Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Como usar tecnologia para transformar sua ótica?

Como usar tecnologia para transformar sua ótica?

Soluções integradas, rodando na nuvem, permitem entender melhor os clientes, oferecer venda consultiva e aumentar a eficiência das equipes.

Durante a pandemia, o setor ótico se deparou com um grande desafio. Embora tenha sido considerado varejo essencial, foi impactado pela diminuição do fluxo de clientes e precisou se reinventar: em vez de esperar os clientes, passou a ser cada vez mais importante ter um relacionamento ativo com os consumidores.

Essa é uma mudança que todo o varejo vem enfrentando. Os dias da loja que abre e fica à disposição dos clientes ficaram para trás. Hoje, é preciso buscar o consumidor nos meios digitais, estabelecendo e nutrindo um relacionamento online até que o cliente se disponha a ir à loja física ou a comprar online.

Existem diversos caminhos para influenciar o comportamento dos clientes, e a maioria deles passa por novas maneiras de usar as lojas físicas. Como disse Kate Ancketill na edição 2021 da NRF Big Show: “o varejo físico vai se tornar um sistema de suporte ao varejo digital. É hora do varejo ótico digitalizar suas lojas para continuar a ser relevante.

A digitalização não é um processo que acontece da noite para o dia, nem um caminho que é igual para todo mundo. Cada empresa tem seu próprio roadmap, de acordo com sua cultura, seu modelo de negócios e a maturidade digital dos colaboradores e dos consumidores. Mesmo assim, a transformação do PDV no setor ótico depende de XX etapas importantes:

1) Integração dos dados

Redes ou lojas independentes, franquias ou operações próprias, o varejo ótico que quer avançar em sua transformação digital precisa contar com flexibilidade para cadastrar produtos, lançar as informações de venda, detalhar as informações das receitas e determinar com clareza a previsão de entrega dos óculos. Para isso, precisa atuar integrado com o laboratório e ter visibilidade em tempo real de cada pedido.

O consumidor deseja estar no controle e saber se o seu pedido será entregue no prazo, ou se houve algum problema. Não é à toa que a possibilidade de rastreamento dos pedidos é um fator importante para reduzir barreiras às compras online. E isso só é possível acontecer caso haja integração de dados em toda a cadeia de suprimentos.

2) A compra começa no digital

É cada vez mais comum que o processo de compra comece muito antes da ida a uma loja física. Para o setor ótico, isso pode significar novas oportunidades. Um exemplo é o uso de recursos da Realidade Aumentada (RA), que, unindo o mundo real ao virtual, permitem que o consumidor, pelo próprio celular, experimente modelos de óculos e faça a reserva do item desejado.

Banner CTA_Conheça as principais novidades apresentadas na NRF 2021

3) Crie experiências digitais na loja física

Levar uma parte da experiência da loja para o celular do cliente é apenas parte do que é possível fazer. A transformação do setor ótico também passa pela incorporação de tecnologia no ponto de venda, em cinco eixos principais:

  • Mais conveniência: a digitalização faz com que o processo de compra aconteça de forma mais fluida, sem atritos que atrapalham a experiência de consumo. O uso de reconhecimento facial em uma ótica permite, por exemplo, que o vendedor faça sugestões de modelos de óculos que combinem com o tipo de rosto do cliente. Combinando esse sistema a um app ou tablet, o vendedor pode acessar modelos ou variações) que não estejam em exposição na loja, aumentando a possibilidade de conversão.
  • Mais controle: empoderar os clientes pode gerar estranhamento para o lojista, mas é a melhor forma de gerar relacionamentos mais sólidos com os consumidores. Em suas decisões digitais de compra e até mesmo em detalhes como a personalização do menu dos seus smartphones, os clientes têm se acostumado a fazer tudo da maneira como eles querem, quando querem. Em uma ótica, isso pode ser feito por meio de quiosques ou tablets que facilitem a comparação de produtos e a tomada de decisão.
  • Construa comunidades: quando o cliente vai às compras, ele não quer simplesmente adquirir um produto. Quando ele compra seus óculos novos, ele vê uma oportunidade de se definir como pessoa. Quando a loja vai além do produto e se torna um espaço para criação de comunidades, ela pode criar eventos (mesmo que online) para conectar pessoas com interesses semelhantes. É algo que vai muito além da venda de um produto.
  • Transforme a loja em um teatro: hoje o consumidor tem uma capacidade imensa de escolha, e seu raciocínio é simples. Se é para ir a uma loja chata, sem graça, e perder tempo, posso resolver isso online. Para combater isso, a loja física precisa atrair o cliente e oferecer algo que ele não teria ao olhar para uma tela. Do visual ao som, passando por um atendimento personalizado, as opções são infinitas.
  • Muito além do preço: recursos digitais são ótimos para entregar mais valor para os clientes e ir além do preço. Desde espaços instagramáveis na loja até ações de relacionamento nas mídias sociais, passando por programas de fidelidade baseados em experiências, a tecnologia pode agregar ao negócio de inúmeras maneiras.

4) O poder invisível

A tecnologia usada na frente de loja é muito importante para oferecer experiências interessantes para os clientes e atraí-los para o PDV. Mas esse tipo de recurso entrega pouco resultado se não houver um trabalho ainda mais importante nos bastidores. A automatização completa de suas operações de PDV permite controlar os processos da frente de loja, integrar ao estoque e às finanças e viabilizar estratégias de aumento sustentável das vendas, como campanhas de fidelização, recompra e oferta de serviços.

A solução Linx Microvix possui recursos que atendem todas as rotinas das lojas do setor ótico, apoiando os gestores e equipes de venda para que eles possam se concentrar em atender bem o cliente. Centralizando todos os processos de relacionamento em um ambiente que roda na nuvem, o sistema reduz os custos operacionais e permite visualizar tudo o que acontece na loja. É controle total do negócio e satisfação do cliente!

Fale com nosso time de vendas e transforme sua loja!

Ir para

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas