Como uma boa estratégia de Ads pode salvar o seu Natal
Transformação Digital

Como uma boa estratégia de Ads pode salvar o seu Natal

Publicidade nativa aumenta relevância da comunicação com o cliente e amplia faturamento do ecommerce e das marcas

 

O Natal é uma data de celebração, de comemorar o ano que está terminando e presentear parentes e amigos. Neste 2020, o digital deve ter uma influência ainda maior na jornada de compras dos clientes, seja para eliminar a ida à loja física, seja para otimizar o tempo fora de casa. Com isso, ter uma boa estratégia de Ads nos meios digitais pode fazer toda a diferença nos seus resultados.

Varejistas que não dedicam uma parte considerável de seus investimentos às mídias digitais estão perdendo oportunidades de relacionamento com os clientes. No Brasil, há 230,2 milhões de celulares ativos, número maior que a população do País. As pessoas estão conectadas e o brasileiro é um dos usuários mais intensivos de internet no mundo. O cliente quer proximidade, interação e respostas imediatas. Quem não consegue oferecer isso, rapidamente deixa de ser considerado nas compras.

Como as buscas, a seleção e a compra propriamente dita acontecem cada vez mais no digital, as empresas estão procurando acompanhar esse movimento: em 2019, a internet respondeu por 21,2% dos investimentos publicitários no Brasil, número que certamente será maior neste ano. Seja em seu próprio site, em marketplaces ou em redes display, o varejo precisa se fazer presente ao longo da jornada de compra dos clientes.

Com o aumento dos investimentos e da competição por um pedaço da atenção dos clientes, não basta estar presente: é preciso ser relevante para ser percebido pelo consumidor e ser preferido por ele. Como fazer isso e impulsionar as vendas de Natal?

 

Tenha uma estratégia definida

É impossível ser tudo para todos, é impossível alcançar todos os clientes em todas as ocasiões de consumo. Uma parcela considerável do público não terá interesse por seu produto ou o investimento para atrair o consumidor simplesmente não se paga. Por tudo isso, é preciso definir uma estratégia clara de comunicação e de investimento em mídia. Pergunte-se:

  • Qual é o objetivo das ações? Vender mais? Gerar mais margem? Trazer novos clientes? Aumentar a presença junto aos clientes atuais?
  • Qual é o problema que você vai resolver para os clientes?
  • Como o produto que você vai promover ajuda a resolver esse problema?
  • Qual é o público a ser alcançado?
  • Como entrar no contexto da jornada de compra desses clientes e entregar a mensagem?

 

Promoção não é desconto

Uma vez estabelecida a estratégia, identifique quais as melhores alavancas promocionais a serem utilizadas. Nem sempre um desconto é o melhor caminho: essa é uma condição que corrói suas margens sem necessariamente gerar vendas adicionais que compensem. Programas de pontuação e cashback ganharam força durante a pandemia e o frete grátis continua sendo um fator importante na decisão de compra.

 

Escolha o ambiente adequado

O grande desafio da temporada de Natal é como se destacar da concorrência. O aumento da demanda por publicidade faz com que seja cada vez mais caro investir. Formatos de mídia nativa têm sido capazes de se mesclar à experiência de navegação, sem interromper o fluxo do cliente, e com isso apresentam um desempenho superior e aumentam a confiança dos consumidores nas marcas.

 

O Ad é sua vitrine digital

No varejo físico, o consumidor passa em frente à loja e em alguns segundos segue em frente ou é atraído por alguma coisa na vitrine: um produto, uma promoção, um design diferente, uma ideia criativa. A publicidade digital tem a mesma importância: é sua oportunidade de capturar a atenção do cliente e ter a possibilidade de ampliar o relacionamento com ele.

Por isso, seja criativo, comunique com precisão seus diferenciais e esteja posicionado em locais bem visíveis para os clientes.

 

Utilize plataformas de exposição de publicidade

É simplesmente impossível desenvolver uma estratégia adequada de investimento em Ads sem o uso de plataformas que conectem diversos ecommerces e criem uma rede de anúncios. Com a utilização desse tipo de sistema, as marcas ganham o poder de alcançar o consumidor onde ele estiver. Um exemplo é o Linx Ads, que permite que os produtos sejam anunciados em posições privilegiadas dentro dos maiores ecommerces do País.

Entre as principais vantagens do uso de plataformas de Ads estão:

  • Aumento do alcance e da visibilidade do catálogo das marcas;
  • Conquista de posições de destaque nos principais ecommerces, aumentando as oportunidades de venda;
  • Visibilidade dos resultados em tempo real, para cada SKU;
  • Qualificação do tráfego, com mais assertividade da comunicação;
  • Compra por CPC (custo por clique);
  • Possibilidade de alteração dos parâmetros das campanhas em temo real.

 

Varejo: oportunidade de aumento de receita

Utilizar redes de mídia nativa para promover produtos é só uma parte da história. O ecommerce pode ser, ele mesmo, uma mídia para divulgar publicidade de outras marcas. Com isso, o varejista passa a monetizar também o tráfego do ecommerce e aumenta a possibilidade de venda de produtos complementares que ele não precisa manter em seu estoque. Com a possibilidade de gerenciar permissões de anunciantes e categorias que não sejam interessantes para seu negócio, o ecommerce mantém controle sobre o que será veiculado em sua plataforma. Ao mesmo tempo, aumenta sua receita e se mantém próximo dos clientes.

 

Especialmente em períodos fortemente promocionais, em que a venda por impulso é importante para o resultado final, o uso de plataformas de Ads permite chegar ao cliente certo, na hora certa, com uma mensagem relevante. O resultado é a personalização do relacionamento com o consumidor e uma maior assertividade nos investimentos publicitários. Menos recursos desperdiçados e aumento da rentabilidade.

 

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