
Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
A tecnologia está totalmente integrada à rotina das empresas e clientes, por isso, buscar novos mecanismos para o desenvolvimento de um trabalho cada vez mais alinhado às demandas dos consumidores agrega valor e qualidade ao atendimento em uma farmácia. Neste contexto, as compras por apresentação surgem para agregar inovação e qualidade na reposição de mercadorias.
Mas, afinal, o que é uma compra por apresentação e como ela funciona na prática? Neste artigo, você vai conhecer mais sobre inovação em farmácias por meio das compras por apresentação, também conhecidas como compra por moléculas. Quer saber mais? Acompanhe a leitura e descubra!
A compra por apresentação é uma modalidade de reposição que permite otimizar as compras de uma farmácia. Disponível no sistema Linx Big Farma, ela foi criada com o objetivo de trazer agilidade e dinamismo para as compras, direcionando o processo de aquisição de mercadorias às necessidades específicas de reposição.
O universo de produtos comercializados em uma farmácia é imenso. Muitas vezes, a apresentação/princípio ativo de um produto é a mesma, porém, vários laboratórios oferecem produtos com esse mesmo princípio ativo.
Sabemos que os consumidores têm preferências por determinados produtos e o desafio do profissional de compras está em realizar a aquisição dessas mercadorias de acordo com as demandas de consumo dos clientes.
A modalidade de compra por apresentação permite ao profissional que atua nesse segmento realizar um direcionamento mais adequado das suas necessidades de estoque, identificando os produtos a serem adquiridos considerando apresentação e adotando práticas que favoreçam a realização de compras alinhadas às expectativas dos consumidores.
A compra por apresentação, torna a dinâmica da farmácia mais ágil e precisa, possibilitando ao comprador uma visão mais ampla do processo para tomada de decisões. Ela torna possível a compra de produtos a partir da sua apresentação, direcionando o processo às necessidades do estoque.
Isso contribui para que o preço de venda em farmácias seja mais competitivo e favorece a gestão de estoque de medicamentos. Somado a isso, o uso de um software adequado oferece qualidade ao trabalho desenvolvido.
Com um software adequado, é possível fazer um monitoramento constante; isto é, você saberá exatamente o que há no estoque e se é preciso repor algum produto.
Isso porque, quando você tem um sistema de farmácia, sempre que o medicamento é vendido ele pode ser automaticamente descontado do estoque. Desta forma, você tem acesso a informações qualificadas e que identificam, de forma objetiva, as demandas de compras da sua farmácia.
Entre os benefícios das compras por apresentação, podemos destacar a facilitação no processo de quem realiza as aquisições de medicamentos, a redução de custos com itens desnecessários e o aumento do poder de negociação com o fabricante — o que, consequentemente, traz maior competitividade para a farmácia.
Somado a isso, a compra por apresentação permite ao gestor atender quantidades e nichos específicos e preferências pontuais dos seus clientes.
Invista em tecnologia por meio das compras por apresentação do Link Big Farma. O uso de sistemas de gestão ajudam a ampliar o controle e obter melhores resultados na farmácia. A compra por apresentação é um exemplo de ferramenta que favorece a gestão e, por meio de uma pequena mudança, impacta significativamente a gestão desse setor e dos produtos do estoque.
Você gostou deste artigo sobre compras por apresentação? Então aproveite para conferir o artigo que explica porque investir em um sistema de frente de caixa para sua farmácia.