Como usar os insights pós-Dia do Consumidor para alavancar as vendas

Como usar os insights pós-Dia do Consumidor para alavancar as vendas

Compreender o comportamento do consumidor a fundo é um apoio para que você trabalhe em estratégias capazes de alavancar ainda mais as suas vendas

Para entender o comportamento dos consumidores a fundo, a Linx Impulse – unidade de negócios voltada para o impulsionamento de e-commerces que faz parte da Linx, líder nacional em soluções de tecnologia para varejo – aproveitou o Dia do Consumidor, data que está se consolidando no calendário do comércio nacional, para realizar uma pesquisa em que se analisou dados como: os itens mais pesquisados e comprados, o impacto das promoções da data no faturamento do varejo, ações de ativação, enfim, tudo que possa gerar insights para que você trabalhe em estratégias capazes de alavancar ainda mais as suas vendas daqui em diante.

Neste contexto, a pesquisa mostrou que, em 2019, o número de visitas nos e-commerces brasileiros aumentou 19,3% na semana do consumidor em relação à média das visitas nas semanas anteriores. Isso representa um crescimento de 50% no tráfego gerado pelo evento em relação ao mesmo período de 2018. Além disso, na semana do consumidor de 2019, o número de pedidos também aumentou 18% em relação às semanas anteriores, o que representou uma participação de 28% na receita do mês dos clientes Linx Impulse, um incremento de 20% no faturamento.
Neste contexto, as promoções da data impactaram bastante nas vendas: 87,3% dos produtos comprados na categoria de Bebê e Infantil estavam em oferta, e os preços reduzidos influenciaram mais da metade das compras da categoria de Moda e Acessórios.

Em 2018, o pico de visitas às lojas virtuais dentro do grupo analisado ocorreu na quinta-feira, 15 de março, ou seja, no próprio Dia do Consumidor. Neste ano, no entanto, o evento foi oficialmente comemorado no dia 13 de março, mas o pico de visitas ocorreu na terça-feira, dia 12 de março. Isso porque a semana do consumidor tem mostrado mais força de venda se comparado com a comemoração em um único dia.

Produtos mais comprados

  • Categoria Bebê e Infantil: berço, cômoda e guarda-roupas
  • Categoria Beleza e Saúde: desodorante e perfume
  • Categoria Eletrodomésticos, Eletrônicos e Acessórios: geladeira, fogão e máquina de lavar roupas
  • Categoria Moda e Acessórios: calça, blusa e camiseta
  • Categoria Construção e Ferramentas: porcelanato
  • Categoria Alimentos e Produtos de Supermercado: cerveja e vinho
  • Categoria Casa e Decoração: guarda-roupas e produtos para cozinha
  • Categoria Automóveis e Peças: farol
  • Categoria Educação: pós-graduação em Direito
  • Categoria Pet Shop: ração

A pesquisa

A Linx Impulse – que atende 9 dos 10 maiores e-commerces do País e já impactou 95% dos consumidores brasileiros – avaliou os hábitos dos consumidores na edição de 2019 do Dia do Consumidor.
A pesquisa foi realizada com base nas operações realizadas por meio das soluções: Onsite, Search e E-mail Recommendations. O período analisado contemplou as quatros semanas relacionadas à data (a semana do Dia do Consumidor e as três semanas anteriores).

Impacto das soluções Linx Impulse

84% dos clientes de Search, 72,4% dos clientes de E-mail Recommendations e 69% dos clientes de Onsite tiveram um incremento significativo na receita a partir do uso das soluções de impulsionamento durante a semana do evento.
Além disso, para 41,4% dos clientes de E-mail Recommendations, 30,7% dos clientes de Onsite e 23,4% dos clientes de Search, as soluções impulsionaram o desempenho das lojas, com um aumento significativo da participação dos nossos produtos nas vendas durante a semana da data.
Isso mostra que as soluções da Linx Impulse participam ativamente da experiência de compra dos consumidores, permitindo que o usuário interaja mais com a marca, pesquise mais, fique mais aberto a sugestões.

Dia Mundial do Consumidor

O Dia Mundial do Consumidor foi oficializado em 1985, em uma Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), 23 anos após o famoso discurso do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, que inspirou a sua criação. Desde então, as empresas vêm aprendendo que o foco de um bom atendimento e, logo, do sucesso do seu faturamento não deve estar no consumo em si, mas sim nos direitos dos consumidores, incluindo segurança, informação, escolha e ser ouvido.
No Brasil, como falamos, a data vem ganhando cada vez mais espaço no calendário do varejo. E para que você consiga se diferenciar da concorrência, é preciso conhecer a fundo o comportamento dos consumidores.

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