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Como usar a tecnologia para controle e organização das vendas

Como usar a tecnologia para controle e organização das vendas

As soluções digitais permitem aos pequenos varejistas automatizar tarefas e, assim, ganhar tempo e eficiência na gestão do negócio

É regra número um para qualquer varejista que deseja alcançar diferenciais competitivos é ter uma operação de vendas muito eficiente e organizada. Por isso, hoje, já não existe mais espaço para grandes demoras no registro e processamento de informações. Cada vez mais as empresas apostam em tecnologia e automação com a intenção de ter mais agilidade em processos, buscando tornar atividades como o controle de vendas muito mais lucrativas para a empresa.

Para isso, trouxemos algumas soluções ideais para melhorar as operações de vendas do seu negócio e, depois, como controlar e organizar essa atividade com tecnologia:

Escolha a melhor tecnologia para o seu negócio

Quando você usa soluções tecnológicas e sistemas automatizados pode deixar imediatamente de lado o gerenciamento de relatórios manuais, anotações e planilhas. No entanto, é importante lembrar que fazer essa escolha pode ser crucial para o sucesso do seu negócio.

Os varejistas de pequeno e médio porte podem optar por uma solução menos robusta, composta por funcionalidades que vão atender às suas demandas sem comprometer o caixa da empresa para isso. Agora, para as grandes organizações, o melhor negócio é contratar uma ferramenta mais completa, com recursos complexos de gestão, para que seja possível operar com a agilidade que o mercado exige.

Confira, a seguir, alguns exemplos que você vai encontrar no mercado e que devem atender as necessidades de vendas da sua marca em todos os estágios (mais simples, medianos ou complexos):

  • ERP: o Enterprise Resource Planning (ERP) é o mais conhecido deles. Serve para melhorar o gerenciamento das informações geradas no ponto de venda, ou seja, é um sistema de gestão integrada que armazena em um só lugar os dados da empresa tanto operacionais quanto administrativas, permitindo o acesso rápido informações do setor financeiro, do estoque, de vendas, etc. Com ele, é possível tornar a gestão do negócio muito mais simples e eficiente.

 

  • CRM: o Customer Relationship Management (CRM) é outra solução muito eficiente, pois ajuda o varejista a conhecer melhor a jornada de compra do consumidor. Com as informações obtidas por meio do CRM, é possível entender quando, como, onde e porque os consumidores estão interagindo e comprando da sua marca e, com isso, você pode ser muito mais eficiente nas estratégias de venda. É com ele, por exemplo, que você pode oferecer ofertas personalizadas.

 

E o uso de aplicativos é a solução prática que engloba esses sistemas e torna a vida do varejista muito mais simples, facilitando o controle das operações. Eles levam você a abandonar o caderninho de anotações e as planilhas do Excel e reúnem as informações de estoque, de cadastro de produtos e preços, assim como de controle de caixa e das vendas, etc. Ou seja, são a ferramenta certa para aqueles que desejam mais praticidade, principalmente para a gestão e o atendimento feito na loja física.

 

Ganhe tempo para ações estratégicas

Depois de conhecer algumas soluções, é importante saber que com o uso de tecnologia você ganha tempo. Tarefas como levantamento do fluxo de caixa, registro de dados e controle do estoque para descobrir o desempenho de vendas de cada mês são feitas de forma automática. Em um clique você tem todas as informações estratégicas ao seu alcance.

Por meio de dashboards é possível verificar dados de diferentes setores e cruzar essas informações rapidamente. Assim, o planejamento de vendas para períodos de grandes vendas (datas sazonais como o Natal ou o Dia das Mães, por exemplo) podem ser feitos com mais antecedência e eficiência. Além disso, verificar as transações feitas pela empresa, procurando entender melhor o perfil de compra para criar promoções personalizadas se torna uma tarefa muito simples.

Minimize riscos e erros

A tecnologia também minimiza o erro de registro de informações. Bons sistemas de gestão de vendas tem processos estabelecidos para evitar, por exemplo, a inclusão de dados errados. Se você tiver todos os dados (corretos) à disposição da equipe de vendas, a chance de erros no contato com os clientes e prospects é menor. Assim, você ganha agilidade e consistência nas ações.

Além disso, com suporte tecnológico não é preciso desperdiçar tempo da equipe com questões muito operacionais. Atividades de atualização de informações referentes ao volume de vendas diário, mensal ou até mesmo anual, por exemplo, são automatizadas. Esses dados estão sempre disponíveis para acesso e o seu time de vendas passa a trabalhar focado nas análises estratégicas, podendo gerar insights valiosos para a empresa e até gerar mais oportunidades de negócio.

Reduza custos

A tecnologia também é protagonista no momento de reduzir custos com atividades operacionais. Ao automatizar processos relacionados ao registro e controle de vendas, por exemplo, é possível que a organização não precise mais investir em mão de obra para a manutenção informações e possa usá-la de forma estratégica dentro da empresa.

Ou seja, é possível economizar custos de infraestrutura operacional e melhorar o uso dos seus investimentos ao apostar em tecnologias eficientes.

Aumente a margem de lucro

E, por fim, quando se usa tecnologia para melhorar as operações de venda, o trabalho de aumentar a margem de lucro do negócio e manter as contas do caixa positivas passa a ser simplificado. Isso porque quanto maior for a eficiência, o controle e a organização das vendas e de tudo aquilo que envolve o setor, menor deve ser o desperdício de estoque e melhor o controle de compras, levando a conquista de uma maior margem de lucro para o seu negócio.

A tecnologia também pode ser usada para auxiliar no cruzamento de dados importantes, relacionados à estratégia de precificação da empresa. Nesse caso, é possível reconhecer quando você está escolhendo o preço errado para os seus produtos ao verificar as ofertas da concorrência, fazer uma análise precisa de dados, percebendo que é melhor deixar de lado um modelo de posicionamento de menor preço realizado sem informação sobre os valores praticados pelos concorrentes.

Ou seja, as tecnologias acabam facilitando o gerenciamento de todas as informações geradas pela empresa, somando dados de diferentes áreas, e isso faz com que a organização como um todo funcione de forma mais ágil. Processos antes morosos como fazer o controle de vendas se tornam mais simples, ao ponto de gerar melhorias no atendimento ao consumidor.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando o blog e saiba como a tecnologia pode ajudar a melhorar a sua rotina de vendas.

 

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