Como o software em nuvem aumenta a lucratividade das farmácias
Farmácias e drogarias

Como o software em nuvem aumenta a lucratividade das farmácias

O setor farmacêutico pode acelerar seu desenvolvimento ao aderir um software em nuvem para impulsionar sua transformação digital. Conheça as vantagens.

A transformação digital é uma realidade estabelecida e vem tomando formas cada vez mais nítidas na indústria farmacêutica. Seus recursos não apenas facilitam as atividades operacionais, mas compõem uma parte importante da estratégia de inovação e competitividade das empresas do setor. Suas consequências naturais são a ampliação de abrangência comercial, o aumento de lucratividade e o incremento de qualidade.

As redes de farmácia precisam acelerar sua adesão à transformação digital também para aproveitar melhor as oportunidades geradas pelas novas facilidades trazidas pela telemedicina, como o atendimento à distância, prescrições médicas validadas por certificado digital e delivery de fármacos, entre outras.

E para quem pensa que isso é possível apenas para grandes players do setor, podemos afirmar que não poderia estar mais errado. Hoje, o mercado disponibiliza soluções acessíveis tanto para o microempresário quanto para redes de alcance nacional. Aqui mesmo na Linx, temos uma solução chamada Linx FarmaCloud focada em redes de farmácias com até 5 unidades.

Dessa maneira, não importa qual seja o tamanho da operação, é possível fazer parte de um ecossistema digital, no qual os sistemas são integrados, abrangentes e estruturados. Essas características são diferenciais para a análise de dados que vai apoiar a tomada de grandes decisões, além de tornar a gestão muito mais ágil, lucrativa e capaz de se antecipar aos problemas.

Software em nuvem

Como um software em nuvem pode mudar a sua farmácia?

Os softwares de gestão para o setor farmacêutico são amplamente utilizados, mas muitos deles ainda são centralizados e com limitações. Em alguns casos isso se deve pela capacidade dos hardwares utilizados em sua instalação, que demandam atualizações manuais, tanto do próprio programa, quanto dos equipamentos envolvidos nessa operação.

Essa barreira é ultrapassada quando são contratados software em nuvem. As atualizações das aplicações são administradas e enviadas online pela empresa fornecedora da solução e a estrutura física é muito mais econômica para a farmácia – dependendo apenas de um computador, tablet ou smartphone e conexão com a internet.

Além disso, a empresa contratada para fornecer a solução se responsabiliza pelo cumprimento da LGPD, pela integração com o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC) e pelos necessários backups das informações do sistema. Na Linx, as nossas soluções para farmácias e drogarias atendem todos esses requisitos.

Outras vantagens de adquirir uma software em nuvem para gestão de farmácias são:

Gerenciamento do estoque em tempo real 

Esse tópico ainda é uma questão complicada em muitas redes de farmácias. Fazer a gestão de estoque sem a consolidação das informações do e-commerce e das lojas físicas pode gerar gargalos e prejuízos. Um software em nuvem que integra a movimentação das lojas junto com o e-commerce é indispensável para melhorar a previsão de compras, aumentando o poder de negociação da rede com a indústria.

Plataforma de ações de fidelidade

Os programas de fidelidade têm se mostrado muito eficientes para manter a recorrência dos clientes, ao mesmo tempo em que fortalecem a marca. Com um software de gestão de farmácia é possível ter relatórios sobre esse público específico e, a partir da interpretação de dados, investir em ações para potencializar as ações de fidelidade certas.

Acompanhamento e controle da entrega de produtos

Cada vez mais as pessoas esperam receber seus produtos no menor tempo possível, sobretudo quando se trata de medicamentos. A gestão digital do pedido pode controlar mais precisamente esse percurso, dando insights sobre melhorias a serem adotadas ou mesmo disparar alertas quando problemas forem detectados.

Simplificação da gestão financeira e fiscal

Com um software em nuvem que integra todas as informações, a gestão de entradas e saídas torna-se muito mais rápida e precisa. Com isso, é possível focar na otimização de recursos financeiros e negociação de insumos.

Gestão de convênios, PBM e CMV

Essas parcerias abrem a possibilidade de oferecer descontos maiores aos clientes, ajudando a fidelizar o público, trazendo mais conveniência e satisfazendo os consumidores.

Acompanhamento dos indicadores de vendas

A emissão de relatório de vendas é primordial para realizar ações locais de promoção de determinadas categorias. É uma forma dinâmica de desenvolver campanhas-relâmpago ou alterar as estratégias com mais agilidade.

Administração de múltiplas lojas

As redes de farmácia precisam de soluções capazes de dar uma visão abrangente sobre o desempenho global, mas também devem acompanhar o que acontece em cada loja. Com um software de gestão para farmácias essa tarefa torna-se muito menos trabalhosa, permitindo empenhar mais energia em análises que possam trazer resultados que beneficiem todo o negócio.

Realizar a gestão de uma farmácia ou de uma rede exige o uso de recursos que tragam eficiência, agilidade e análise crítica de dados. Somente a adesão a soluções digitais pode atender todos esses requisitos básicos para o sucesso e evolução do negócio farmacêutico.

A Linx tem grande experiência nesse mercado e conta com soluções completas para um varejo atualizado, eficiente e ágil. Fale com a gente para trabalharmos juntos pelo seu crescimento.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!