Como organizar um estoque de óculos em óticas?

Como organizar um estoque de óculos em óticas?

Ter um estoque de óculos para sua ótica de forma alinhada pode ajudar a vender mais, entender o comportamento dos clientes, oferecer melhores promoções e evitar imprevistos. 

 A gestão dos estoque  é estratégica para o sucesso de qualquer negócio. No varejo, ter o produto disponível na loja, ou disponível para entrega / retirada em pouco tempo, costuma ser decisivo para a decisão de compra. 

Como, cada vez mais, a procura pelos produtos começa nos meios digitais. Segundo o Google, 74% dos consumidores que vão a lojas físicas e antes pesquisam online buscam informações como o horário de funcionamento, o endereço da loja ou se o item desejado está disponível naquele PDV específico. 

A pandemia deu ainda mais destaque à questão da disponibilidade de produtos. Com as dificuldades de abastecimento e a disrupção das cadeias de suprimento em todo o mundo, 81% dos consumidores americanos disseram que gostariam de ser avisados quando o produto desejado estivesse disponível. 

Para que esse desejo dos consumidores se torne realidade, porém, o varejo precisa estar preparado. Estoques bem organizados e o uso de tecnologia fazem com que seja possível entregar o tipo de experiência que o cliente deseja. 

Estoques e óticas: uma combinação fundamental 

Cada segmento do varejo tem suas peculiaridades, e as óticas não escapam dessa regra. Normalmente, o varejo se serviços com entrega futura desenvolve lojas que são showrooms de produtos, uma vez que costuma ser necessário fabricar as lentes sob medida. Esse é mais um motivo importante para gerenciar bem seus estoques de armações e realizar com frequência, o inventário. No caso das lentes, conseguir entregar mais rápido pode ser um diferencial importante, por exemplo: óculos de sol, são itens em que a compra por impulso é importante. E a venda só acontece se o item desejado estiver disponível. Aqui, ter o item correto na hora certa é essencial.   

estoque de óculos

Como organizar o estoque de óculos? 

Diversas ações são necessárias para organizar o estoque de óculos na sua ótica. Nem todas essas iniciativas acontecem dentro da loja física, mas nem por isso seu impacto pode ser descartado. Por isso, esteja atento a itens como: 

1. Controle físico e financeiro 

O controle físico e financeiro de estoque tem o objetivo de informar a quantidade de cada item. Ele deve ser feito em cada loja e em cada centro de distribuição, uma vez que controlar as entradas e saídas dos produtos é uma das funções mais básicas e importantes de qualquer negócio. 

Na sua ótica, o controle de estoque  de óculos oferece informações importantes sobre o negócio, sobre as vendas, seus custos e o comportamento dos clientes. Por isso, automatize o controle das informações de estoque para entender melhor os consumidores e definir políticas de precificação e promoções.  

Por conta disso, gerenciar bem a reserva de estoque é imprescindível, já que a ótica não fatura 100% a venda no momento da encomenda. A boa gestão faz com que não haja problemas com rupturas.  

2. Priorize a curva de Pareto 

A expressão “curva de Pareto” parte do conceito de que 20% dos produtos costumam representar 80% das vendas. Os números podem ser ligeiramente diferentes, mas todo negócio tem uma grande concentração de receitas em poucos itens, enquanto a maior parte traz uma contribuição bem pequena. 

Quem entende isso chega logo à conclusão clara: priorize os 20% mais importantes que respondem pela fatia do leão das suas vendas. E como saber quais são esses itens? A partir das informações do seu sistema de gestão. Quem controla as vendas com o uso de tecnologia consegue identificar rapidamente quais itens são mais importantes e não podem faltar. 

Um alerta importante: com o tempo, a lista dos 20% de itens mais importantes vai mudando. Por isso, analise periodicamente sua demanda para garantir que os produtos-chave estejam sempre disponíveis. 

 3.  Esteja atento às sazonalidades 

O controle de estoque de óculos é ainda mais importante quando o assunto são os picos de sazonalidade. Um modelo de óculos pode vender muito no verão, mas encalhar no inverno. Esses são itens ainda mais sensíveis, uma vez que a falta do produto no meio da estação pode significar uma perda de vendas por muito tempo. 

Por isso, é preciso acompanhar de perto os itens sazonais, especialmente os que fazem parte da curva de Pareto. Nesses casos, a falta pode ser fatal para suas vendas. 

Uma variação da sazonalidade é um pico de vendas em função de algum outro evento externo, como uma novela, filme ou programa de TV, ou até mesmo a volta às aulas. Um item pode ter um pico de demanda por ser usado por um influencer relevante – e saber identificar o que está gerando essas vendas adicionais é importante para entender se o interesse pelo produto terá vida longa ou não. 

4. Melhore seus prazos, sempre 

Negocie melhores prazos de entrega e planeje melhor a compra com os fornecedores, pois será possível repassar esses ganhos para os clientes. Com isso, você irá superar as expectativas dos clientes e aumentar as vendas. 

Uma alternativa a essa situação é ter uma política de privilegiar parceiros de negócios com prazos mais enxutos de entrega. Dessa forma, sua ótica se torna mais eficiente e pode atender seus clientes de forma mais rápida. 

5. Cuide do sortimento básico 

Os lançamentos são essenciais para trazer o consumidor de volta para conhecer novidades e dar um senso de frescor para o sortimento da loja, mas não se deve deixar de lado o essencial da operação. Itens básicos ou clássicos sempre são uma boa pedida, já que são atemporais. Vendem bem e, por isso, geram uma receita estável para a ótica. 

6. Antecipe-se aos problemas 

Uma boa gestão de estoques é uma gestão proativa. Esteja sempre em contato com os fornecedores e atento ao que acontece no mercado para antecipar situações que possam comprometer sua operação e ter alternativas para evitar problemas mais sérios. 

Problemas podem surgir de qualquer lugar. Novas taxações, questões de importação e rupturas na produção ou na distribuição podem fazer com que os clientes vejam seus pedidos atrasarem ou os prazos ficarem longos demais. Nesses casos, eles poderão procurar um concorrente – e você terá perdido o cliente, talvez para sempre.  

7. Lentes de contato 

As lentes têm um prazo específico para produção de acordo com a marca, benefícios e distribuição. Um bom controle de prazo de entrega, previsto na venda do produto, e uma boa gestão do fluxo de pedidos são funcionalidades encontradas em nossas soluções para ótica. 

Analisar o estoque de óculos da sua ótica e identificar os itens que estão vendendo mais é essencial para aproveitar novas oportunidades de negócio. Por isso, conte com um sistema de gestão capaz de fazer previsões com base em dados, automatizar promoções, fidelizar clientes, integrar todas as áreas da ótica e oferecer melhores experiências para os consumidores. 

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