Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Confira 7 aspectos importantes para você vender mais no Dia dos Namorados e obter melhores resultados
O Dia dos Namorados é uma grande oportunidade para o setor de Food vender mais e estreitar o relacionamento com os clientes. Neste ano, especialmente, após longos meses de isolamento social que mitigaram os resultados das datas especiais em 2020 e 2021, a expectativa é de restaurantes lotados, ao mesmo tempo em que a operação de delivery deverá continuar a ter um bom desempenho.
De acordo com um levantamento feito pela Globo, 32% dos consumidores pretendem ir a um restaurante neste Dia dos Namorados, percentual que sobe para 40% na classe A. Outros 31% pretendem fazer uma refeição especial em casa para o(a) namorado(a) e 16% pretendem pedir delivery de um bom restaurante. Assim, este é um momento importante para impactar quase 80% dos brasileiros.
Além disso, vale lembrar que o Dia dos Namorados é uma data focada em relacionamentos – um tema que se tornou ainda mais importante durante a pandemia. Neste primeiro 12 de junho pós-pandemia, atos de amor se tornam ainda mais importantes.
Para aproveitar bem as oportunidades e vender mais no Dia dos Namorados, o setor de Food precisa estar atento a estes 7 pontos importantes:
O Dia dos Namorados acontece em uma data específica e a preferência dos casais é frequentar um restaurante no próprio 12 de junho (76% disseram isso na pesquisa supracitada). Assim, é uma ocasião de escassez, já que só existem dois momentos de consumo (o almoço e o jantar daquele dia).
Você pode usar isso a seu favor: ofereça algo imperdível em seu restaurante que só existirá naquele dia. Além disso, estimule a reserva de mesas, pois dessa forma, será possível organizar melhor a operação do restaurante e evitar filas ou demora na hora de servir, o que pode impactar negativamente nas vendas no Dia dos Namorados.
Por mais que a data tenha um apelo romântico, às vezes o dia a dia acaba dando as caras. E o fato é que grande parte da população vem convivendo com dificuldades de orçamento devido à alta inflação recente. Para aumentar suas possibilidades, um caminho é criar menus especiais para vender mais no Dia dos Namorados, com price points diferentes para alcançar públicos diferentes. Especialmente em negócios que operam com delivery, esse pode ser um caminho importante para impulsionar o negócio.
Unindo este item ao anterior, a antecipação dos pedidos ajuda a organizar melhor os processos da cozinha e das entregas (no caso do delivery), diminuindo a possibilidade de oferecer uma experiência abaixo das expectativas.
O Dia dos Namorados é uma data especial e, por isso, a experiência do cliente precisa ser perfeita, sem erros na operação por parte do restaurante. Nesse aspecto, a transformação digital do restaurante permite atender mais pessoas com eficiência e encantar o público com uma experiência de compra mais moderna, segura e eficiente.
Entre os aspectos importantes para entregar uma experiência de compra apaixonante, podemos destacar:
Outro ponto importante para melhorar a experiência do cliente e, ao mesmo tempo, facilitar a gestão financeira do negócio é utilizar os meios de pagamento a seu favor.
Disponibilizar vários meios de pagamento, inclusive estimulando o pagamento antecipadamente para o caso de menus fechados (por meio de links de pagamento), contribui para agilizar (ou mesmo eliminar) o checkout, que é sempre o principal atrito do processo de compra.
Para o Dia dos Namorados, promoções que entendem o contexto do cliente geram muito mais resultados. Comunicação e promoção estão muito relacionadas: um estudo da McKinsey mostra que ações de personalização reduzem os custos de marketing e vendas entre 10% e 20% e aumentam a recorrência dos melhores clientes.
Focar nos melhores clientes traz muitas vantagens, pois reforça o vínculo com os consumidores que compram mais e com mais frequência (e que correspondem a uma parcela muito maior dos lucros). Além disso, os clientes mais frequentes oferecem mais dados, que podem ser usados para balizar ações de marketing.
Realizando ações especiais para seus clientes mais importantes, como promoções que só eles podem usufruir, faz com que estes passem a se sentir representados pela marca e, com isso, diminui a possibilidade de que eles troquem seu restaurante por um concorrente.
Em suas ações de Dia dos Namorados, alcançar em primeiro lugar seus clientes recorrentes é uma forma de gerar reservas a um custo menor. Isso faz com que a rentabilidade do negócio aumente e faz com que seu público se sinta valorizado.
Uma ideia para vender mas no Dia dos Namorados é trabalhar seus melhores clientes como um “grupo VIP”, informando-os de que as reservas estão abertas somente para eles até uma determinada data e que, após isso, serão abertas para o público em geral. É uma estratégia que funciona para shows, então irá funcionar para seu restaurante, que precisa criar um espetáculo a cada prato.
O seu restaurante precisa contar com um sistema de gestão simples e intuitivo, que permita fazer a gestão do negócio em tempo real e mostre uma visão total do seu negócio – do estoque aos hábitos de seus melhores clientes.
O uso de dashboards intuitivos permite entender melhor o que está funcionando ou não no seu restaurante, o que facilita a tomada de decisões estratégicas. Dados da Linx mostram que, em média, é possível obter uma redução de 15% nos custos de estoque a partir do uso de um sistema de gestão.
Levar a experiência digital para o foodservice aumenta as vendas, melhora o relacionamento com o cliente e amplia sua capacidade de inovar.
A Linx é referência em tecnologia para o varejo, com soluções que atendem a todas as necessidades do setor de alimentação fora do lar. Se você quer saber como utilizar a tecnologia a favor do seu negócio, fale com a gente!