Um dos maiores desafios de quem possui um e-commerce e deseja aperfeiçoar e expandir sua loja é conseguir acompanhar o dinamismo da evolução digital. Muitos são os fatores essenciais que, juntos, otimizam sua plataforma — e, consequentemente, aumentam suas vendas. Um dos principais diz respeito à estrutura visual da sua loja. Por isso, neste post, abordaremos o layout de e-commerce, seja a sua loja própria ou parte de um marketplace.
O layout da sua loja diz respeito ao design empregado nela, e isso vai muito além da aparência ou de um visual atraente — implica também em uma elevada experiência do usuário, como usabilidade, acessibilidade, adaptabilidade a diversos dispositivos, entre outros. Entenda mais sobre o assunto:
O layout de e-commerce: pontos a destacar
Vamos analisar alguns pontos muito relevantes a respeito do aprimoramento do layout do seu e-commerce, com o intuito de otimizar sua loja e, consequentemente, turbinar o seu faturamento. Confira!
Organização da sua vitrine
Não é difícil fazer a analogia: imagine-se entrando em uma loja, por exemplo, de roupas. O estabelecimento não tem foco em um público-alvo definido. As gôndolas estão bagunçadas, com diversas peças de roupas espalhadas por todo canto. Você nem mesmo consegue achar onde ficam os provadores. Dá vontade de sair correndo, certo?
Agora, imagine o oposto: uma loja que possui total organização, as peças separadas por tipo, material, cor ou da melhor maneira para organizar uma loja de roupas. O importante é entender que, com sua loja virtual, é a mesmíssima coisa.
Aliás, podemos afirmar que é até mais importante, pois é muito mais fácil se evadir de um site do que de uma loja física. E a última coisa que você quer é perder um cliente porque seu e-commerce mais parece uma panela de ovos mexidos, certo?
O layout é essencial para manter essa organização. E quanto maior a diversificação de produtos, maior a necessidade de manter as coisas em ordem, de maneira limpa e de extrema facilidade de acesso.
Sendo assim, separe seus produtos por categorias. Por exemplo: se você tem uma loja virtual de perfumes, pode separar em: importados masculinos, importados femininos, nacionais masculinos, nacionais femininos, entre outros.
Aparência
O design da sua loja é essencial para o sucesso do negócio. O primeiro item que seus possíveis clientes notarão ao chegarem ao seu portal é a aparência dele. O visual precisa atraí-los, caso contrário, nem se darão ao trabalho de olhar os seus produtos.
Nesse ponto, conta muito a combinação de cores, os vídeos e as imagens — que devem ser bem produzidos e de excelente qualidade gráfica —, além do uso de uma tipografia que esteja relacionada ao perfil da sua loja, associada a uma copy decente.
Uma dica: em épocas de grandes eventos ou promoções, como o Natal ou a Black Friday, procure adaptar seu layout de acordo com a data comemorativa. É importante, também, estar preparado para os desafios típicos dessas ocasiões, que costumam aumentar bastante as vendas.
Usabilidade
Também não adianta muito ter um visual bacana, com uma disposição dos produtos bem organizada, se o seu site é um tanto quanto complicado de se usar. Esse é um dos principais fatores do layout que pode espantar ou manter clientes: a usabilidade.
Usuários gostam de navegar pelos sites utilizando poucos cliques, especialmente quando estão realizando uma compra, pois a demora ou a dificuldade em concluir o processo os fazem desistir com muita facilidade.
Tenha certeza de manter o acesso ao carrinho de maneira dinâmica e eficiente, e que a conclusão de uma compra seja fácil e prática para o cliente.
Outro quesito fundamental é investir em chamadas para ação (CTA, ou call to action) atrativas para aumentar suas vendas.
Acessibilidade web
Tornar o seu e-commerce acessível a todos significa que você pode investir em uma forma de torná-lo usável para pessoas com deficiências diversas (visual, motora, auditiva, cognitiva, etc.).
Existem muitas formas de se fazer isso, tanto que a acessibilidade web tornou-se um campo próprio de estudo dentro da área de tecnologia virtual.
Esse é um tópico complexo, mas, apenas para trazer alguns exemplos de tecnologias disponíveis para a acessibilidade que poderiam ser unidas ao layout de e-commerce, podemos ressaltar: softwares de leitura da tela (bastante úteis para deficientes visuais), softwares de ampliação de tela (também para deficientes visuais), softwares para reconhecimento de voz (excelente para quem tem problemas motores ou dificuldades para usar as mãos), entre muitos outros.
Design responsivo
O design responsivo é aquele layout que se adapta automaticamente a qualquer dispositivo pelo qual o usuário esteja acessando sua loja.
Em uma época em que os computadores de mesa e até os laptops deram lugar, em boa parte, ao uso de tablets e smartphones, é praticamente um “suicídio” mercadológico um e-commerce não possuir um layout responsivo.
As pessoas acessam a internet, na maior parte do tempo, pelos seus smartphones, e cresce exponencialmente o número de usuários que antes faziam compras apenas pelo computador e passaram a usar o telefone para o mesmo fim.
O layout de e-commerce: aumentando as taxas de conversão
Aprimorar o layout da sua loja virtual tem como principal finalidade atrair novos clientes ou manter a fidelidade dos antigos.
O layout deve ser um dos tópicos mais importantes do seu plano de otimização de taxa de conversão (CRO, ou conversion rate optimization). Sem um layout rigorosamente adequado, o seu e-commerce está fadado ao fracasso. Basta que um único concorrente possua uma loja mais bem elaborada e pronto!
O conjunto do layout (design, usabilidade e dinamicidade) deve estar sempre associado a uma boa estratégia de marketing e, lógico, a uma boa copy. Tudo isso deve ser criteriosamente pensado e planejado para que seu negócio prospere e aumente as conversões de vendas cada vez mais.
Uma última dica é estar sempre antenado às novidades tecnológicas e também ficar de olho nos seus principais concorrentes, de forma a acompanhar o que eles estão fazendo. Afinal, assim como você, eles também querem aumentar as vendas e se sobressair.