Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
A data, junto com a Black Friday e o Natal, é uma das mais importantes para o varejo e a sua loja deve planejar-se com antecedência para atender bem os consumidores
Datas sazonais como o Dia das Mães são responsáveis por mais da metade da receita anual de um e-commerce. O Google – em parceria com a Serasa Experian – identificou, por exemplo, a variação do volume de buscas para cada data comemorativa e o termo “Dia das Mães” em cinco anos teve um aumento de 34%, enquanto “Dia dos Namorados” (24%) e “Dia dos Pais” (19%) somaram menos buscas. Além disso, a expectativa do comércio eletrônico para 2019 é faturar R$ 3,3 bilhões na data, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Mas, por onde começar toda essa preparação?
Estoque
Fazer uma boa gestão do estoque é o primeiro passo para garantir as vendas e a satisfação do cliente em momentos de grandes movimentações de venda. Mesmo faltando pouco tempo para a data, precisamos lembrá-lo que abastecer o estoque com antecedência (pelo menos três meses antes) é importante para não deixar de vender por falta de produto.
Confira o que você precisa fazer para não ter dores de cabeça com o estoque no Dia das Mães:
Campanha direcionada
Além das promoções com menor preço, é possível organizar uma campanha direcionada e destacar um dos produtos carro-chefe da sua marca. Se você vende cosméticos, porque não lança uma nova fragrância especial para o Dia das Mães? Ou quem sabe não cria uma linha de batons especial para a data?
A verdade é que existem inúmeras possibilidades de chamar a atenção do consumidor e tornar uma data sazonal como essa um dia muito especial. As promoções e campanhas personalizadas estão aí para isso. Não perca tempo e procure conquistar o coração dos seus clientes surpreendendo com novidades.
Vitrine loja física e e-commerce
Deixar a vitrine decorada e totalmente personalizada para receber os consumidores também faz parte disso. Então, cerca de um mês antes, organize a sua vitrine colocando em evidência os produtos da campanha e também outros itens que você sabe que tendem a fazer mais sucesso entre os consumidores, distribuindo tudo de forma estratégica.
No caso do e-commerce, faça um banner promocional que estará em destaque no seu site e use as cores da campanha para chamar atenção dos clientes. Nesse momento, é importante, também, treinar a equipe de atendimento, orientando para os produtos em destaque, combos e promoções – lembrando que até mesmo aqueles que estão por trás da sua loja virtual devem estar alinhados com o discurso de venda para atender aos chamados do consumidor.
Principais estratégias
Depois de preparar o seu negócio, é preciso elaborar as melhores estratégias de venda para a data. Dar um mimo para as mães pode não ser algo tão barato ou até mesmo fugir do orçamento dos consumidores. No entanto, eles continuam ávidos por encontrar os melhores preços para presentear aquelas que amam. Veja, a seguir, o que fazer para atrair clientes para a sua loja e oferecer as melhores opções de compra no Dia das Mães:
Histórico de vendas
Resgatar o histórico de vendas e verificar quais foram os produtos mais vendidos no mesmo período do ano anterior é uma ótima estratégia para antever o interesse dos consumidores. A partir disso, é possível colocar em evidência as mercadorias certas – seja na sua loja física ou virtual – e oferecer ao cliente exatamente aquilo que ele procura na data.
Além disso, fazer esse resgate ajuda na gestão do negócio. Você pode negociar os produtos com os seus fornecedores com antecedência e diminuir o risco de errar nas contas na hora de abastecer o seu estoque. E quem sabe, assim, não garante algumas compras certas que não aconteceriam se não tivesse feito essa organização prévia e dado destaque para determinados produtos na sua loja?
Promoções
Voltando ao assunto “promoções”, quando pensamos no Dia das Mães logo vem em mente a oferta de produtos por um preço mais acessível. Na data, é possível colocar como destaque a mercadoria que está em evidência na sua campanha promocional, assim como oferecer combos e kits para atrair ainda mais o desejo de consumo das pessoas. E se possível, ofereça frete grátis tendo um valor mínimo de compra como condição.
Outra estratégia eficiente para aumentar as vendas na data é colocar em promoção produtos específicos, que são de uso diário. No caso das lojas de perfumaria, diminuir o preço dos sabonetes, cremes e perfumes é uma boa tática. Isso porque o cliente, além de levar um presente para a sua mãe, pode acabar comprando outras mercadorias pelo simples fato de estarem com o preço menor.
Mídias sociais
Hoje, as mídias sociais são um verdadeiro chamariz e podem ser usadas para auxiliar as vendas do seu negócio. Quando o Dia das Mães estiver próximo de acontecer, prepare materiais para divulgar a sua campanha promocional, crie enquetes para conhecer melhor o desejo de consumo dos seus clientes e faça sorteio de produtos.
Procure também destacar os principais produtos que estarão em oferta no dia e não deixe de atrair os consumidores para as suas promoções. Para isso, é possível criar uma hashtag e, assim, aumentar a interação nos seus canais, atingir novos públicos e captar clientes para o seu negócio.
Pós-venda
Depois de passar o Dia das Mães, é preciso pensar nas estratégias pós-venda. Uma das principais formas de conquistar aquele consumidor que comprou de você em datas sazonais é por meio de cross-selling. Oferecer produtos complementares àquele que a pessoa adquiriu pode funcionar muito bem para fazer com que ela volte a interagir com a marca e conheça mais produtos da sua cartela de ofertas.
Outra possibilidade é enviar pesquisas de satisfação para saber como o cliente se sentiu depois de ser atendido por você, afinal, saber a opinião dos consumidores é o ativo mais valioso que se pode ter para melhorar as ofertas.
A partir disso, inicie uma conversa com ele e ofereça os múltiplos canais da sua loja (online e offline) como opções de atendimento, nutrindo esse consumidor até que ele se torne um cliente fiel. Mostre que a sua loja está planejada para vender em qualquer data e reforce a mensagem de que ali existem os melhores produtos para se comprar em qualquer ocasião.