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Metas de vendas: veja como definir para a equipe de sua loja
A definição das metas de vendas de uma loja precisa ser objetiva e realista com o negócio. Entenda como definir
O Varejo de Moda tem muitas oportunidades na Copa. Saiba como aproveitar esse momento para gerar mais resultados
Falta pouco para que o Brasil entre em “modo Copa”. É aquele período de quase dois meses em que tudo se organiza em torno de uma bola de futebol e da torcida pela seleção. Das compras antes do início dos jogos até o dia a dia das empresas e das pessoas, o país inteiro se transforma. E essa transformação tem um grande impacto sobre o setor de moda na Copa.
Neste ano, a Copa tem um componente extra: ela acontece em novembro/dezembro, e não no tradicional período de julho/agosto – o calor no deserto do Catar tornaria impossível um bom espetáculo durante o verão. Para o varejo brasileiro, a mudança de data faz a Copa acontecer durante a temporada de Black Friday e na corrida para o Natal – trazendo mais complexidade para o planejamento das promoções e da operação das lojas.
O grande desafio é: como acertar na gestão das ações durante este período? Como impulsionar as vendas de moda na Copa sem canibalizar a Black Friday e o Natal? Para isso, esteja atento a estes 4 pontos importantes.
A Copa do Mundo começa no dia 20 de novembro, 5 dias antes da Black Friday – e a estreia do Brasil acontece na véspera da data promocional. A final da Copa acontece no dia 18 de dezembro, uma semana antes do Natal. Como dificilmente o Brasil fará apenas 3 jogos (só fomos eliminados na primeira fase em 1966) e perder nas oitavas de final é raro (apenas em 1990), espere que o clima de Copa esteja presente no mínimo até as quartas de final, nos dias 9 e 10 de dezembro. Chegando às semifinais, o Brasil disputa mais dois jogos e estará no mínimo na decisão de 3º lugar, no dia 17 de dezembro.
A Copa influencia fortemente o comportamento dos consumidores. Segundo o Google, que mapeou as expectativas dos consumidores e sua intenção de compra durante o período, 86% dos brasileiros pretendem acompanhar os jogos e o interesse é quase 50% maior que na Copa passada. Além disso, existem 4 grandes momentos de compra, começando com as grandes aquisições planejadas de televisões, celulares e eletroeletrônicos e chegando até a cerveja e os petiscos para acompanhar as partidas.
Para o setor de Moda, a Copa é muito importante, pois estimula a venda de camisetas, artigos esportivos e produtos com a temática do evento. Embora a maior parte dessas vendas se concentre nas duas semanas pré-Copa (coincidindo com a Black Friday), quanto melhor a seleção jogar e mais avançar no torneio, mais aumenta o clima de otimismo, o que gera mais oportunidades de venda não apenas em relação à Copa, mas também para o Natal (lembre-se do calendário diferente neste ano!).
Tradicionalmente, o período de Copa é uma época em que o verde e o amarelo ganham destaque no guarda-roupa das pessoas. Nos últimos anos, porém, a política deu uma outra conotação ao uso dessas cores, o que pode exigir alguma criatividade para incorporar o clima do torneio ao dia a dia. Ainda assim, é possível trabalhar estampas e cores para “colocar mais futebol” em sua loja.
Tradicionalmente, a Copa acontece em um período sem outras campanhas promocionais, o que deixa o varejo um pouco “órfão” quando o torneio termina (ou o Brasil é eliminado). Desta vez, porém, o pré-Copa terá clima de Black Friday e o Papai Noel embalará o pós-Copa. Se o Hexa vier, o “bom velhinho” deverá trocar de cor e usar verde e amarelo. Se o título não vier, será possível mudar rapidamente para a campanha de Natal.
Para aproveitar bem todas as oportunidades, o varejo de Moda precisa trabalhar com vários cenários na Copa:
A Copa está chegando – e com ela surgem grandes oportunidades de venda e de construir relacionamentos de longo prazo com os clientes. com tecnologia, uso de dados e criatividade, você pode dar um grande impulso às suas vendas de Moda.
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