Postos de combustíveis
Tecnologia: 7 estratégias para vender mais nos postos de gasolina
A tecnologia emerge como uma aliada poderosa na busca por eficiência operacional e, principalmente, para vender mais nos postos de
O uso da tecnologia de PDV Móvel traz uma série de benefícios para os negócios. Saiba como aproveitar e fazer o posto de combustíveis aumentar o lucro.
Dos mais de 40 mil postos de combustíveis hoje existentes no mercado brasileiro, praticamente metade é de bandeira branca e grande parte dos demais são negócios independentes. Isso significa que uma minoria dos postos faz parte de um grande grupo empresarial e que boa parte dos negócios tem muito a evoluir na gestão do negócio.
Como se não bastasse esse grande obstáculo à lucratividade dos postos, outros negócios, como lojas de conveniência e serviços automotivos, nem sempre estão presentes (as lojas de conveniência aparecem em apenas 20% dos postos brasileiros, por exemplo). Isso faz com que, para a maioria dos negócios, o ganha-pão seja a venda de combustíveis – o negócio de maior volume, mas de menor margem, do ecossistema dos postos.
Para vender mais e (principalmente) lucrar mais, o gestor do posto precisa criar mais oportunidades de consumo. Para isso, deve estar atento a vários aspectos do dia a dia da operação:
Em português, up selling significa vender um item de maior valor e/ou que traga uma margem mais elevada. Um bom exemplo dessa prática é oferecer a gasolina aditivada em vez da gasolina comum. Informar o cliente sobre os benefícios de itens premium é uma forma de mostrar que o objetivo é preservar a saúde do veículo – o que é sempre simpático.
Mesmo que o posto se dedique somente à venda de combustíveis, é possível oferecer outras possibilidades ligadas ao automóvel. A venda de um fluido para a água ou de uma pastilha para o limpador de para-brisas é um bom exemplo de como estimular o aumento do tíquete médio oferecendo um serviço, sem dar a impressão de empurrar um produto.
O mais importante é analisar o negócio a partir da ótica do cliente. Se existe abertura para ajudar o cliente a cuidar de seu automóvel, o posto é o lugar perfeito para, de uma forma conveniente, entregar algo mais.
Nem todo mundo quer descer do carro para pagar a compra do combustível. Dentro do carro pode estar mais confortável, o cliente pode se sentir inseguro de deixar suas coisas no veículo, ou qualquer outro motivo pode gerar um incômodo em se deslocar até dentro da loja de conveniência para pagar.
Em momentos como esse, um PDV Móvel oferece uma conveniência enorme para o cliente. Se Maomé não vai a montanha, a montanha (ou o terminal de pagamentos) vai até Maomé. Além de tornar a compra mais rápida e prática para o cliente, essa é uma solução confortável que pode ser suficiente para fazer o consumidor preferir seu posto em relação a um concorrente.
Ter um PDV na palma da mão faz com que qualquer negócio ofereça mais praticidade e mobilidade para seus clientes. Mas, além da vantagem da conveniência para o cliente, um PDV Móvel oferece ainda mais benefícios para a gestão do negócio – e, com isso, gera insights que ajudam a aumentar o lucro do posto.
Ter um PDV Móvel faz com que o negócio:
Quando o terminal de vendas está na mão do não existe mais fila. O cliente é atendido e já realiza o pagamento ali mesmo, sem aquele momento irritante e frustrante da espera para finalizar uma compra que já terminou há algum tempo. Sim, já terminou – quando o cliente chega ao momento de pagar, em sua cabeça o motivo para estar ali já acabou e ele quer seguir viagem.
Um PDV Móvel vai muito além de ser um terminal de pagamentos. Na realidade, ele é um personal assistant, ajudando o vendedor a fazer sugestões de produtos e serviços de acordo com o momento, com o que o cliente deseja naquele momento e com seu histórico de consumo.
Cada vez mais, a personalização do atendimento é um aspecto decisivo na decisão de onde comprar. O uso de um PDV Móvel faz com que o vendedor consiga, dentro do mix do posto, oferecer as melhores sugestões – o que aumenta vendas, gera fidelidade e recorrência e aumenta os lucros.
Um PDV Móvel é um recurso importante para atividades de gestão do negócio. Uma solução desse tipo controla as vendas e serviços do estabelecimento e gera dashboards para que o gestor saiba o que está acontecendo no posto, minuto a minuto – mesmo quando não está presente fisicamente.
Com essa facilidade de controle do negócio, o gestor do posto de combustíveis consegue identificar itens do estoque que precisam girar mais rapidamente, desenvolver promoções e impactar os clientes mais propensos a comprar, e criar novas oportunidades de relacionamento com o cliente.
Quer saber mais sobre a solução de PDV Móvel da Linx? Então fale com a gente.