte para a conclusão da compra sem receios ou dúvidas.
Disponibilize uma central para tirar dúvidas
Os canais de atendimento do seu e-commerce devem estar preparados para esclarecer as dúvidas e ajudar o consumidor a concluir suas compras. Informações sobre frete, tempo de entrega, descontos e formas de pagamento devem estar na ponta da língua dos atendentes do seu site.
Caso o consumidor necessite conversar com alguém do seu time de atendimento, o canal para esclarecer as dúvidas deve estar preparado para estimulá-lo a concluir a compra, respondendo, com eficácia, tudo o que for questionado pelo consumidor.
Ofereça mais de uma forma de pagamento
A limitação das formas de pagamento ainda impactam, e muito, no abandono dos carrinhos de compra no varejo on-line. Isso acontece porque o consumidor fica limitado à forma de pagamento que a loja impõe, optando, assim, por buscar outras oportunidades na concorrência. Nem todos usam cartão de crédito, por exemplo, ou possuem contas em determinados bancos.
Para driblar essa situação, aumente a quantidade de formas de pagamento da sua loja on-line. Além dos cartões de crédito, que devem ser de bandeiras diferentes, adote o débito automático, a transferência bancária, o boleto e as carteiras virtuais, como o Paypal.
Organize as informações de forma objetiva e explicativa
Por fim, para que você consiga reduzir as taxas de abandono de carrinho do seu e-commerce, deixe as informações sobre o frete, as formas de pagamento, as taxas extras e afins bem visíveis aos olhos do consumidor.
Como você sabe, o comportamento do consumidor atual mudou muito, e o varejo deve acompanhar essas mudanças, bem como estar cada vez mais perto do atendimento de excelência.