Como profissionalizar um salão de beleza? Confira 7 dicas
Estética e saúde

Como profissionalizar um salão de beleza? Confira 7 dicas

Mais do que construir uma estrutura de gestão para controlar custos e receita, quem quer profissionalizar um salão de beleza precisa ir além do básico e buscar por inovações que facilitem todo o processo administrativo, assim como otimizar os resultados.

Contar com um bom conjunto de ações e ferramentas pode resolver esse impasse, mas é preciso ter um bom planejamento. Por isso, elaboramos este artigo com dicas importantes para você dar esse pontapé inicial e obter melhorias para no dia a dia, além de tornar seu negócio ainda mais promissor. Confira!

Por que é importante profissionalizar um salão de beleza?

Com a pandemia do coronavírus afetando profundamente esse setor, mais do que nunca a boa gestão dos negócios é fundamental. Ao profissionalizar um salão de beleza, há impactos positivos em muitos aspectos.

Por exemplo, mais controle financeiro é igual menos custos e maior investimento focado no que gera resultado. Já ações de marketing e vendas bem direcionadas melhoram a imagem, aumentam a credibilidade e ampliam o número de clientes. Isso, por consequência, faz o faturamento crescer.

Nesse sentido, todas as tarefas de um negócio, da atividade-fim ao administrativo, podem ser ajustadas para que agreguem aos objetivos do empreendedor, bem como se tornem mais ágeis e produtivas.

Como fazer a profissionalização de um salão de beleza?

Para profissionalizar um salão de beleza de forma completa são necessárias ações em várias frentes, atuando tanto no comercial quanto na gestão. Saiba mais a seguir!

1. Invista em tecnologias para otimizar os processos

A tecnologia é uma aliada para otimizar processos. Desde soluções de pagamentos até a automatização de campanhas de marketing digital, estão disponíveis diversas ferramentas online que podem ajudar o negócio a sair na frente dos concorrentes. Elas são uma forma eficaz de driblar a crise e se preparar para o que vem depois.

Em relação à gestão, a tecnologia pode tornar tudo mais eficiente, controlando estoques de insumos, custos, salários e até o tempo das atividades, para precificar melhor o serviço prestado.

Por outro lado, há inovações que auxiliam no atendimento, com opções que permitem o agendamento e o pagamento online, facilitando a vida do cliente. Tecnologias para aumentar a clientela também estão disponíveis, como sistemas de automação de marketing, para redes sociais, e-mails e SMS.

2. Faça pesquisa de mercado

Conhecer o mercado e entender seu segmento é o primeiro passo para direcionar bem o investimento. Isso impacta o desenvolvimento do plano de negócios, a capacitação da equipe, a precificação, a escolha do ponto e a definição do mix de serviços oferecidos.

3. Conheça bem o seu público

Apesar de ser parte da pesquisa de mercado, conhecer o público-alvo é algo de imensa importância. Um erro de interpretação pode levar a uma imagem negativa para a empresa.

Preço, ponto, tipo de serviço e quais promoções serão oferecidas dependem da definição clara e correta do perfil do cliente. Se esse conjunto de ações destoar das expectativas dos consumidores, eles podem ir para a concorrência, e atraí-los novamente não será fácil.

4. Construa uma marca

O próximo passo é construir uma marca que atenda a esse público e demonstre os diferenciais do seu negócio. Ter uma identidade clara na mente das pessoas faz uma empresa se destacar no mercado.

Primeiramente, é preciso cuidar da reputação e garantir uma boa imagem. Além disso, investir no marketing focado em quem você deseja atrair, usando as redes sociais para divulgar seu trabalho, aplicativos e até mesmo um site próprio, é importante para se tornar conhecido.

Por meio dessas ferramentas é possível, ainda, fazer promoções, criar descontos e outras vantagens para promover o negócio e ampliar o número de frequentadores no estabelecimento.

5. Busque parcerias

As indústrias da área da beleza sabem da importância de criar parcerias com salões de beleza. Afinal, esse é um exemplo de negociação ganha-ganha. Não só grandes empresas, mas pequenas companhias locais também são uma boa opção.

As colaborações podem acontecer por meio de brindes, descontos, exclusividade, consignados para representação e até eventos conjuntos ou patrocinados. Mais do que produtores de insumos usados no salão, os parceiros podem ser outros negócios que atendam o mesmo público.

O contato costuma ser feito pela internet, em feiras e eventos da área e entre outras empresas da sua cidade ou bairro. Basta ter o mesmo público e ser uma ideia viável para agregar aos dois segmentos.

6. Capacite a equipe

No ramo da beleza é preciso estar sempre atualizado com as tendências e as novidades. Contar com profissionais de beleza qualificados, que garantam a entrega no nível esperado, depende da constante capacitação dessa equipe.

Muito além da qualidade no serviço que está sendo realizado, um colaborador precisa apresentar ao cliente um atendimento altamente personalizado, a fim de fidelizá-lo. O diferencial humano nesse segmento é uma grande vantagem competitiva.

7. Atente ao relacionamento

Hoje, os consumidores não buscam somente um serviço que seja realizado com excelência, uma boa localização ou um preço justo. Outro fator pesa no momento da escolha: o atendimento. Além de tudo, o que clientes querem é criar um relacionamento com as empresas que negociam.

Isso ainda mais no ramo da beleza, no qual ter um profissional que conhece a pessoa e seu estilo gera confiança — visto que os salões de beleza têm um papel na autoestima. Com um atendimento personalizado é até possível utilizar técnicas para aumentar as vendas.

Outro ponto é oferecer diversidade de canais para contato e respostas ágeis aos questionamentos. O consumidor precisa se sentir importante e confiar no que está sendo dito a ele.

Como a Linx pode me ajudar a profissionalizar um salão de beleza?

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Profissionalizar um salão de beleza é fundamental para garantir a continuidade dos negócios e resultados cada vez mais positivos. É preciso, portanto, investir em ferramentas e ações que promovam a otimização dos processos, tanto comerciais quanto de gestão. A Linx oferece um sistema ideal que abrange ambas as funções.

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