Como precificar combustível em postos? Entenda!
Postos de combustíveis

Como precificar combustível em postos? Entenda!

Um dos grandes desafios para os proprietários de postos é precificar combustível. O que deve ser considerado na hora de calcular o preço? Como não ficar com um valor muito acima do mercado, mas ao mesmo tempo não ter prejuízos?

É verdade que uma precificação correta é indispensável para ter bons lucros e garantir a competitividade do posto. Por isso, erros devem ser evitados, mas fazer esse cálculo não é tão complicado como muita gente pensa. Você só precisa ter atenção com alguns aspectos.

Também existem tecnologias que são grandes aliadas até mesmo para fazer essa precificação. Quer saber como funciona? Continue lendo e confira algumas dicas para não ter mais dúvidas na hora de calcular seus preços.

A importância de saber precificar o combustível

Se o preço está alto demais o cliente reclama, mas se o valor fica baixo demais quem sai no prejuízo é o proprietário. Por isso, na hora de precificar combustível, precisa existir um equilíbrio.

Fazer essa precificação do jeito certo ajuda a praticar valores justos para que os clientes não se sintam lesados. Ao mesmo tempo, garante que o seu posto seja mais competitivo e esteja páreo a páreo com os concorrentes. Isso proporciona um bom movimento e um lucro interessante.

Então, não podemos precificar combustível com base em “achismos”. O ideal é calcular tudo aquilo que impacta o valor dele e olhar para o mercado. Precisamos ter uma base daquilo que está acontecendo por aí para que o posto esteja alinhado com o que está sendo praticado.

4 dicas para saber como fazer a precificação do combustível

O mercado, seus concorrentes e até mesmo as características do seu próprio posto influenciam as decisões na hora de precificar combustível. Assim, você precisa olhar para diferentes aspectos na hora de trabalhar os valores. Confira algumas dicas para oferecer bons preços.

1. Analise a concorrência

É sempre importante observar o que os concorrentes estão fazendo. Essa é uma estratégia válida para empresas de todos os segmentos e oferece uma boa base também na hora de precificar combustível

Confira quais são os valores dos seus concorrentes diretos para observar se não existe uma grande diferenciação de preços, para mais ou menos. Assim pode definir uma margem que seja atrativa para o cliente e mantenha seu lucro.

2. Identifique os gastos do posto

Os custos operacionais do posto precisam ser cobertos pelos valores arrecadados para garantir a viabilidade do negócio. Então, você não pode precificar combustível sem saber quanto custa manter as portas abertas.

Organize as finanças para saber quais são os gastos do mês e ao longo do ano. Assim pode diluir esses valores no preço, sem cobrar de mais ou de menos. Terá a certeza de que eles estarão cobertos.

Meios de pagamentos em postos de combustíveis e lojas de conveniência

3. Ter um bom controle do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um controle financeiro que você precisa realizar de preferência todos os dias para acompanhar as entradas e saídas. Um bom controle do fluxo de caixa faz toda a diferença para conhecer os recursos disponíveis para arcar com as obrigações do posto. Isso impacta a precificação porque mostra se há necessidade de ajustar valores.

4. Investir em bons sistemas para postos

Contar com a tecnologia é uma excelente estratégia para precificar combustível. Com um bom sistema para postos você controla tudo de uma forma mais eficiente, inclusive desfrutando da facilidade da precificação dinâmica, para acompanhar todas as oscilações do mercado e adequar seus valores.

A Linx tem a solução ideal para postos de todos os tamanhos. Com uma operação simplificada, centraliza informações para gerenciar seu negócio com praticidade, agilidade nas rotinas e total segurança, além do suporte 24×7 para ajudar você em qualquer situação.

Focando aquilo que precisa ser considerado, apostando na tecnologia e tomando decisões inteligentes, precificar combustível não vai ser mais um problema para você. Não se esqueça de que bons parceiros fazem a diferença nesse momento, garantindo o sucesso do seu negócio.

Gostou da ideia de adotar um sistema para postos de combustível? Então acesse o site da Linx e confira como essa ferramenta funciona!

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

Nosso website faz uso de cookies. Para mais informações, acesse nossa Política de Cookies.

Vendas pelo Whatsapp

Suporte
ao cliente