Além de ser um ótimo canal de interação com os consumidores, as mídias sociais também representam uma forma de obter mais clientes e aumentar o faturamento nas vendas. Segundo dados do relatório Webshoppers, da E-bit, as vendas em e-commerce aumentaram 15,3% em 2015, se comparado ao ano anterior, e o faturamento do setor chegou a R$41,3 bilhões no mesmo período.
Para que a sua empresa consiga vender mais com as redes sociais, porém, é preciso saber utilizar esses canais. Quer algumas sugestões? Confira, no artigo de hoje, dicas valiosas para cada uma das principais redes!
Potencial de vendas das mídias sociais
Você já sabe que o Facebook é uma rede social que permite curtir, comentar e compartilhar conteúdos. No entanto, quando o objetivo é criar uma estratégia de vendas, a empresa deve interagir com os clientes por meio de uma fanpage.
Além de ser um canal para conversar com os clientes, o Facebook também deve ser usado para divulgar informações e novidades relativas à empresa e à sua área de atuação, mas que também sejam relevantes para os clientes. O recomendado é fazer três postagens por dia, o que permite ter presença na rede social e não encher a timeline dos usuários.
Além disso, após estabelecer um canal de comunicação com os consumidores, essa rede social deve ser utilizada para divulgar os produtos e receber feedbacks a respeito deles. Isso pode ser feito por meio da criação de um e-commerce dentro da fanpage, na qual constará uma descrição dos produtos e um botão que redirecionará o usuário para um link externo, no qual ele finalizará a compra .
Essa estratégia é bastante utilizada porque a rede social incentiva o consumidor a comprar. O estímulo para preencher o carrinho de compras parte das opiniões dos amigos sobre os produtos e do total de curtidas recebidas.
O grande diferencial do Instagram é ser uma rede social focada em imagens. Essa deve ser a sua principal estratégia: tire fotos dos seus produtos, mostre diversos ângulos e deixe os usuários interagirem. Aproveite, porque essa rede social é uma verdadeira vitrine virtual para os produtos da marca.
No entanto, não basta divulgar os produtos, também é preciso aliar essa estratégia à criação de histórias e mensagens relacionadas a momentos de prazer que podem ser vivenciados com eles. Ou seja, o objetivo é que a sua marca ofereça não somente um produto, mas uma experiência única.
Uma ideia interessante é usar filtros nas imagens, despertando mais emoção, desejos e sentimentos nos consumidores. Além disso, você deve produzir vídeos curtos, compartilhar fotos de clientes que usam o seu produto e utilizar aplicativos de compras.
Com eles é possível, por exemplo, conectar o PayPal ao perfil da empresa no Instagram. Outra dica importante relacionada a esse canal de comunicação é aproveitar para divulgar ofertas especiais aos seguidores da sua marca, fidelizando-os.
O Pinterest é uma das redes sociais que mais cresce no mundo e tem grande potencial para e-commerce. Com a ideia de que os usuários façam um “pin” nas imagens que gostam, as marcas podem expor seus produtos e chamar a atenção dos usuários.
Assim como o Instagram, o Pinterest foca em imagens, mas não permite vídeos. Por outro lado, a vantagem é a possibilidade de fazer um repin em imagens postadas há algum tempo. Assim, um produto que talvez não tenha chamado a atenção em determinado momento terá uma nova chance de ser vendido. A empresa também pode repostar produtos que fizeram sucesso, aumentando a chance de conquistar novos clientes.
A rede social também oferece uma organização para as páginas de empresas, que podem categorizar as imagens de acordo com os produtos por meio de quadros. Nesses quadros também podem ser compartilhadas imagens que mostram o gosto da marca e aumentam a sensação de proximidade com os consumidores.
Snapchat
Voltado para o compartilhamento de imagens e vídeos, o Snapchat tem uma diferença, que é o tempo de validade do conteúdo. Esse período é determinado pela pessoa que efetuou o compartilhamento e, depois desse prazo, a imagem ou vídeo é automaticamente excluído.
