Conciliação financeira no varejo: veja como a verificação pode salvar o negócio

Conciliação financeira no varejo: veja como a verificação pode salvar o negócio

A gestão financeira de um negócio só funciona se tiver acompanhamento diário dos custos e o conciliador financeiro pode ajudar o comerciante a controlar as contas e sair do vermelho. 

Organizar as contas e ter o controle financeiro de um negócio não é uma tarefa fácil. Nesse contexto, a conciliação financeira no varejo se torna uma etapa de acompanhamento fundamental em relação ao desempenho da empresa, e funciona como um dos meios mais práticos para realizar a conferência entre as vendas e o fluxo de caixa.

A conciliação financeira automatizada ajuda as empresas a organizarem seus processos financeiros, otimizarem o tempo para visualização dos dados e também auxilia os gestores a identificarem oportunidades de negócio. É um processo que mostra com transparência se há alguma falha nas finanças e quais providências devem ser tomadas para que as metas da empresa sejam alcançadas.

O que é e como funciona a conciliação financeira?

A conciliação financeira é uma prática que acompanha a origem de um pagamento até que o dinheiro chegue na conta de um estabelecimento comercial.  Ela funciona como uma verificação das movimentações de um negócio. Apesar de ser um procedimento fácil, é necessário atenção para evitar erros e, se possível, contar com soluções para automatizar todo esse processo. 

Dessa forma, é aconselhável fazer apuração de todas as entradas e saídas da conta bancária diariamente e analisar se apareceu algum dado que não condiz com o que foi efetuado. 

Conciliação financeira no varejo

Por que fazer conciliação financeira no varejo?

Conheça os principais motivos para você realizar a conciliação financeira em seu negócio. 

1. Maior controle sobre as vendas

Se você não faz o controle das vendas, o prejuízo é certo para o negócio, e ainda pode gerar insatisfação dos clientes e dificuldades financeiras. Ao fazer a conciliação financeira é possível identificar onde está o erro e, assim, realizar as devidas correções. 

2. Cumprimento de prazos

A conciliação financeira é importante para auxiliar nos ajustes da gestão do varejista, como contabilizar os dados que entram e saem do caixa. Além disso, com a conciliação você lembra das contas que tem que pagar e, assim, evita pagar juros e multas. O lojista ainda tem a possibilidade de integrar com soluções tecnológicas e fazer a conciliação de forma mais eficaz. 

3. Mais segurança financeira

Se o lojista não realizar a conciliação ele pode gerar perdas financeiras e prejudicar o andamento do negócio.  Quando se realiza esse tipo de verificação é possível identificar os gargalos e, assim, solucioná-los, o que reflete diretamente na saúde financeira do varejo. 

4. Melhoria no acompanhamento

Quando se tem conhecimento sobre as finanças da empresa, é essencial definir as estratégias para aumentar a lucratividade. Dessa maneira, a conciliação financeira é uma  ferramenta  que ajuda o negócio a escalar de forma saudável. Por atualizar os lançamentos diariamente, o varejista consegue identificar o problema e ter mais tempo para corrigir as questões. 

Equals Lite: você conhece essa ferramenta de conciliação?

Agora que você entendeu a importância da conciliação financeira, é preciso  encontrar a ferramenta que vai facilitar a gestão do seu negócio. 

A Linx, junto com o Conciliador Equals Lite, veio para integrar com outros sistemas de vendas oferecidos por ela.  Com essa ferramenta, a venda deve ser realizada pela estrutura comercial Linx (PAY e CORE), sem auxílio de pré-venda Equals. 

Para realizar a conciliação financeira existem alguns pré-requisitos: para acontecer a conciliação de cartões é preciso que o cliente tenha ou contrate o TEF Linx. É uma solução  recomendável para redes com até 50 lojas e precisa estar com os itens fiscais corretos da oferta. 

A Linx Equals Lite tem várias vantagens, como:

  • Experiência completa de PDV;
  • Conciliação de pagamentos em nuvem;
  • Conciliação com mais de 30 adquirentes;
  • Conciliação de D-TEF e SITEF Linx
  • Conciliação do QR Linx e Pix;
  • Integração com Sistema Linx. 

Quer conhecer na prática como funciona? Entre em contato com nosso time e peça uma demonstração do Sistema Linx Equals Lite. Veja como podemos transformar a gestão financeira do seu negócio!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!