Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Soluções integradas, rodando na nuvem, permitem entender melhor os clientes, oferecer venda consultiva e aumentar a eficiência das equipes.
Durante a pandemia, o setor ótico se deparou com um grande desafio. Embora tenha sido considerado varejo essencial, foi impactado pela diminuição do fluxo de clientes e precisou se reinventar: em vez de esperar os clientes, passou a ser cada vez mais importante ter um relacionamento ativo com os consumidores.
Essa é uma mudança que todo o varejo vem enfrentando. Os dias da loja que abre e fica à disposição dos clientes ficaram para trás. Hoje, é preciso buscar o consumidor nos meios digitais, estabelecendo e nutrindo um relacionamento online até que o cliente se disponha a ir à loja física ou a comprar online.
Existem diversos caminhos para influenciar o comportamento dos clientes, e a maioria deles passa por novas maneiras de usar as lojas físicas. Como disse Kate Ancketill na edição 2021 da NRF Big Show: “o varejo físico vai se tornar um sistema de suporte ao varejo digital. É hora do varejo ótico digitalizar suas lojas para continuar a ser relevante.
A digitalização não é um processo que acontece da noite para o dia, nem um caminho que é igual para todo mundo. Cada empresa tem seu próprio roadmap, de acordo com sua cultura, seu modelo de negócios e a maturidade digital dos colaboradores e dos consumidores. Mesmo assim, a transformação do PDV no setor ótico depende de XX etapas importantes:
Redes ou lojas independentes, franquias ou operações próprias, o varejo ótico que quer avançar em sua transformação digital precisa contar com flexibilidade para cadastrar produtos, lançar as informações de venda, detalhar as informações das receitas e determinar com clareza a previsão de entrega dos óculos. Para isso, precisa atuar integrado com o laboratório e ter visibilidade em tempo real de cada pedido.
O consumidor deseja estar no controle e saber se o seu pedido será entregue no prazo, ou se houve algum problema. Não é à toa que a possibilidade de rastreamento dos pedidos é um fator importante para reduzir barreiras às compras online. E isso só é possível acontecer caso haja integração de dados em toda a cadeia de suprimentos.
É cada vez mais comum que o processo de compra comece muito antes da ida a uma loja física. Para o setor ótico, isso pode significar novas oportunidades. Um exemplo é o uso de recursos da Realidade Aumentada (RA), que, unindo o mundo real ao virtual, permitem que o consumidor, pelo próprio celular, experimente modelos de óculos e faça a reserva do item desejado.
Levar uma parte da experiência da loja para o celular do cliente é apenas parte do que é possível fazer. A transformação do setor ótico também passa pela incorporação de tecnologia no ponto de venda, em cinco eixos principais:
A tecnologia usada na frente de loja é muito importante para oferecer experiências interessantes para os clientes e atraí-los para o PDV. Mas esse tipo de recurso entrega pouco resultado se não houver um trabalho ainda mais importante nos bastidores. A automatização completa de suas operações de PDV permite controlar os processos da frente de loja, integrar ao estoque e às finanças e viabilizar estratégias de aumento sustentável das vendas, como campanhas de fidelização, recompra e oferta de serviços.
A solução Linx Microvix possui recursos que atendem todas as rotinas das lojas do setor ótico, apoiando os gestores e equipes de venda para que eles possam se concentrar em atender bem o cliente. Centralizando todos os processos de relacionamento em um ambiente que roda na nuvem, o sistema reduz os custos operacionais e permite visualizar tudo o que acontece na loja. É controle total do negócio e satisfação do cliente!
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