Conheça as estratégias de fidelização de clientes no e-commerce

Conheça as estratégias de fidelização de clientes no e-commerce

A fidelização de clientes no ambiente digital não é fácil, pois a concorrência é intensa e são muitos os desafios para alcançar o sucesso contínuo. Afinal, a ação de fidelizar uma pessoa a empresa não se resume em apenas garantir as vendas repetidas, mas estabelecer um relacionamento estável e desenvolver defensores da marca.  

Segundo o livro “Administração de Marketing”, de Philip Kotler, conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter os atuais. Dessa forma, se o cliente já comprou em sua loja virtual e conhece a experiência que oferece, agora você precisa traçar e colocar em prática as estratégias de fidelização de clientes no e-commerce.  

Quando o cliente tem lealdade à marca, o lojista consegue reduzir o investimento em publicidade, pois os próprios consumidores se tornam promotores e passam a recomendar os produtos para as pessoas mais próximas.  

Mas, para conquistar os clientes não adianta ficar esperando eles voltarem para comprar. Para ter sucesso neste relacionamento, é preciso desenvolver ações específicas para realizar a fidelização de clientes no e-commerce.  

fidelização de clientes no e-commerce

Confira algumas dicas para fortalecer o laço entre a marca e o cliente. 

5 dicas de como fazer a fidelização de clientes no e-commerce 

1. Disponibilize um atendimento eficiente

A experiência de um bom atendimento é um fator decisivo para o cliente voltar a comprar no e-commerce. Como no ambiente virtual, o cliente não volta à loja para fazer a reclamação ou tirar uma dúvida, dessa forma nos e-commerce é importante investir canais onde os clientes conseguem se relacionar com a marca de forma eficiente. Afinal, ninguém gosta de ser ignorado, não ter respostas e não conseguir solucionar um problema durante a compra online. O lojista precisa sempre se colocar no lugar do cliente que ele deseja conquistar. 

2. Dedique-se ao pós-venda

O lojista precisa cultivar as pessoas para que elas continuem comprando em seu comércio eletrônico. O atendimento pós-venda é tão importante quanto o suporte da primeira etapa da compra. Dessa forma, é importante oferecer suporte e medir a satisfação do cliente com a empresa, e com o feedback que receber, criar melhorias quando for necessário.

3. Ofereça programas de vantagens

Uma das estratégias para a fidelização de clientes no e-commerce é oferecer programas de vantagens que incentivam o consumidor a comprar mais, mas com recompensas em troca. Afinal, quem não gosta de receber uns benefícios exclusivos? Se você planeja oferecer esse tipo de ação aos seus clientes, é importante estudar o público e entender quais as vantagens seriam interessantes para atrair as pessoas. Por fim, analisar o resultado do projeto para saber se foi eficaz o programa. 

4. Crie promoções personalizadas

Quando o lojista oferece promoções personalizadas no e-commerce para os seus clientes, ele se sente especial e cria um relacionamento com a marca. Uma dica para surpreender o consumidor é usar da ferramenta de e-mail marketing para desenvolver conteúdos com ofertas exclusivas para quem tem interesse nos produtos da sua loja virtual. Uma estratégia eficiente para fidelização de clientes no e-commerce é criar cupons de descontos para quem tem costume de chegar ao checkout do site, ou até um frete grátis. Não esqueça de encantar quem chega em seu varejo digital. 

5. Invista na entrega

Durante a compra online o cliente não consegue tocar, cheirar ou sentir o produto. Para proporcionar uma experiência diferenciada na entrega, o varejista precisa criar embalagens personalizadas, bilhetes escritos à mão, um aroma atrativo na caixa e até brindes são alguns exemplos que podem fazer a diferença para o consumidor retornar a marca para comprar novamente.  

Contudo, para realizar a fidelização de clientes no e-commerce é preciso contar soluções tecnológicas para gerenciar todas as campanhas promocionais para engajar esse encantamento do cliente com a marca.  

A Linx tem a ferramenta Linx Reshop que é uma plataforma que traz de volta seus clientes e ainda impulsiona sua marca a vender mais. Através dessa solução é possível realizar a gestão completa das ações e ter dados relevantes para incrementar ainda mais as vendas e, consequentemente, o aumento do ticket médio.  

Se você já é cliente Linx Commerce, você pode integrar essa solução na sua plataforma de e-commerce. Quer saber como? Entre em contato com nosso time e veja como podemos te ajudar a realizar a fidelização de clientes no e-commerce.  

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