Como usar tecnologia para transformar sua ótica?

Como usar tecnologia para transformar sua ótica?

Soluções integradas, rodando na nuvem, permitem entender melhor os clientes, oferecer venda consultiva e aumentar a eficiência das equipes.

Durante a pandemia, o setor ótico se deparou com um grande desafio. Embora tenha sido considerado varejo essencial, foi impactado pela diminuição do fluxo de clientes e precisou se reinventar: em vez de esperar os clientes, passou a ser cada vez mais importante ter um relacionamento ativo com os consumidores.

Essa é uma mudança que todo o varejo vem enfrentando. Os dias da loja que abre e fica à disposição dos clientes ficaram para trás. Hoje, é preciso buscar o consumidor nos meios digitais, estabelecendo e nutrindo um relacionamento online até que o cliente se disponha a ir à loja física ou a comprar online.

Existem diversos caminhos para influenciar o comportamento dos clientes, e a maioria deles passa por novas maneiras de usar as lojas físicas. Como disse Kate Ancketill na edição 2021 da NRF Big Show: “o varejo físico vai se tornar um sistema de suporte ao varejo digital. É hora do varejo ótico digitalizar suas lojas para continuar a ser relevante.

A digitalização não é um processo que acontece da noite para o dia, nem um caminho que é igual para todo mundo. Cada empresa tem seu próprio roadmap, de acordo com sua cultura, seu modelo de negócios e a maturidade digital dos colaboradores e dos consumidores. Mesmo assim, a transformação do PDV no setor ótico depende de XX etapas importantes:

1) Integração dos dados

Redes ou lojas independentes, franquias ou operações próprias, o varejo ótico que quer avançar em sua transformação digital precisa contar com flexibilidade para cadastrar produtos, lançar as informações de venda, detalhar as informações das receitas e determinar com clareza a previsão de entrega dos óculos. Para isso, precisa atuar integrado com o laboratório e ter visibilidade em tempo real de cada pedido.

O consumidor deseja estar no controle e saber se o seu pedido será entregue no prazo, ou se houve algum problema. Não é à toa que a possibilidade de rastreamento dos pedidos é um fator importante para reduzir barreiras às compras online. E isso só é possível acontecer caso haja integração de dados em toda a cadeia de suprimentos.

2) A compra começa no digital

É cada vez mais comum que o processo de compra comece muito antes da ida a uma loja física. Para o setor ótico, isso pode significar novas oportunidades. Um exemplo é o uso de recursos da Realidade Aumentada (RA), que, unindo o mundo real ao virtual, permitem que o consumidor, pelo próprio celular, experimente modelos de óculos e faça a reserva do item desejado.

Banner CTA_Guia de digitalização da ótica

3) Crie experiências digitais na loja física

Levar uma parte da experiência da loja para o celular do cliente é apenas parte do que é possível fazer. A transformação do setor ótico também passa pela incorporação de tecnologia no ponto de venda, em cinco eixos principais:

  • Mais conveniência: a digitalização faz com que o processo de compra aconteça de forma mais fluida, sem atritos que atrapalham a experiência de consumo. O uso de reconhecimento facial em uma ótica permite, por exemplo, que o vendedor faça sugestões de modelos de óculos que combinem com o tipo de rosto do cliente. Combinando esse sistema a um app ou tablet, o vendedor pode acessar modelos ou variações) que não estejam em exposição na loja, aumentando a possibilidade de conversão.
  • Mais controle: empoderar os clientes pode gerar estranhamento para o lojista, mas é a melhor forma de gerar relacionamentos mais sólidos com os consumidores. Em suas decisões digitais de compra e até mesmo em detalhes como a personalização do menu dos seus smartphones, os clientes têm se acostumado a fazer tudo da maneira como eles querem, quando querem. Em uma ótica, isso pode ser feito por meio de quiosques ou tablets que facilitem a comparação de produtos e a tomada de decisão.
  • Construa comunidades: quando o cliente vai às compras, ele não quer simplesmente adquirir um produto. Quando ele compra seus óculos novos, ele vê uma oportunidade de se definir como pessoa. Quando a loja vai além do produto e se torna um espaço para criação de comunidades, ela pode criar eventos (mesmo que online) para conectar pessoas com interesses semelhantes. É algo que vai muito além da venda de um produto.
  • Transforme a loja em um teatro: hoje o consumidor tem uma capacidade imensa de escolha, e seu raciocínio é simples. Se é para ir a uma loja chata, sem graça, e perder tempo, posso resolver isso online. Para combater isso, a loja física precisa atrair o cliente e oferecer algo que ele não teria ao olhar para uma tela. Do visual ao som, passando por um atendimento personalizado, as opções são infinitas.
  • Muito além do preço: recursos digitais são ótimos para entregar mais valor para os clientes e ir além do preço. Desde espaços instagramáveis na loja até ações de relacionamento nas mídias sociais, passando por programas de fidelidade baseados em experiências, a tecnologia pode agregar ao negócio de inúmeras maneiras.

4) O poder invisível

A tecnologia usada na frente de loja é muito importante para oferecer experiências interessantes para os clientes e atraí-los para o PDV. Mas esse tipo de recurso entrega pouco resultado se não houver um trabalho ainda mais importante nos bastidores. A automatização completa de suas operações de PDV permite controlar os processos da frente de loja, integrar ao estoque e às finanças e viabilizar estratégias de aumento sustentável das vendas, como campanhas de fidelização, recompra e oferta de serviços.

A solução Linx Microvix possui recursos que atendem todas as rotinas das lojas do setor ótico, apoiando os gestores e equipes de venda para que eles possam se concentrar em atender bem o cliente. Centralizando todos os processos de relacionamento em um ambiente que roda na nuvem, o sistema reduz os custos operacionais e permite visualizar tudo o que acontece na loja. É controle total do negócio e satisfação do cliente!

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