Como preparar minha loja de calçados para receber o Pix
Calçados

Como preparar minha loja de calçados para receber o Pix

À medida que o comportamento do consumidor evolui, as empresas que se adaptam rapidamente continuam mantendo bons resultados. Por isso, trazemos aqui tudo que o lojista precisa saber para preparar a sua loja de calçados para receber o Pix – sistema instantâneo de pagamentos e transferências do Banco Central.

Você concorda que podemos comprar onde quisermos e pagarmos como quisermos? Pois bem, essas facilidades só se tornaram possíveis quando os varejistas identificaram que a tecnologia está tão presente na vida dos consumidores, quanto deveria estar na operação da loja. Com a forte adesão dos consumidores a meios de pagamentos contactless, como: QR Code, link de pagamento e carteiras digitais, a decisão de compra passou a ser relacionada a essas facilidades.

Então, se temos consumidores muito mais conectados e o apoio das instituições financeiras para aderir ao Pix, é questão de dias para o primeiro “quero pagar com Pix” chegar.

Como será o Pix no varejo de calçados?

Por conta da dinâmica das vendas, o varejo de moda deve estar preparado para o novo sistema. Do ponto de vista de gestão, ter mais uma forma de pagamento impacta na operação como um todo, por isso vamos retomar alguns conceitos e preparar a sua loja!

  • O que é o Pix?

O Pix é uma nova modalidade de pagamento que promete evoluir outros meios tradicionais tais como o boleto e a transferência eletrônica TED e DOC.

A ideia é simplificar as transações financeiras, diminuir os custos e fazer com que o crédito aconteça de forma muito mais rápida. A previsão é de que as transações aconteçam em questão de segundos.

Todo consumidor poderá cadastrar até cinco chaves Pix por conta titular. Já o varejista, poderá registrar até 20 chaves. O cadastro para PJ pode ser feito pelo CNPJ, telefone, e-mail ou uma chave aleatória – junto a sua instituição financeira (banco, cooperativa, conta digital, etc).

Quais os pontos positivos de aceitar PIX em sua loja de calçados?

Milhares de consumidores já cadastraram as suas chaves e a partir de novembro poderão solicitar por essa facilidade.

Outro fator relevante é a segurança: tanto para o cliente, pois dispensa o uso de cédulas e de cartões físicos, quanto para as lojas, pois com a redução dos pagamentos em dinheiro, sentirá a redução da conhecida indisponibilidade de troco ou de retiradas programadas no caixa.

Além disso, já pensou poder receber as vendas, parcelas do crediário e pagamentos de vendas condicionais e consignadas com o Pix? Uma cobrança poderá ser feita a distância, sem custos adicionais com reemissão de faturas e de maneira muito mais simplificada.

  • Em qual instituição financeira devo cadastrar o Pix da minha loja?

O sucesso do Pix no varejo será de quem conta com automações inteligentes. Por isso, conhecer o processo adotado pela sua fornecedora de software será primordial para que esses recebimentos funcionem perfeitamente. Cadastrar a chave Pix da sua loja é o primeiro passo, e precisa ser feito com uma instituição financeira integrada às tecnologias de gestão e meios de pagamento da sua loja.

Após cadastrar o Pix, a loja deve adotar a maneira mais eficiente para recebimento, do processo de vendas à gestão financeira.

  • Ok, loja cadastrada! Posso receber o Pix informando apenas o número da chave ao meu cliente?

Na teoria sim, é possível receber o pagamento via chave Pix da sua loja. No entanto, é preciso avaliar se esse método será saudável para o seu modelo de gestão.

Receber diretamente na chave Pix da sua conta é a maneira mais simples, porém menos segura, de receber o Pix – já que o operador de caixa precisará conferir o pagamento manualmente antes de liberar a mercadoria, visto que nesse caso não há uma liberação automatizada de pagamento no sistema.

Essa é uma alternativa possível, porém pouco indicada devido aos processos manuais. Já pensou como vai ser o dia a dia do seu caixa aí na sua loja se ele precisar conferir cada recebimento?

Calma, já há outras possibilidades para sua escolha!

  • Quais outras maneiras de receber o Pix em meu negócio?

Para facilitar a auditoria das vendas e a dinâmica do caixa, também será possível receber pagamentos Pix através da leitura de um QR Code pelo POS, pelo D-TEF ou diretamente no QR Linx.

As adquirentes que fornecem as máquininhas de cartão POS, inclusive a Linx Pay, estão preparando esses dispositivos para gerarem um QR Code vinculado a chave Pix da loja. Através da leitura do QR Code, a transferência automática será realizada.

Dessa maneira, o operador de caixa seguirá com o mesmo processo, como já acontece nas vendas com cartão.

Um benefício para lojas que optarem pelo recebimento via D-TEF é que após aprovação do pagamento, as automações de documento fiscal e salvamento dos dados da transação acontecerão automaticamente. Assim, a loja não precisará se preocupar com vendas baixadas erradas, e facilitará a conciliação do contas a receber.

Lojas que já contam com a solução QR Linx em sua loja, poderão utilizar esse recurso também para receber o Pix. Nessa modalidade, ao confirmar o pagamento, os dados são salvos automaticamente no sistema de gestão da loja, facilitando assim os processos de conferência dos pagamentos.

  • Como escolher a melhor alternativa para minha loja?

Para escolher o melhor método para a sua loja, avalie como é o seu processo de recebimento atual. Opte pelo modelo considerando, principalmente, essas 3 variáveis:

– boa experiência de compra para o cliente
– otimização do tempo e do desempenho da sua equipe
– organização das atividades financeiras da sua loja

Poder dizer “sim” ao cliente que o Pix é uma grande vantagem competitiva. Avalie a melhor alternativa para o seu negócio e surpreenda seu público!

Lembre-se que outras modalidades envolvendo o Pix podem surgir nos próximos anos. Vale a pena já estar preparado.

Gostou dos meios de pagamentos descritos acima? Com o SetaERP, software especialista para lojas de calçados, a sua loja já está preparada para receber os pagamentos com o Pix de maneira organizada e automatizada.

 

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente