Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Como sua agência digital pode se preparar para o futuro

Como sua agência digital pode se preparar para o futuro

Em um varejo em profunda transformação, agências capazes de entregar soluções robustas para os clientes se tornam cada vez mais relevantes

 

O varejo brasileiro passará, nos próximos três a cinco anos, por uma profunda transformação. A digitalização forçada por causa da pandemia mostrou a empresas de todos os portes que quanto mais digitais elas forem, mais conseguem se aproximar dos clientes, coletar dados, entender comportamentos e tomar melhores decisões. Isso vai provocar, no pós-Covid, uma aceleração ainda maior da digitalização de todo o mercado.

Some a tudo isso as inovações que já estão a caminho, como a comunicação 5G, a Internet das Coisas, os sistemas de pagamentos eletrônicos e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), e o que temos é uma grande oportunidade de pular etapas e dar uma nova vida a negócios ainda pouco digitalizados.

A digitalização do varejo brasileiro passa, necessariamente, pelas agências digitais. Bons parceiros digitais se tornarão, cada vez mais, parceiros estratégicos para a evolução do negócio. Digitalizar o varejo e construir experiências relevantes para os clientes, porém, não é simples. Em um futuro omnichannel, o uso de plataformas, inteligência de dados, marketplaces e soluções logísticas e de meios de pagamento flexíveis será fundamental para entregar para os consumidores o que eles querem, no momento em que eles desejarem.

E isso não se constrói sozinho. De um lado, as empresas com seus produtos/softwares são uma parte da solução. Do outro, a parceria com agências digitais, consultorias de varejo e consultorias de transformação digital permite entregar aos clientes novas formas de atendimento, acompanhamento comercial e de projetos, além de ampliar o suporte e o relacionamento. Por isso, a formação de um ecossistema sólido de mercado garante bons resultados para ambos.

 

Como as agências digitais se beneficiam de uma plataforma de negócios?

Para as agências digitais, fazer parte de uma plataforma de negócios em parceria com empresas aumenta sua capacidade competitiva e cria novas oportunidades de crescimento. Seu conhecimento em marketing digital, negócios digitais, varejo, desenvolvimento e implementação de front end e implantação de plataforma de ecommerce pode trazer ganhos de diversas maneiras:

 

Leads mais qualificados

A indicação mútua de leads entre parceiros permite que a agência amplie sua carteira de clientes, reforce sua marca e aumente suas receitas. A expertise da agência no tipo de serviço solicitado pelo cliente, a quantidade de leads gerados para outros parceiros do ecossistema e a proximidade com os clientes são alguns dos fatores que geram novos negócios.

Em um ecossistema de negócios, as relações entre as empresas são de parceria. Isso significa que em um momento sua agência irá gerar leads para empresas que tenham soluções complementares. Em outros momentos, o contrário. Esse modelo faz com que as agências desenvolvam uma visão mais ampla dos negócios, voltada à entrega de soluções completas para os clientes.

 

Aumento de competitividade

O modelo de parceria entre os membros do ecossistema estimula as agências a aumentar sua competitividade. Quanto mais elas souberem sobre outros aspectos dos negócios de seus clientes, mais elas serão capazes de oferecer soluções, propondo alternativas que gerem mais receitas e reduzam os custos de operação das empresas.

Em muitos casos, a remuneração ocorre a partir da melhoria de performance dos clientes. Assim, o sucesso da agência se torna atrelado ao sucesso dos clientes e existe um ganho efetivo em conhecer a fundo seu negócio. Quando a remuneração dos próprios colaboradores da agência também passa a ser parcialmente ligada aos resultados dos clientes, existe um estímulo extra a ir além do convencional e buscar inovações constantemente.

Tudo isso se traduz em inovação, novas soluções, aumento da satisfação dos clientes e melhores resultados para todos.

 

Capacitação de seu time

Para obter todos esses ganhos, não basta boa vontade: é preciso preparação. Ecossistemas de negócios facilitam o acesso das agências a treinamentos online e presenciais sobre vendas, funcionalidades, metodologias de projeto e implementação de soluções, entre outros. No programa Linx Digital Partners, por exemplo, a Linx oferece três tipos de treinamento:

  • Sales: overview em arquitetura e funcionalidades das soluções, e apresentação de pitch de vendas, diferenciais e cases de sucesso;
  • Front End Developer: explora funcionalidades, linguagens de desenvolvimento, widgets e implantação de layout no front end;
  •  Implementer: metodologias de projeto, setup e go live das soluções.

Ecossistemas de negócios permitem que empresas parceiras se beneficiem do conhecimento umas das outras. Com isso, elas ganham a capacidade de identificar as melhores soluções para a realidade de negócios de cada cliente, entregando respostas personalizadas e que geram melhores resultados.

 

Participação em eventos

Outra forma de aumentar a capacitação das equipes é por meio de eventos. De hackathons, testathons e apresentações de evolução das soluções, chegando até ações mais comerciais, como lançamentos de features e encontros com clientes, a participação em eventos aumenta o conhecimento das equipes, amplia a rede de contatos e abre uma janela de oportunidade para entender melhor as necessidades do mercado.

 

Ações conjuntas de marketing

Outra grande vantagem de fazer parte de um ecossistema digital é a oportunidade de realizar ações conjuntas de marketing para aumentar a captação de leads e prospects para sua empresa e melhorar o relacionamento com sua base de clientes. Encontrar novas oportunidades de negócios se torna mais simples, e apresenta melhores resultados, quando parceiros com soluções complementares se unem e desenvolvem ações em conjunto.

Em ecossistemas de negócios, a força dos vários parceiros permite que todos os integrantes saiam ganhando. Seja em eventos conjuntos, em ações comerciais conectadas ou na divulgação conjunta de cases de sucesso na mídia, atuar em parceria gera melhores resultados.

 

Ao fazer parte de um ecossistema de negócios, as agências digitais deixam de atuar como ilhas isoladas de conhecimento e passam a se beneficiar daquilo que seus parceiros acrescentam. Em um mundo cada vez mais competitivo, com inovações que surgem a todo instante com potencial disruptivo para os negócios, essa é tanto uma estratégia de defesa de mercado quanto uma possibilidade de identificar novos caminhos de evolução.

 

A Linx Digital conta com um programa de parceiros, o Linx Digital Partners, que abre novas possibilidades de negócios para as agências digitais.

 

A Linx Digital é líder em soluções tecnológicas para o varejo digital e omnichannel. Mídia, marketplaces, retargeting, performance: seja qual for sua dificuldade, podemos te ajudar. Conte conosco em sua transformação digital!

Ir para

Nós usamos cookies para criar uma experiência de navegação melhor e oferecer conteúdo adequado aos seus interesses. Ao acessar o site da Linx, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Vendas