Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
A tecnologia pode ser grande aliada em seu restaurante, saiba como!
A tecnologia tem revolucionado a operação de bares e restaurantes há bastante tempo, trazendo maior eficiência, qualidade e agilidade ao serviço prestado. Porém, desde 2020, ano em que a pandemia estourou, esse processo se intensificou e não há demonstrações de que irá desacelerar num futuro próximo. Com isso, as operações não tiveram outra saída que não fosse recorrer à transformação digital. É um caminho sem volta e ao qual quem tem trilhado-o bem, tem colhido bons frutos.
De acordo com o Jornal Contábil, 93% das PMEs brasileiras aceleraram suas estratégias de transformação digital durante a pandemia de Covid-19, situação global que exigiu maior conectividade, necessidade de interação remota com clientes e entendimento de seus padrões de consumo.
O fato importante, mais uma vez, é que boa parte dessas mudanças vieram para ficar. O mercado evoluiu muito mais rápido do que se imaginava e, quem ficou para trás, perdeu espaço, mas ainda dá tempo de se recuperar usando tecnologia no seu restaurante.
Quer saber como a tecnologia pode contribuir para que seu restaurante alcance os resultados que você deseja no futuro? Selecionamos os principais tópicos sobre o tema para você executar a transformação digital no seu negócio. Continue a sua leitura e confira!
Uma boa tecnologia de gestão de negócios permite centralizar os dados e a administração de um restaurante ou de vários (rede) em um único local – como finanças, cadeia de suprimentos, compras, entre outros, automatizando processos, ganhando tempo e reduzindo erros. E, ainda, por integrações com sistemas de BI – Business Intelligence -, sistemas BI como Degust ou Menew, te auxiliam a obter uma análise completa do negócio, além de auxiliar a tomada de decisões mais ágeis.
Ter controle da sua operação não é saber se no final do mês você está tendo lucro ou não. Você precisa ir além, entender todos os indicadores do seu negócio, como o total de vendas, ticket médio, custo por mercadoria vendida e tempo médio de atendimento. Outro dado relevante é saber em qual momento do dia seu estabelecimento mais vende e quais são os produtos que mais saem.
Todas essas informações só são possíveis de obter com um sistema para restaurantes inovador e seguro, que traz informações fiéis em tempo real, e que podem ser acessadas de qualquer dispositivo e lugar, basta ter acesso à internet. Tome decisões rápida e baseadas em dados, pois assim você aumenta as chances de ser mais assertivo em sua gestão e conquistar melhores resultados.
Estar no delivery online já não é mais uma opção e sim um pré-requisito para o sucesso de um food service, e quase todo o mercado já percebeu isso, se movimentando para manter o negócio de pé durante a pandemia.
O passo posterior que alguns negócios já deram é ter a sua própria operação de entregas em domicílio, retomando as rédeas do seu delivery. Os marketplaces são importantes e continuarão sendo para trazer novos consumidores, mas eles são uma gigante praça de alimentação, com concorrência feroz. Além disso, não possibilitam ao restaurante construir um relacionamento com seus clientes e cobram comissionamentos bastante altos.
Com um site e aplicativo próprio, além de transformar suas mídias sociais em canais de venda, o restaurante aumenta suas vendas, reduz custos e, o principal, cresce consideravelmente a taxa de fidelização. Quem não quer ter mais clientes fiéis? Manter um cliente é muito mais barato do que conquistar novos e um cliente fiel será um soldado da sua marca, divulgando-a. Esse é o crescimento orgânico e a sustentação que todo negócio busca.
Invista também em soluções para uma experiência encantadora de compra presencial. Ofereça tecnologias contactless, por meio das quais o próprio consumidor pode fazer seu pedido, empoderando-o. Você pode disponibilizar, por exemplo, cardápio digital via tablets em cima de cada mesa, um recurso que otimiza o atendimento, proporcionando mais agilidade e, claro, mais vendas.
Ainda sobre cardápios digitais, uma alternativa que segue a linha contactless e pode ser facilmente adotada é a disponibilização por meio de QR Code. Basta o seu cliente apontar a câmera do próprio celular para o código, em poucos instantes o menu se abre e ele já pode realizar o pedido. Essas soluções se aplicam para estabelecimentos com operação mesa.
Já para operação balcão, os totens de autoatendimento desempenham esse papel de trazer mais agilidade à operação, reduzir custos e oferecer um atendimento encantador. Inclusive, contribuem para aumentar o ticket médio do restaurante, podendo passar de 20% de aumento.
Tecnologias de autosserviço permitem otimização de mão de obra, já que o restaurante pode aumentar sua capacidade de atendimento sem necessariamente contratar mais pessoas, reduzem desperdícios devido à sua integração com a cozinha que envia os pedidos diretamente para a equipe de produção, além de, claro, oferecer uma experiência de compra apaixonante ao consumidor final.
Também é possível transformar a forma como seu estabelecimento recebe os pagamentos dos clientes. Um exemplo de inovação tecnológica é o QR Linx, um QR Code único que aceita pagamentos via carteiras digitais e Pix. De forma geral, o varejo caminha a passos rápidos rumo ao autosserviço, do pedido ao pagamento, tornando toda a experiência de atendimento mais rápida, eficiente e segura!
Antes de executar uma régua de relacionamento com seu cliente, é preciso que você conheça seus hábitos de consumo, desde os pedidos que faz até a assiduidade de consumo no seu estabelecimento, seja no presencial ou delivery.
Dessa maneira, é importantíssimo que você tenha informações dos seus clientes, pois é através delas que você poderá pensar em diversas ações, inclusive de marketing. Porém, o grande desafio está logo aí: como obter informações de forma consentida, centralizá-las e transformá-las em tomadas de decisão e execução de fato de uma estratégia?
Graças à evolução tecnológica para restaurantes, você pode colocar tudo isso em prática com uma plataforma completa de CRM, 100% integrada ao PDV. Com um CRM para food service eficiente, você centraliza informações, obtém consentimento para uso de dados, cria campanhas promocionais direcionadas a púbicos específicos, automatiza o seu programa de fidelidade, promove ações de cashback, reengaja em novas compras e se comunica com seu cliente por SMS. Tudo isso aumentará a taxa de fidelização do seu restaurante e clientes fidelizados têm ticket médio mais alto e trazem estabilidade de receita para o seu negócio.
A tecnologia otimiza toda a operação do restaurante, do pedido ao pagamento, como citado acima. Todas as estratégias supracitadas contribuem para um atendimento mais ágil, eficiente e encantador, reduzindo custos, aumentando as vendas e melhorando a imagem do seu negócio perante os consumidores.
Um bom exemplo de como as soluções Linx podem ser um importante aliado dos estabelecimentos de food service, é a Hot N Tender. Em um ano, as vendas via delivery da rede aumentaram 1.500% (comparado ao período anterior), além de um incremento de 15% no ticket médio de toda a operação.
Com a operação mais automatizada, foram inauguradas 12 novas franquias, totalizando 50 lojas da HNT operando com a tecnologia Linx. “Conseguimos melhorar o processo de tomada de decisão e retomar o nosso planejamento. Otimizamos o cardápio, focando nos produtos com mais margem e que vendem mais, e agora temos uma visão estratégica dos dados e da atuação da rede na totalidade: de todas as franquias, em diferentes regiões e em tempo real”, avalia Daniel Lazary, CEO da HNT.
Agora que você sabe como a tecnologia pode contribuir para o crescimento do seu negócio, não deixe de entrar em contato conosco para falar com um de nossos especialistas!