Como ter uma velocidade de entrega competitiva no food service

Como ter uma velocidade de entrega competitiva no food service

Da plataforma tecnológica à localização do seu restaurante, uma série de fatores impactam o tempo para uma entrega competitiva e a experiência do seu cliente.

Nos últimos anos, o delivery deixou de ser uma opção para as marcas de food service para se tornar uma parte essencial dos negócios. Segundo a Kantar Retail, entre 2020 e 2022 o delivery de alimentos cresceu 9% no País e a expectativa para este ano é de expansão de 7,5%, de acordo com uma projeção do Instituto Foodservice Brasil (IFB). 

A diferença é que, agora, o delivery não é somente uma alternativa para manter o negócio em operação – como aconteceu durante a pandemia. Fatores como o posicionamento da marca, a busca por eficiência operacional, a variedade das opções aos clientes, a localização das cozinhas e as mudanças no comportamento dos consumidores ganham importância na oferta de experiências de compra que atraiam e fidelizem o público. 

Entretanto, a equação financeira do delivery continua sendo desafiadora. A maioria das plataformas de entrega, mesmo cobrando um take rate que pode chegar a 30% do valor do tíquete, não têm sido lucrativas: esse é um negócio de margens apertadas, que necessita de muita escala para gerar resultados. 

Ao mesmo tempo, para os restaurantes o delivery pode ser a diferença entre lucro e prejuízo. Normalmente, a equação financeira do food service conta com três grandes linhas de custos: 

  • Insumos: geralmente, as matérias-primas representam em torno de 30% do faturamento; 
  • Trabalho: por volta de 30% das vendas são atribuídos ao time responsável por fazer o negócio acontecer; 
  • Espaço: o aluguel do ponto comercial em média responde por cerca de 25% do faturamento do negócio. 

Com isso, a margem de um negócio saudável fica em torno de 15%, um índice que pode variar de acordo com a eficiência da operação, o índice de perdas na produção (sempre um problema relevante no food service) e taxas adicionais (como royalties em franquias). Não é preciso ser nenhum gênio em finanças para perceber que o take rate cobrado pelas plataformas de entrega não cabe em qualquer negócio). 

Quando 30% da venda vai para uma plataforma de delivery, é muito difícil operar no azul. Ao mesmo tempo, é essencial ter uma velocidade de entrega competitiva para fazer parte das opções dos clientes. Como equilibrar tudo isso? 

entrega competitiva

Os fatores essenciais para o sucesso 

Para obter sucesso com a operação de delivery, as redes de food service precisam ser excepcionais na construção de seus negócios. Entre os fatores estratégicos para obter bons resultados estão: 

1. Otimização das operações 

A operação de delivery não depende somente do tempo de entrega: todo o processo que vai da entrada do pedido até sua chegada ao cliente oferece oportunidades de otimização para que o tempo seja reduzido. 

O tempo é um fator que impacta a satisfação dos clientes de várias formas. Quanto mais rápido for o processo de delivery, mais fresco o pedido chegará ao cliente – e esse é o fator mais importante na satisfação do consumidor. Como ninguém gosta de demorar muito tempo para receber seu pedido, entregar rápido também é essencial – exatamente quão rápido depende da situação, já que um almoço durante semana tem uma pressão de tempo diferente da pizza no fim de semana. 

Assim, é importante otimizar cada passo da produção e entrega dos pedidos. Cada segundo conta – contar com sistemas que automatizem a entrada dos pedidos permitem ganhar tempo, mas também é preciso olhar para a cozinha e encontrar oportunidades. Do armazenamento ao pré-preparo dos pedidos, existem muitas possibilidades para reduzir o tempo de produção. 

No delivery propriamente dito, trabalhe na prontidão dos entregadores e na otimização das rotas. Você ficará impressionado com o quanto é possível ganhar tempo nos detalhes. 

2. Integração do back office 

A integração com o ERP e o CRM permite conhecer melhor os clientes, fazer uma previsão de demanda mais assertiva, melhorar a gestão dos estoques e realizar promoções mais relevantes e personalizadas. Tudo isso contribui para uma operação melhor e entrega mais competitiva, uma vez que a falta de ingredientes pode levar a falhas no atendimento ao cliente – e afastar o consumidor do seu restaurante. 

3. Comunicação com o cliente 

Contar com ferramentas para manter uma linha de comunicação clara com o consumidor ajuda na fidelização do público. Um dos grandes dilemas que os restaurantes enfrentam ao usar aplicativos das principais plataformas é trocar o relacionamento próximo pela possibilidade de alcançar um público mais amplo. Afinal de contas, os dados dos clientes não chegam até o restaurante, o que impede a realização de ações de fidelização. 

Quem conta com um aplicativo próprio de delivery passa a se relacionar diretamente com os clientes – e aumenta a possibilidade de manter o público engajado por mais tempo, ao mesmo tempo em que reduz o custo com o comissionamento de uma plataforma de entrega. Além disso, passa a ser possível notificar os clientes sobre o andamento dos pedidos em tempo real, aumentando o conforto e a segurança no estabelecimento. 

4. Localização e estrutura do PDV 

Nem sempre se pensa bem nesse ponto quando se fala em delivery, mas a localização do restaurante faz muita diferença. Seja em ghost kitchens ou em restaurantes em pontos estratégicos para atender tanto no salão quanto por meio de entregas, a proximidade de vias de circulação rápida faz com que o cliente receba seu pedido mais rapidamente. 

Outro aspecto importante é a estrutura disponível no restaurante para processar os pedidos do delivery. Ter uma área específica para a retirada permite organizar melhor a saída dos pedidos, ao mesmo tempo em que a cozinha pode ser organizada para facilitar esse processo. Para ganhar tempo e ter mais velocidade, entenda quais são os gargalos e entenda como resolvê-los. 

Para aumentar a velocidade do seu delivery, ter uma entrega competitiva, manter os custos sob controle e aumentar a capacidade de gestão do seu negócio, conte com ferramentas tecnológicas como o Delivery App da Neemo – uma plataforma que impulsiona o crescimento do seu restaurante, amplia a capacidade de fidelização do público e facilita a administração do food service. 

Livre-se do comissionamento das plataformas de delivery, melhore a margem da sua operação e fidelize os seus clientes com uma plataforma tecnológica simples de operar e que gera resultados para sua empresa. Fale com a gente e saiba mais! 

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