Como reter os clientes que visitaram seu restaurante?

Como reter os clientes que visitaram seu restaurante?

Seja no digital ou no estabelecimento físico, reter e manter os clientes é essencial para a saúde financeira do restaurante. Saiba como usar a tecnologia a seu favor.

O setor de bares e restaurantes vive um momento de transformações, impulsionadas pela digitalização e pelas mudanças de comportamento dos clientes. Ainda assim, o ano de 2022 representou um período de forte crescimento: segundo dados do Instituto Foodservice Brasil, o faturamento do setor avançou 33,5% em termos nominais, mas foi impactado pela alta do custo dos alimentos, uma vez que o número de transações nos restaurantes cresceu apenas 2,5%. 

Com essa expansão moderada na quantidade de transações e as mudanças trazidas pelo trabalho híbrido, que transforma o consumo nas regiões residenciais e comerciais, é preciso desenvolver novas estratégias para atrair, conquistar e manter clientes. Para que essas estratégias tenham impacto real sobre os negócios, elas precisam levar em conta duas métricas importantes: 

  • Custo de Aquisição de Clientes (CAC): essa é uma métrica que indica o quanto o restaurante está gastando para conquistar novos consumidores. Os negócios com melhores resultados são capazes de atrair clientes a baixo custo, para que eles sejam mais lucrativos. 
  • Lifetime Value (LTV): indica o valor gerado pelos clientes ao longo de todo o relacionamento com o estabelecimento, considerando as várias interações que o consumidor tem com o restaurante. 

Essas duas métricas são essenciais para que o seu restaurante obtenha melhores resultados. A grande questão estratégica, então, é encontrar maneiras para que o CAC seja o menor possível e o cliente permaneça se relacionando com o restaurante pelo máximo de tempo. Neste artigo, nosso foco está no segundo ponto: reter os clientes que visitaram o restaurante. 

reter clientes

O que impulsiona a fidelidade do cliente? 

Fidelidade é um tema bastante complexo, pois não é uma ciência exata. Ao mesmo tempo em que o restaurante pode tomar uma série de medidas para fidelizar seus clientes, afatores externos ao negócio também afetam a fidelidade: mudanças no orçamento ou no contexto familiar, alterações nos padrões de mobilidade, mudanças nos hábitos alimentares e ações da concorrência. Por isso, é preciso estar sempre atento ao comportamento dos clientes para continuar a ser relevante para eles e impulsionar as vendas. 

Ainda assim, existem vários fatores que podem criar uma experiência de compra mais moderna, segura e eficiente, que ajuda a reter os clientes. Entre eles estão: 

  • Acelerar o atendimento e reduzir filas com soluções de mobilidade e cardápio digital; 
  • Otimizar processos internos para permitir que seus colaboradores ofereçam um atendimento mais humanizado aos clientes; 
  • Gerenciar com precisão cada pedido na cozinha, para que tudo saia como desejado no tempo correto, aumentando a satisfação dos consumidores. Soluções como o Linx Degust KDS automatizam o processo de pedidos, reduzindo desperdícios e trazendo ganho de produtividade; 
  • Oferecer diversas formas de pagamento aos clientes, incluindo carteiras digitais, Pix e QR Codes. 

A importância de conhecer o cliente 

Esses recursos são muitos importantes, mas têm um impacto limitado se o gestor não  ajustar sua operação de acordo com a necessidade dos consumidores. Uma plataforma de CRM permite colocar o cliente no centro das ações e obter dados relevantes para incrementar as vendas. 

Entre os grandes benefícios trazidos por uma plataforma de CRM estão o aumento dos índices de engajamento e retenção dos clientes, o aumento da frequência de compra (um cliente satisfeito tende a retornar mais vezes) e o uso de promoções personalizadas que geram mais retorno para o restaurante. 

Com uma plataforma de CRM capaz de capturar dados e analisá-los para gerar mais inteligência para o negócio, os restaurantes podem desenvolver estratégias mais adequadas para atrair e reter clientes, antecipar tendências e entregar melhores experiências para o público – com a melhor experiência de preço e promoção. 

Conhecer o consumidor é ainda mais importante hoje em dia, em que o restaurante pode usar plataformas de delivery para contatar o consumidor, gerar vendas adicionais e obter mais dados sobre seu comportamento, preferências e hábitos. Uma ferramenta como o Linx Reshop dá aos restaurantes uma plataforma omnichannel para fidelizar os clientes e impulsionar os resultados da sua marca. Isso acontece porque o sistema centraliza a gestão de campanhas e ações promocionais, gerando mais engajamento. 

Reter os clientes que visitam seu restaurante passa por recursos como: 

  • Motores de promoção: são sistemas que criam campanhas promocionais diretamente no restaurante, website ou rede social, de forma simples, rápida e fácil. Bons motores de promoções gerenciam diversas regras de ativação e benefícios, oferecendo uma gestão completa dos resultados que traz mais inteligência para a administração do restaurante. 
  • Cashback automatizado: o cashback é uma ferramenta simples de explicar para o cliente e de adoção rápida. Por isso, se tornou uma das queridinhas dos consumidores nos últimos anos. O cashback é um recurso importante para aumentar o tíquete médio e a frequência de compra dos clientes.
  • Programas de fidelidade: ao automatizar um programa de fidelidade e integrá-lo ao sistema PDV, o restaurante melhora a gestão de sua base de clientes, podendo segmentá-la de diversas maneiras. Com isso, torna-se possível oferecer experiências diferentes para cada cliente, segundo seu perfil de consumo e hábitos.
  • Campanhas de engajamento: com uma ferramenta como o Linx Reshop, é possível criar, disparar e acompanhar os resultados das ações promocionais. As ações posteriores podem ser automatizadas de acordo com o engajamento dos clientes e seu comportamento (comprou, não comprou, abriu, mas olhou outros produtos que não estão em promoção, etc). Dessa forma, o restaurante cria novas oportunidades de relacionamento com os consumidores. 

Tecnologia é fundamental para reter os clientes que visitam o restaurante, fisicamente ou por canais digitais. Cada vez mais, a diferença entre quem tem sucesso e fica pelo caminho, está na inteligência no uso dos dados e no entendimento dos comportamentos e preferências de consumo. 

Conte com a Linx para ajudar você a reter e fidelizar os clientes do seu restaurante! 

  

 

Descubra como a Dengo Chocolates alcançou um crescimento tão rápido no mercado altamente competitivo de chocolates. Acompanhe a conversa com Túlio, Co-CEO da Dengo, enquanto ele revela os bastidores por trás do sucesso da empresa em nosso podcast:

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