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Como preparar meu restaurante para a Black Friday?

Como preparar meu restaurante para a Black Friday?

A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro atualmente, ficando atrás apenas do Natal. De acordo com um levantamento realizado pela Ebit-Nielsen, foram mais de 3 bilhões de reais movimentados na edição de 2019. A boa notícia é que também é possível explorar a Black Friday em restaurantes.

Mas, na prática, como preparar o seu estabelecimento para receber um volume tão alto? Como chegar ao meio-termo entre o atrativo para o público e o que não vai prejudicar o seu negócio, por exemplo? Para isso, preparamos um artigo completo sobre o assunto. Continue a leitura e confira!

Conheça as vantagens da Black Friday para o negócio

Seguindo o que já está se tornando uma tradição no Brasil, a Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro. Faltando praticamente um mês para o Natal, as empresas têm tempo suficiente para se preparar e conseguir registrar números positivos no último semestre do ano.

Em um momento inicial, pode até soar estranho falar de Black Friday em restaurante; porém, o evento anual funcionou tão bem com o público brasileiro que qualquer segmento deve explorá-lo. Para isso, é preciso entender quais são as prioridades do seu público e utilizá-las para criar ofertas mais interessantes do que as dos concorrentes, gerando um fator novo e atraindo clientes que não são habituais.

Para potencializar o retorno desse dia, porém, é indispensável se organizar com antecedência.

Veja os 5 passos para seu restaurante se destacar na Black Friday

Os clientes esperam ansiosamente por essa data, acreditando que vão adquirir produtos com uma ótima relação custo-benefício. A percepção de escassez é o motivo por trás do sucesso, inclusive, pois a Black Friday gera um estímulo impulsivo para aproveitar as ofertas excepcionais.

Nesse contexto, é fundamental traçar estratégias comerciais que realmente despertem o interesse do público. Apropriar-se desse momento potencializa os resultados do seu restaurante, já que permite conquistar novos clientes, tornando a sua marca mais conhecida e mais forte.

1. Acompanhe as tendências em seu planejamento

O novo consumidor é exigente e cauteloso. Por esse motivo, é muito importante deixar claro o que você está oferecendo e fazer isso com antecedência, para ele ter tempo de avaliar sua promoção. Ainda mais fundamental é garantir que o seu restaurante esteja acompanhando as tendências. Tomar maiores cuidados com higiene e proteção é um exemplo, passando segurança para o consumidor.

Além disso, é importante tornar o seu estabelecimento cada vez mais digital, abraçando as novas tecnologias e estratégias. Isso vale desde os métodos de marketing via canais online até oferecer meios de pagamento variados. Seguir na vanguarda do seu segmento é uma maneira de fortalecer a sua marca e garantir que a Black Friday seja explorada ao máximo.

2. Defina os pratos, cardápio e descontos

Proporcione descontos reais e relevantes. Para isso, escolha seus melhores produtos com alta saída ou com margem maior para oferecer descontos especiais. Sem um planejamento, nenhuma das ofertas vai gerar o resultado esperado. Por isso, analise qual é o custo-benefício de cada prato ou opção que vai ganhar destaque na data, aumentando as suas chances de acertar na hora de atrair olhares.

3. Faça uma gestão eficiente do estoque

Após definir suas ofertas da Black Friday, você precisa garantir que seu estoque estará abastecido, podendo traçar uma estratégia com seu fornecedor para também oferecer descontos ou condições especiais para você, por conta do maior volume. Afinal, pior do que não aproveitar a data é não garantir que os clientes aproveitem as promoções. Para não correr esse risco, deve-se fazer um planejamento estratégico.

4. Divulgue em canais estratégicos

Chame a atenção dos seus consumidores: eles precisam saber que o seu restaurante também está participando da Black Friday. Caso contrário, o seu planejamento pode passar despercebido. Então, promova suas ofertas pela internet, seja por e-mail, WhatsApp, redes sociais ou Google Ads, mas sem se esquecer das mídias offline, como faixas, outdoors, flyers e banners.

Estabeleça um cronograma de envio de materiais de publicidade, pois divulgar com antecedência e frequência adequada é primordial para atingir resultados expressivos.

Assim, aumente o engajamento e o alcance das suas mídias sociais com táticas como o retargeting, para que mais pessoas sejam impactadas por suas ofertas imperdíveis e descubram todos os detalhes das suas promoções.

Ainda, atualize as fotos de perfil e a capa nas suas redes sociais com imagens de apelo à Black Friday e faça um sorteio extraordinário para aqueles que curtirem, compartilharem e marcarem amigos em seu Instagram ou Facebook. Isso leva o alcance do seu conteúdo a crescer de forma orgânica, garantindo que seja visto por muito mais pessoas e o número de clientes finais aumente.

5. Engaje seus times comercial e operacional

Participar da Black Friday é uma vitrine única para seu restaurante, e a experiência que você proporciona aos seus consumidores durante a jornada de compra nesse período é crucial para garantir a fidelidade futura deles. Para atingir esse objetivo, você precisa de um time motivado, que entenda a importância do momento e saiba explorar a data para conseguir melhores números.

Planeje o marketing para a Black Friday em seu restaurante

Seja criativo, fale com o seu time e colete sugestões do que pode ser feito para oferecer a melhor experiência para seu cliente. As opções são infinitas. Uma das possibilidades é a entrega. O delivery já registrou um aumento considerável durante a pandemia, e a tendência é que os descontos de estabelecimentos aumentem ainda mais essa demanda.

Aplique descontos nos principais pratos do seu restaurante ou em itens adicionais, monte combos especiais para atender a família inteira e entregue uma experiência inesperada e inesquecível. Também pode oferecer brindes ou mesmo distribuir vouchers para próximas compras e uma embalagem diferenciada para se destacar. O ideal é fazer mais do que está disponível em uma data comum.

Para o período da noite, incentive seu cliente a consumir produtos complementares e mais rebuscados. Você pode ofertar itens a preços simbólicos, como todas as entradas por apenas R$ 5. Outras opções são elaborar combos do tipo “compre 1 drinque, e o 2º sai de graça” ou oferecer 50% de desconto em todas as sobremesas.

O mais importante é entender qual é o perfil do seu público e o que ele costuma procurar nessa época. Assim, se torna mais fácil direcionar os seus esforços e garantir que as mensagens impactem quem você mais deseja atrair.

Não fique de fora da Black Friday

Tire um tempo para estruturar e planejar sua Black Friday, pois é evidente a mudança de comportamento das pessoas, que desejam ser impactadas com experiências únicas e ficam mais propícias a gastar.

Defina sua estratégia, selecione os itens do seu cardápio que serão oferecidos, garanta estoque, divulgue suas promoções e descontos com antecedência e incentive seu time a participar desse momento único.

Essa é uma oportunidade para fazer diferente, se destacar, conquistar novos clientes, tornar sua marca mais conhecida ou, até mesmo, reconhecida e aumentar o faturamento do seu restaurante.

Ainda mais importante, é fundamental contar com parceiros que possam facilitar e potencializar os seus resultados no período. Soluções que otimizem a gestão do negócio, como a Linx, podem tornar o trabalho ainda mais simples. Ao automatizar tarefas mais burocráticas e que demandam tempo, a sua equipe foca a parte estratégica, voltando o foco para os resultados.

Agora que você já sabe como se preparar para a Black Friday em restaurante e qual é a importância de contar com uma solução especializada no assunto, que tal dar o próximo passo? Entre em contato conosco, conheça o nosso portfólio e aproveite as soluções que oferecemos!

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