Você sabe como essa rede social pode ser utilizada pela sua marca? O primeiro passo é promover o perfil do Snapchat em outras redes sociais e divulgar conteúdo relevante para os usuários. A segunda dica é fazer promoções, ou seja, estratégias de venda para fornecer descontos ou brindes para clientes que fizerem um print da tela e encaminharem para a marca ou entregarem na loja física.
O Snapchat também é interessante para a divulgação de conteúdos exclusivos, especialmente nos casos em que a marca promove eventos e shows. Isso chama a atenção dos usuários, que passam a seguir o perfil para receber os conteúdos exclusivos. Não se esqueça de apresentar o cotidiano da empresa para tornar o relacionamento com os clientes mais próximo.
O microblog permite inserir mensagens de até 140 caracteres e também postar vídeos e imagens. A grande vantagem do Twitter é poder interagir mais com os consumidores, aproveitando o horário das 17h, que costuma ser o pico de retweets.
Por permitir a troca de mensagens de maneira rápida e fácil, o Twitter deve ser o foco de atendimento das empresas, recebendo elogios e críticas e sanando as dúvidas dos clientes. Nesses contatos, é importante ser natural e usar uma linguagem coloquial, mais próxima do cliente. Assumir um personagem também vem dando certo — alguns cases de sucesso são o Ponto Frio e o Magazine Luiza.
O Twitter também pode conter links de redirecionamento para o produto divulgado, facilitando a compra do usuário. No entanto, é importante ter ações estratégicas para trabalhar com o marketing viral, aumentando o número de seguidores e alcançando um grande número de retweets.
Dicas para vender mais com as mídias sociais
1. Tenha ritmo e periodicidade
Independentemente da rede social que a sua empresa queira atuar, é preciso ter ritmo e periodicidade. Ou seja, poste com frequência, sem incomodar os clientes, mas o suficiente para mostrar que a marca está presente e que a rede social é mais um canal de comunicação.
Por isso, mostre aos clientes que as estratégias estão evoluindo, que você está melhorando as mensagens, aumentando a frequência de postagens e trazendo um conteúdo mais relevante.
2. Faça um planejamento próximo da realidade
Ao começar a atuar nas redes sociais, a empresa deve fazer um planejamento semanal de postagens. No entanto, seja realista: não comece planejando postar 3 vezes por dia.
Inicie com uma postagem diária e determine o assunto que deverá ser trabalhado em cada um dos posts — dicas de uso, indicação de produto ou matérias sobre comportamento, por exemplo. Com o tempo, faça um planejamento mensal e comece a pensar em mais postagens por dia, criando estratégias mais adequadas e relacionadas.
3. Conheça a concorrência
Não adianta conhecer apenas os produtos e serviços vendidos pela sua marca. Também é preciso saber o que a concorrência está realizando, quais são os temas abordados, os tipos de postagens compartilhadas, os comportamentos adotados e a repercussão de tudo isso.
Também busque acompanhar páginas de interesse, que podem dar novas ideias de posts e encontrar soluções para possíveis problemas. Toda inspiração é válida!
4. Defina objetivos e metas e acompanhe os resultados
Antes de qualquer ação, a empresa precisa saber onde quer chegar. Com as redes sociais não é diferente. Você precisa saber o que deseja alcançar e em quanto tempo. Só assim é possível traçar estratégias para chegar lá.
Além disso, é obrigatório acompanhar os resultados, verificando métricas e os relatórios gerados pelas próprias redes sociais para perfis empresariais. Dessa forma é possível ajustar as estratégias para evitar prejuízos à marca.
5. Faça campanhas
Não é preciso investir muito dinheiro para fazer campanhas nas redes sociais e conquistar um público maior. Aproveite e aplique o dinheiro que sobrar para impulsionar posts estratégicos e realizar campanhas. Segmente o público-alvo da campanha, defina as pessoas que você quer que vejam o post e aproveite os resultados positivos!
Pronto! Agora você já sabe o que deve fazer para a sua marca vender mais com as mídias sociais! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!