Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
A Black Friday é uma das datas mais importantes para o varejo brasileiro atualmente. Em 2020, as vendas digitais na data ultrapassaram R$ 5 bilhões, 31% mais que no ano anterior. Cada vez mais, a data promocional marca presença em mais segmentos e se torna mais importante para estimular as vendas. A boa notícia é que a Black Friday em restaurantes também pode ser uma oportunidade!
Mas, na prática, como equilibrar o desafio entre preparar o seu estabelecimento para receber um volume bem mais alto de clientes sem prejudicar o atendimento ou a experiência ao cliente?
A Black Friday acontece sempre na última sexta-feira de novembro, menos de um mês antes do Natal. Para muitos setores, é um aquecimento importante para a temporada de fim de ano e uma oportunidade de “medir a temperatura” do consumidor para as semanas seguintes.
À primeira vista, pode parecer estranho falar de Black Friday em restaurantes, já que a data promocional chegou ao Brasil como um evento online focado em eletroeletrônicos. O sucesso foi tão grande, porém, que todos os setores podem encontrar oportunidades para explorar a data. Para isso, porém, é preciso tomar alguns cuidados:
A Black Friday é um período em que os clientes acreditam que farão compras com uma ótima relação custo/benefício. Como se trata de uma ação com data para terminar, existe um impulso de compras que pode ser aproveitado para gerar novas oportunidades, tanto nas vendas físicas quanto em aplicativos de delivery ou e-commerce.
Para obter melhores resultados na Black Friday em restaurantes, esteja atento a estes pontos fundamentais para a estratégia e execução das promoções:
Para lidar com consumidores digitalizados e exigentes, o restaurante precisa deixar claro o que está oferecendo e comunicar com antecedência. É por isso que a data é, cada vez mais, uma “Black November”.
Dados da Linx Digital referentes à Black Friday 2020 mostram que, no ano passado, as vendas do varejo cresceram 32% nos dias tradicionais de Black Friday, mas saltaram 70% em todo o mês. O varejo tem identificado oportunidades de relacionamento com o cliente nas semanas anteriores e engajado cada vez mais com os consumidores.
Por isso, seu restaurante precisa ser cada vez mais digital, abraçando novas tecnologias, como redes sociais e meios de pagamento sem contato. Seguir na vanguarda é uma maneira de fortalecer a sua marca e garantir que a Black Friday seja explorada ao máximo.
Na Black Friday, é essencial proporcionar descontos reais e relevantes. Nada de “metade do dobro”. Para isso, coloque em promoção aqueles itens com alta saída (para estimular o giro) ou que tenham margem maior (para estimular vendas cruzadas). Acima de tudo, faça um bom planejamento: analisar o custo-benefício de cada prato ou opção que será destacada na data aumenta a chance de acertar na hora de atrair os clientes.
A gestão dos estoques é crucial para o sucesso da Black Friday. Afinal de contas, o pior que pode acontecer é desenvolver uma campanha promocional e não ter o produto para entregar. Assim, analise o giro de seus insumos e negocie uma estratégia com seus fornecedores, para conseguir descontos ou condições especiais por volume.
Chame a atenção dos seus consumidores. Esse é um período de forte ação promocional, e eles serão impactados de todos os lados. Para se destacar, esteja presente nos meios em que seus clientes estão e trabalhe canais próprios, como seu site, sua base de e-mail marketing e os contatos via WhatsApp. O uso de táticas como o retargeting aumenta a possibilidade de engajamento do público: aproveite!
Também incorpore à estratégia mídias digitais, como redes sociais, mecanismos de busca e seu site, bem como mídias tradicionais. Para muita gente, faixas, outdoors, banners e anúncios em TV, rádio, jornais e revistas continuam funcionando muito bem.
Participar da Black Friday é uma ação que precisa ser encampada por todo o seu time, já que a experiência de consumo será transmitida pela sua equipe e é fundamental para gerar novas visitas e fidelizar o público.
Especialmente nos segmentos do setor de restaurantes em que a recorrência é maior, é possível aproveitar a frequência de consumo para gerar novas visitas ou compras. A pandemia tornou o delivery ainda mais importante para o setor de restaurantes e criou mais oportunidades de relacionamento.
Para utilizar o delivery a seu favor na Black Friday, estude iniciativas como:
Um modelo derivado do delivery e que pode ter um impacto importante em seu negócio é o take away. Trata-se de um modelo em que o cliente faz o pedido de forma digital e realiza a coleta no restaurante. É o “clique & retire” adaptado para o segmento de alimentação, com todas as vantagens que esse modelo traz para a gestão e para a logística do negócio.
Como esse modelo não exige uma estrutura tão complexa quanto a de um drive-thru, e ainda permite que o cliente agende o horário de retirada de acordo com sua conveniência, o take away pode ser uma oportunidade interessante para atrair novos consumidores, gerar novas interações com seus clientes atuais e posicionar a marca de maneira positiva no dia a dia do público.
Para que essas modalidades gerem mais resultados, analise o perfil do seu público e entenda que tipo de ação promocional pode fazer sentido para ele. Isso fará com que seja mais fácil direcionar seus esforços e garantir que as mensagens impactem quem você mais deseja atrair.
A Black Friday é uma grande oportunidade para fazer diferente, se destacar, conquistar novos clientes, tornar sua marca mais conhecida e aumentar o faturamento do seu restaurante. Prepare-se e alcance seus resultados!
Agora que você já sabe como se preparar para a Black Friday em restaurante e qual é a importância de contar com uma solução especializada no assunto, que tal dar o próximo passo? Assine a newsletter do blog da Linx e fique por dentro das novidades para o seu negócio!