Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Seja no digital ou no estabelecimento físico, reter e manter os clientes é essencial para a saúde financeira do restaurante. Saiba como usar a tecnologia a seu favor.
O setor de bares e restaurantes vive um momento de transformações, impulsionadas pela digitalização e pelas mudanças de comportamento dos clientes. Ainda assim, o ano de 2022 representou um período de forte crescimento: segundo dados do Instituto Foodservice Brasil, o faturamento do setor avançou 33,5% em termos nominais, mas foi impactado pela alta do custo dos alimentos, uma vez que o número de transações nos restaurantes cresceu apenas 2,5%.
Com essa expansão moderada na quantidade de transações e as mudanças trazidas pelo trabalho híbrido, que transforma o consumo nas regiões residenciais e comerciais, é preciso desenvolver novas estratégias para atrair, conquistar e manter clientes. Para que essas estratégias tenham impacto real sobre os negócios, elas precisam levar em conta duas métricas importantes:
Essas duas métricas são essenciais para que o seu restaurante obtenha melhores resultados. A grande questão estratégica, então, é encontrar maneiras para que o CAC seja o menor possível e o cliente permaneça se relacionando com o restaurante pelo máximo de tempo. Neste artigo, nosso foco está no segundo ponto: reter os clientes que visitaram o restaurante.
Fidelidade é um tema bastante complexo, pois não é uma ciência exata. Ao mesmo tempo em que o restaurante pode tomar uma série de medidas para fidelizar seus clientes, afatores externos ao negócio também afetam a fidelidade: mudanças no orçamento ou no contexto familiar, alterações nos padrões de mobilidade, mudanças nos hábitos alimentares e ações da concorrência. Por isso, é preciso estar sempre atento ao comportamento dos clientes para continuar a ser relevante para eles e impulsionar as vendas.
Ainda assim, existem vários fatores que podem criar uma experiência de compra mais moderna, segura e eficiente, que ajuda a reter os clientes. Entre eles estão:
Esses recursos são muitos importantes, mas têm um impacto limitado se o gestor não ajustar sua operação de acordo com a necessidade dos consumidores. Uma plataforma de CRM permite colocar o cliente no centro das ações e obter dados relevantes para incrementar as vendas.
Entre os grandes benefícios trazidos por uma plataforma de CRM estão o aumento dos índices de engajamento e retenção dos clientes, o aumento da frequência de compra (um cliente satisfeito tende a retornar mais vezes) e o uso de promoções personalizadas que geram mais retorno para o restaurante.
Com uma plataforma de CRM capaz de capturar dados e analisá-los para gerar mais inteligência para o negócio, os restaurantes podem desenvolver estratégias mais adequadas para atrair e reter clientes, antecipar tendências e entregar melhores experiências para o público – com a melhor experiência de preço e promoção.
Conhecer o consumidor é ainda mais importante hoje em dia, em que o restaurante pode usar plataformas de delivery para contatar o consumidor, gerar vendas adicionais e obter mais dados sobre seu comportamento, preferências e hábitos. Uma ferramenta como o Linx Reshop dá aos restaurantes uma plataforma omnichannel para fidelizar os clientes e impulsionar os resultados da sua marca. Isso acontece porque o sistema centraliza a gestão de campanhas e ações promocionais, gerando mais engajamento.
Reter os clientes que visitam seu restaurante passa por recursos como:
Tecnologia é fundamental para reter os clientes que visitam o restaurante, fisicamente ou por canais digitais. Cada vez mais, a diferença entre quem tem sucesso e fica pelo caminho, está na inteligência no uso dos dados e no entendimento dos comportamentos e preferências de consumo.
Conte com a Linx para ajudar você a reter e fidelizar os clientes do seu restaurante!
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