
E-commerce
Fórum ECBR 2023: confira os principais insights do evento
O Fórum ECBR 2023, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de julho,
O uso de dados e soluções tecnológicas baseadas em Inteligência Artificial cria oportunidades para que o varejo entenda melhor o cliente e gere novas vendas
Tudo correu bem na sua temporada de fim de ano. Depois de uma Black Friday de vendas fortes e um Natal consistente, o mês de janeiro surge como um respiro bem-vindo, um momento de recarregar as energias e reorganizar sua operação varejista (online, física ou omnichannel). Certo? Quase.
Embora para muitas categorias o mês de janeiro seja quase uma ressaca pós-Réveillon, todo varejista pode aproveitar este momento para reforçar os laços criados com os clientes durante a maratona de fim de ano. Afinal de contas, um bom pós-venda já é a pré-venda da próxima transação.
Durante o Natal, bons varejistas usam diversas estratégias e técnicas para dar bons motivos para o cliente retornar em janeiro. Facilitar as trocas de produtos, usar alavancas promocionais como cupons e brindes para estimular uma nova compra, e até mesmo descontos diretos por meio de promoções “queima estoque” são caminhos que você deve considerar em sua “caixa de ferramentas” para utilizar sempre que necessário.
Mas é possível ir além. Confira seis formas importantes de trabalhar os clientes que você conquistou na Black Friday e Natal para garantir um 2021 de vendas fortes:
Cada vez mais, para obter bons resultados o varejo precisa desenvolver relacionamentos com os clientes, indo além de preço e prazo para entregar outros atributos. Os meses de pandemia aumentaram a preocupação dos clientes com aspectos ligados à sustentabilidade, à produção ética e ao respeito com os fornecedores, por exemplo, fazendo com que mais empresas passem a dar atenção às ações de Capitalismo Consciente. Em 2021, a consistência é o nome do jogo: é preciso ter valores e propósito claro, comunicar bem com o cliente e criar vínculos emocionais.
Um posicionamento claro em relação ao meio-ambiente, questões sociais e de governança (ESG) pode não importar muito para consumidores que não estão ligados a esses pontos, mas é fator de exclusão para uma quantidade cada vez maior de clientes, especialmente das gerações mais novas. Por isso, vale ficar atento a esse ponto: comunique bem suas ações ESG, mas com sinceridade, sem “dourar a pílula” para parecer mais sustentável do que você é.
Os dados são o novo petróleo, diz o ditado. De fato, são o combustível que movimenta a máquina de vendas do varejo. E, por isso mesmo, precisam ser muito bem cuidados. Quem ainda não tem um projeto de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro de 2020, precisa correr: as sanções da lei começam em agosto de 2021 e podem ser significativas. A adaptação à LGPD não é simples e, por isso, quanto antes você começar, melhor.
Transforme o tradicional funil de vendas em um loop de vendas, em que cada transação finalizada funciona como o pontapé inicial da próxima venda. Aproveite as interações dos clientes com seus canais de venda online e físicos para obter mais informações e se posicionar de uma forma cada vez mais relevante. Trabalhe as informações de abertura e clique nos e-mail marketings, a receptividade aos posts nas mídias sociais e diversas outras microinformações para entender o melhor momento e a melhor mensagem para ativar os clientes em cada situação.
O retargeting é uma forma importante de recuperar vendas a partir de segmentações, personalizações e recomendações. Utilizando uma grande variedade de pontos de interação com o cliente, como e-mails, banners em sites, mensagens em aplicativos e SMS, o retargeting promove experiências de compra relevantes e únicas para cada consumidor.
O uso eficiente de soluções de retargeting pode gerar grandes resultados para o varejo. Os clientes Linx Impulse do segmento de moda, por exemplo, tiveram um aumento de 318% no valor médio em reais por sessão, pois passaram a usar técnicas para manter os clientes por mais tempo nos sites e adotaram réguas automáticas em diversos canais para estimular o consumidor a voltar a interagir.
Cada cliente é um cliente, ideias surgem com frequência e os consumidores gostam de novidades. Portanto, é essencial ser criativo nas ações promocionais. Como as expectativas dos clientes aumentam sempre, o que funcionou nesta Black Friday não vai servir no ano que vem. O mercado evolui rápido e, para garantir que você está obtendo os melhores resultados possíveis, é preciso ser relevante na comunicação.
Por isso, experimente sempre: teste novas mensagens, produtos diferentes, novas alavancas promocionais. Especialmente ao lidar com o retargeting, é preciso surpreender o cliente com uma mensagem ou um produto que capte sua atenção e estimule a compra.
Varejistas online que possuem um mecanismo de busca poderoso contam com uma ferramenta muito importante para entender melhor os consumidores, captar insights, avaliar a receptividade a novos produtos e identificar mudanças de comportamento que possam gerar oportunidades de venda.
A busca pode contribuir para aumentar a taxa de conversão de seu ecommerce, promover itens estratégicos, identificar gatilhos de compra, melhorar a experiência de navegação e criar momentos de interação com o cliente. Os resultados podem ser surpreendentes: os clientes Linx Impulse no setor de moda, por exemplo, tiveram 25% de suas receitas influenciadas pelos resultados de busca na Black Friday 2019.
Um ecommerce que utiliza bem os dados de navegação dos clientes para gerar oportunidades de relacionamento é um ecommerce que se torna mais importante para os clientes, conquista sua preferência e multiplica suas vendas.