
Postos de combustíveis
Tecnologia: 7 estratégias para vender mais nos postos de gasolina
A tecnologia emerge como uma aliada poderosa na busca por eficiência operacional e, principalmente, para vender mais nos postos de
Contar com tecnologias para postos de combustíveis é essencial – mesmo que ainda não seja a hora de vender online.
Não há como negar que, nos últimos anos, as vendas online tiveram um crescimento enorme e já respondem por uma parcela relevante do varejo brasileiro. Em 2022, as vendas do e-commerce alcançaram R$ 262,7 bilhões, o equivalente a 12,27% das vendas do varejo restrito brasileiro, calculadas pelo IBGE em R$ 2,14 trilhões. Em diversos setores, porém, continua sendo possível efetuar vendas de sucesso sem utilizar a internet.
Isso acontece porque, embora na média o e-commerce tenha uma penetração de dois dígitos no varejo brasileiro, em alguns setores as vendas continuam sendo presenciais. Um bom exemplo são os postos de combustíveis: embora o delivery tenha sido permitido em alguns casos, ir ao posto abastecer continua sendo parte da cultura do brasileiro – e a participação do e-commerce nas vendas do setor é bastante limitada.
O que não significa, porém, que o digital não tenha importância na estratégia de relacionamento com os consumidores – muito pelo contrário. Utilizar bem os meios digitais é importante para atrair clientes para o posto, apresentar ofertas e promoções e impactar o consumidor, mostrando que a praça existe para mais momentos do que o de encher o tanque.
Quando o foco é efetuar vendas de sucesso, é necessário atentar-se à uma série de tecnologias para postos de combustíveis para realizar bons negócios e lucrar mais. Por isso, fique de olho nestas 4 soluções:
O primeiro ponto é ter um sistema de gestão integrado, que aumente a eficiência operacional e traga mais produtividade aos processos de negócios da empresa. Um bom sistema ERP, especializado nas tarefas do dia a dia dos postos, consegue realizar um bom controle de estoque, ajuda na previsão de demanda (que influencia diretamente as compras de combustíveis e itens de conveniência), traz insights sobre o que os consumidores estão adquirindo a cada visita e permite desenvolver novos serviços.
Com um bom sistema ERP, os postos de combustíveis obtém informações precisas sobre tudo o que está acontecendo no negócio – e com isso consegue fazer muito mais e investir melhor seus recursos. As melhores plataformas do mercado garantem o controle financeiro do negócio, seja ele um posto bandeira branca, embandeirado ou uma grande rede.
O sistema que gerencia as vendas nos postos de combustíveis pode estar integrado ao ERP ou funcionar isoladamente – especialmente no caso de negócios independentes. Oferecendo uma riqueza de informações sobre o que está sendo vendido nas bombas, nos serviços automotivos e na loja de conveniência, ele é capaz de aumentar a inteligência do negócio e gerar melhores oportunidades promocionais e de relacionamento com os clientes.
Nesse sentido, uma importante evolução é o uso de PDVs Móveis, que podem aumentar muito o lucro do seu posto. Entre as vantagens desse tipo de solução estão a redução das filas para pagamento, a criação de novas oportunidades de venda e a melhora da gestão do negócio. Se o seu cliente enxerga valor em poder fechar a compra sem sair do automóvel, investir em um PDV Móvel é uma excelente ideia.
Um dos grandes desafios de qualquer negócio de varejo é garantir a recorrência dos clientes. É importante que o consumidor visite seu estabelecimento – e é ainda mais importante que ele continue voltando. Ter um atendimento de alto nível, com qualidade e conhecimento, é essencial, mas é preciso ir além.
O posto precisa ser visto pelo cliente como um lugar confiável. Oferecer um programa de fidelidade que permita conectar as transações a cada indivíduo é importante para apresentar melhores promoções, gerar comunicações personalizadas e estimular o consumidor a voltar. A lógica é simples: se você sabe que o consumidor enche o tanque do carro a cada 10 dias e trocou o óleo há 6 meses, está na hora de enviar uma mensagem lembrando da nova troca do fluido – e que tal uma promoção para estimular a visita em um dia de menor movimento no posto?
Programas de fidelidade permitem que o posto tenha mais informações para realizar boas ações comerciais e promoções relevantes para os clientes. Por isso, coloque esse tema em sua estratégia.
Quando falamos em autoatendimento, o primeiro impulso é pensar na venda de combustíveis – e na dificuldade de implementar no Brasil um modelo que tem muito sucesso no exterior. Mas enquanto as questões legislativas não liberam o uso do autosserviço nas bombas de combustível, é possível adotar o conceito na loja de conveniência.
Especialmente naqueles momentos de mais movimento, em que se formam filas no caixa, contar com um terminal de autoatendimento agiliza o pagamento e traz mais praticidade para quem está ali só para comprar um sorvete, uma água ou um chocolate. Esse cliente certamente desistiria se visse uma fila grande no caixa, mas com o autosserviço, fecha negócio. As vendas do posto agradecem.
Não importa qual seja o tamanho do seu posto, se ele faz parte de uma rede, se é uma única unidade, bandeira branca ou embandeirado, o uso de tecnologia para postos de combustíveis aumenta a eficiência e a produtividade do negócio. A Linx é líder em soluções de tecnologias para postos de combustíveis no Brasil, oferecendo três grandes plataformas de gestão para as empresas do setor:
Conte com a Linx para fazer essa modernidade tecnológica acontecer no seu posto!