E-commerce
Fórum ECBR 2023: confira os principais insights do evento
O Fórum ECBR 2023, realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo, nos dias 25, 26 e 27 de julho,
Para ter um e-commerce que gere o retorno esperado, é necessário um cuidado especial com o fluxo logístico das lojas virtuais e físicas.
É necessário antes de mais nada um estudo minucioso e bem delimitado que envolverá todas as operações do seu negócio para que, o resultado seja clientes satisfeitos que recebem o que precisam e quando precisam.
Pensando nisso, para ajudar na elaboração e melhoria da sua estratégia de negócio, preparamos 5 dicas para o processo logístico do seu e-commerce:
É extremamente necessário que seja feito previamente para que toda logística saia como esperado.
Mensure as etapas da operação como atendimento, estoque, envios realizados e pense no fluxo logístico de cada um deles.
Quando pensamos em fluxo, devemos levar em consideração a importância do cliente nesse processo, afinal ele é o responsável por fazer seu e-commerce existir.
Lembre-se que a compra online normalmente causa insegurança ao consumidor, e que para isso, é necessário que ele sinta total segurança na sua loja virtual.
Organize seu fluxo para entregar informações verdadeiras e precisas sobre, por exemplo, prazo de entrega, disponibilidade de produtos, política de devoluções, reclamações ou troca.
Sua loja virtual precisa levar em consideração a logística reversa dentro do fluxo.
A logística reversa para os e-commerces nada mais é do que o ciclo das embalagens dos produtos do seu negócio.
A ideia é praticar o retorno até a sua loja novamente para reaproveitamento, ou quando não é possível, destiná-las a locais de reciclagem.
Com a medida de logística reversa, seu negócio pode reduzir os custos com matéria-prima de embalagens ou invólucro de produtos, por adotar uma postura ambiental ganha mais satisfação dos clientes, além de cumprir legislação ambiental.
Mas, para implementá-la considere estruturar primeiro toda o fluxo do seu e-commerce para entender como realizar trocas e devoluções em um tempo cada vez menor.
Não esqueça que a estruturação independentemente da operação é indispensável para o seu negócio!
No processo logístico da sua loja virtual, será necessário para a organização das entregas, um operador logístico.
Quanto maior forem os números, mais precisamente você terá que recorrer a uma transportadora para as entregas, mas se sua loja realiza um grande número de vendas, talvez um pacote com os Correios seja mais atrativo.
Estruturar um fluxo do seu e-commerce significa ter controle sobre o que você vende e recebe, controle de estoque e entregas e retornos.
Desta forma, o uso de um software especializado para centralizar tudo o que você precisa saber sobre seu negócio é interessante para conseguir ter um fluxo mais eficiente e preciso.
Para ajudar você a entender e ter todas as informações necessárias de forma fácil e rápida, a Linx tem a solução perfeita para você.
Plataforma pronta para atender projetos de e-commerce com maior complexidade operacional no B2C, B2B e Omnichannel. Tudo administrado em um único painel.