Como utilizar tecnologias para postos de combustíveis para efetuar vendas de sucesso
Postos de combustíveis

Como utilizar tecnologias para postos de combustíveis para efetuar vendas de sucesso

Contar com tecnologias para postos de combustíveis é essencial – mesmo que ainda não seja a hora de vender online.

Não há como negar que, nos últimos anos, as vendas online tiveram um crescimento enorme e já respondem por uma parcela relevante do varejo brasileiro. Em 2022, as vendas do e-commerce alcançaram R$ 262,7 bilhões, o equivalente a 12,27% das vendas do varejo restrito brasileiro, calculadas pelo IBGE em R$ 2,14 trilhões. Em diversos setores, porém, continua sendo possível efetuar vendas de sucesso sem utilizar a internet. 

Isso acontece porque, embora na média o e-commerce tenha uma penetração de dois dígitos no varejo brasileiro, em alguns setores as vendas continuam sendo presenciais. Um bom exemplo são os postos de combustíveis: embora o delivery tenha sido permitido em alguns casos, ir ao posto abastecer continua sendo parte da cultura do brasileiro – e a participação do e-commerce nas vendas do setor é bastante limitada. 

O que não significa, porém, que o digital não tenha importância na estratégia de relacionamento com os consumidores – muito pelo contrário. Utilizar bem os meios digitais é importante para atrair clientes para o posto, apresentar ofertas e promoções e impactar o consumidor, mostrando que a praça existe para mais momentos do que o de encher o tanque. 

tecnologias para postos de combustíveis

Quando o foco é efetuar vendas de sucesso, é necessário atentar-se à uma série de tecnologias para postos de combustíveis para realizar bons negócios e lucrar mais. Por isso, fique de olho nestas 4 soluções: 

1. ERP – sistema de gestão 

O primeiro ponto é ter um sistema de gestão integrado, que aumente a eficiência operacional e traga mais produtividade aos processos de negócios da empresa. Um bom sistema ERP, especializado nas tarefas do dia a dia dos postos, consegue realizar um bom controle de estoque, ajuda na previsão de demanda (que influencia diretamente as compras de combustíveis e itens de conveniência), traz insights sobre o que os consumidores estão adquirindo a cada visita e permite desenvolver novos serviços. 

Com um bom sistema ERP, os postos de combustíveis obtém informações precisas sobre tudo o que está acontecendo no negócio – e com isso consegue fazer muito mais e investir melhor seus recursos. As melhores plataformas do mercado garantem o controle financeiro do negócio, seja ele um posto bandeira branca, embandeirado ou uma grande rede. 

2. Sistema PDV 

O sistema que gerencia as vendas nos postos de combustíveis pode estar integrado ao ERP ou funcionar isoladamente – especialmente no caso de negócios independentes. Oferecendo uma riqueza de informações sobre o que está sendo vendido nas bombas, nos serviços automotivos e na loja de conveniência, ele é capaz de aumentar a inteligência do negócio e gerar melhores oportunidades promocionais e de relacionamento com os clientes. 

Nesse sentido, uma importante evolução é o uso de PDVs Móveis, que podem aumentar muito o lucro do seu posto. Entre as vantagens desse tipo de solução estão a redução das filas para pagamento, a criação de novas oportunidades de venda e a melhora da gestão do negócio. Se o seu cliente enxerga valor em poder fechar a compra sem sair do automóvel, investir em um PDV Móvel é uma excelente ideia. 

3. Programas de fidelidade 

Um dos grandes desafios de qualquer negócio de varejo é garantir a recorrência dos clientes. É importante que o consumidor visite seu estabelecimento – e é ainda mais importante que ele continue voltando. Ter um atendimento de alto nível, com qualidade e conhecimento, é essencial, mas é preciso ir além. 

O posto precisa ser visto pelo cliente como um lugar confiável. Oferecer um programa de fidelidade que permita conectar as transações a cada indivíduo é importante para apresentar melhores promoções, gerar comunicações personalizadas e estimular o consumidor a voltar. A lógica é simples: se você sabe que o consumidor enche o tanque do carro a cada 10 dias e trocou o óleo há 6 meses, está na hora de enviar uma mensagem lembrando da nova troca do fluido – e que tal uma promoção para estimular a visita em um dia de menor movimento no posto? 

Programas de fidelidade permitem que o posto tenha mais informações para realizar boas ações comerciais e promoções relevantes para os clientes. Por isso, coloque esse tema em sua estratégia. 

4.  Autoatendimento 

Quando falamos em autoatendimento, o primeiro impulso é pensar na venda de combustíveis – e na dificuldade de implementar no Brasil um modelo que tem muito sucesso no exterior. Mas enquanto as questões legislativas não liberam o uso do autosserviço nas bombas de combustível, é possível adotar o conceito na loja de conveniência. 

Especialmente naqueles momentos de mais movimento, em que se formam filas no caixa, contar com um terminal de autoatendimento agiliza o pagamento e traz mais praticidade para quem está ali só para comprar um sorvete, uma água ou um chocolate. Esse cliente certamente desistiria se visse uma fila grande no caixa, mas com o autosserviço, fecha negócio. As vendas do posto agradecem. 

Tecnologias para postos de combustíveis de todos os tamanhos 

Não importa qual seja o tamanho do seu posto, se ele faz parte de uma rede, se é uma única unidade, bandeira branca ou embandeirado, o uso de tecnologia para postos de combustíveis aumenta a eficiência e a produtividade do negócio. A Linx é líder em soluções de tecnologias para postos de combustíveis no Brasil, oferecendo três grandes plataformas de gestão para as empresas do setor: 

  • Autosystem: sistema projetado para atender, de forma completa e centralizada, postos de combustíveis e redes com alto volume de transações;
  • Emsys: um ERP completo que se adapta ao tamanho e às necessidades do seu negócio. É ideal para gerenciar uma grande rede de negócios;
  • Seller: é uma solução completa para as lojas de conveniência e pista de abastecimento do posto. Moderna, atende bem os clientes e é simples para facilitar a gestão do dia a dia. É homologada e recomendada pela Vibra (BR Distribuidora).
  • AutoSystem Go: é um software de gestão simples de usar e completo para atender às necessidades do pequeno revendedor de postos de combustível. Com o melhor custo-benefício do mercado, oferece um ponto de venda intuitivo, gestão centralizada e atendimento exclusivo. Além disso, fornece informações sobre o estoque de combustível com apenas alguns cliques.   

Conte com a Linx para fazer essa modernidade tecnológica acontecer no seu posto! 

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