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Como organizar a logística das lojas virtuais e físicas?

Como organizar a logística das lojas virtuais e físicas?

Para ter um e-commerce que gere o retorno esperado, é necessário um cuidado especial com o fluxo logístico das lojas virtuais e físicas.
É necessário antes de mais nada um estudo minucioso e bem delimitado que envolverá todas as operações do seu negócio para que, o resultado seja clientes satisfeitos que recebem o que precisam e quando precisam.
Pensando nisso, para ajudar na elaboração e melhoria da sua estratégia de negócio, preparamos 5 dicas para o processo logístico do seu e-commerce:[vc_empty_space height=”30px”]

Planeje previamente

É extremamente necessário que seja feito previamente para que toda logística saia como esperado.[vc_empty_space height=”30px”]

Para iniciar seu planejamento, procure conhecer e identificar cada passo que será necessário a curto, médio e longo prazo.

[vc_empty_space height=”30px”]Mensure as etapas da operação como atendimento, estoque, envios realizados e pense no fluxo logístico de cada um deles.[vc_empty_space height=”30px”][vc_single_image image=”16237″ img_size=”full”][vc_empty_space height=”30px”]

Pense no cliente em potencial

Quando pensamos em fluxo, devemos levar em consideração a importância do cliente nesse processo, afinal ele é o responsável por fazer seu e-commerce existir.
Lembre-se que a compra online normalmente causa insegurança ao consumidor, e que para isso, é necessário que ele sinta total segurança na sua loja virtual.
Organize seu fluxo para entregar informações verdadeiras e precisas sobre, por exemplo, prazo de entrega, disponibilidade de produtos, política de devoluções, reclamações ou troca.[vc_empty_space height=”30px”]

Estude a logística reversa para seu negócio

Sua loja virtual precisa levar em consideração a logística reversa dentro do fluxo.
A logística reversa para os e-commerces nada mais é do que o ciclo das embalagens dos produtos do seu negócio.
A ideia é praticar o retorno até a sua loja novamente para reaproveitamento, ou quando não é possível, destiná-las a locais de reciclagem.
Com a medida de logística reversa, seu negócio pode reduzir os custos com matéria-prima de embalagens ou invólucro de produtos, por adotar uma postura ambiental ganha mais satisfação dos clientes, além de cumprir legislação ambiental.[vc_empty_space height=”30px”]

Tudo isso porque as trocas, devoluções e erros da expedição são mais frequentes para compras online do que as realizadas em lojas físicas.

[vc_empty_space height=”30px”]Mas, para implementá-la considere estruturar primeiro toda o fluxo do seu e-commerce para entender como realizar trocas e devoluções em um tempo cada vez menor.
Não esqueça que a estruturação independentemente da operação é indispensável para o seu negócio![vc_empty_space height=”30px”][vc_single_image image=”16243″ img_size=”full” alignment=”center”][vc_empty_space height=”30px”]

O operador logístico é mais importante

No processo logístico da sua loja virtual, será necessário para a organização das entregas, um operador logístico.[vc_empty_space height=”30px”]

Na maioria dos casos, sua opção pode ser os Correios ou uma transportadora, mas para essa importante decisão, é preciso considerar alguns pontos como o fluxo de vendas do seu e-commerce e a dimensão dos produtos que serão vendidos, por exemplo.

[vc_empty_space height=”30px”]Quanto maior forem os números, mais precisamente você terá que recorrer a uma transportadora para as entregas, mas se sua loja realiza um grande número de vendas, talvez um pacote com os Correios seja mais atrativo.[vc_empty_space height=”30px”]

Conheça melhor os softwares específicos

Estruturar um fluxo do seu e-commerce significa ter controle sobre o que você vende e recebe, controle de estoque e entregas e retornos.
Desta forma, o uso de um software especializado para centralizar tudo o que você precisa saber sobre seu negócio é interessante para conseguir ter um fluxo mais eficiente e preciso.
Para ajudar você a entender e ter todas as informações necessárias de forma fácil e rápida, a Linx tem a solução perfeita para você.[vc_empty_space height=”30px”]

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