Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
A fidelização de clientes no ambiente digital não é fácil, pois a concorrência é intensa e são muitos os desafios para alcançar o sucesso contínuo. Afinal, a ação de fidelizar uma pessoa a empresa não se resume em apenas garantir as vendas repetidas, mas estabelecer um relacionamento estável e desenvolver defensores da marca.
Segundo o livro “Administração de Marketing”, de Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter os atuais. Dessa forma, se o cliente já comprou em sua loja virtual e conhece a experiência que oferece, agora você precisa traçar e colocar em prática as estratégias de fidelização de clientes no e-commerce.
Quando o cliente tem lealdade à marca, o lojista consegue reduzir o investimento em publicidade, pois os próprios consumidores se tornam promotores e passam a recomendar os produtos para as pessoas mais próximas.
Mas, para conquistar os clientes não adianta ficar esperando eles voltarem para comprar. Para ter sucesso neste relacionamento, é preciso desenvolver ações específicas para realizar a fidelização de clientes no e-commerce.
Confira algumas dicas para fortalecer o laço entre a marca e o cliente.
A experiência de um bom atendimento é um fator decisivo para o cliente voltar a comprar no e-commerce. Como no ambiente virtual, o cliente não volta à loja para fazer a reclamação ou tirar uma dúvida, dessa forma nos e-commerce é importante investir canais onde os clientes conseguem se relacionar com a marca de forma eficiente. Afinal, ninguém gosta de ser ignorado, não ter respostas e não conseguir solucionar um problema durante a compra online. O lojista precisa sempre se colocar no lugar do cliente que ele deseja conquistar.
O lojista precisa cultivar as pessoas para que elas continuem comprando em seu comércio eletrônico. O atendimento pós-venda é tão importante quanto o suporte da primeira etapa da compra. Dessa forma, é importante oferecer suporte e medir a satisfação do cliente com a empresa, e com o feedback que receber, criar melhorias quando for necessário.
Uma das estratégias para a fidelização de clientes no e-commerce é oferecer programas de vantagens que incentivam o consumidor a comprar mais, mas com recompensas em troca. Afinal, quem não gosta de receber uns benefícios exclusivos? Se você planeja oferecer esse tipo de ação aos seus clientes, é importante estudar o público e entender quais as vantagens seriam interessantes para atrair as pessoas. Por fim, analisar o resultado do projeto para saber se foi eficaz o programa.
Quando o lojista oferece promoções personalizadas no e-commerce para os seus clientes, ele se sente especial e cria um relacionamento com a marca. Uma dica para surpreender o consumidor é usar da ferramenta de e-mail marketing para desenvolver conteúdos com ofertas exclusivas para quem tem interesse nos produtos da sua loja virtual. Uma estratégia eficiente para fidelização de clientes no e-commerce é criar cupons de descontos para quem tem costume de chegar ao checkout do site, ou até um frete grátis. Não esqueça de encantar quem chega em seu varejo digital.
Durante a compra online o cliente não consegue tocar, cheirar ou sentir o produto. Para proporcionar uma experiência diferenciada na entrega, o varejista precisa criar embalagens personalizadas, bilhetes escritos à mão, um aroma atrativo na caixa e até brindes são alguns exemplos que podem fazer a diferença para o consumidor retornar a marca para comprar novamente.
Contudo, para realizar a fidelização de clientes no e-commerce é preciso contar soluções tecnológicas para gerenciar todas as campanhas promocionais para engajar esse encantamento do cliente com a marca.
A Linx tem a ferramenta Linx Reshop que é uma plataforma que traz de volta seus clientes e ainda impulsiona sua marca a vender mais. Através dessa solução é possível realizar a gestão completa das ações e ter dados relevantes para incrementar ainda mais as vendas e, consequentemente, o aumento do ticket médio.
Se você já é cliente Linx Commerce, você pode integrar essa solução na sua plataforma de e-commerce. Quer saber como? Entre em contato com nosso time e veja como podemos te ajudar a realizar a fidelização de clientes no e-commerce.