Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
Terminais de autoatendimento trazem muitas vantagens para a operação de bares e restaurantes. Saiba como aproveitar a tecnologia e conquistar mais clientes.
Em todo o varejo, as filas no caixa são um dos pontos que mais desagradam os consumidores. Não é diferente no setor de Food Service: um estudo da plataforma online Tillster indica que 65% dos clientes iriam com mais frequência a um restaurante que oferecesse a opção de fazer o pedido em um terminal de autoatendimento.
Além disso, outros 30% disseram que, entre fazer o pedido em um caixa convencional e em um terminal de autoatendimento, preferem a segunda opção, mesmo que o tamanho da fila seja o mesmo. Isso mostra que incorporar tecnologia ao atendimento ao cliente não apenas o deixa mais feliz, mas também tem um impacto positivo no negócio como um todo.
As filas sempre representaram um gargalo na operação e um atrito extra no relacionamento com o consumidor. O autoatendimento é uma resposta a esse problema – e não somente por meio de totens: 64% dos restaurantes americanos estão adicionando formas de pagamento, como carteiras digitais, para permitir que os clientes comprem de qualquer lugar.
Cada vez mais, a jornada do cliente no Food Service deixa de ter um único formato – e a tecnologia é fundamental para fazer essa revolução acontecer.
Um estudo realizado pela National Restaurant Association (NRA), nos Estados Unidos, indica que 79% dos restaurantes disseram que totens de autoatendimento fizeram uma grande diferença na conveniência oferecida para os clientes. Isso se traduz em economia de tempo na produção do prato e agilidade na operação.
Além disso, existem outras vantagens em adotar terminais de autoatendimento para o seu Food Service. Entre as mais importantes estão as seguintes:
Pessoas detestam desperdiçar seu tempo e ficam impacientes sempre que precisam enfrentar uma fila. Três quartos dos consumidores abandonam filas que parecem muito longas ou demoradas – e certamente os demais prefeririam não ter que esperar pelo atendimento. No Food Service, ter filas menores (ou nenhuma) e menos pessoas esperando o pedido ficar pronto gera um ambiente mais convidativo para quem chega ao restaurante.
Pedidos feitos por meio de terminais de autoatendimento demoram 40% menos tempo para serem realizados, pois o próprio cliente faz o registro do pedido e o pagamento, e os pedidos são enviados automaticamente para a cozinha. Esse processo reduz qualquer chance de erro, uma vez não existe interação com o garçom ou atendente do estabelecimento.
Por melhor que seja o treinamento, no dia a dia é comum que o operador do caixa esqueça de fazer uma sugestão adicional ao pedido – especialmente nos horários de pico, em que a preocupação em diminuir a fila é prioridade. Já em um terminal de autoatendimento, o ticket médio costuma ser de 15% a 20% mais alto, devido às sugestões de itens adicionais feitas a partir do comportamento dos consumidores.
Erros acontecem, mas cerca de 20% dos clientes dizem que não retornam a um lugar que não atendeu seu pedido corretamente. Terminais de autoatendimento eliminam qualquer possibilidade de ruído na comunicação e evitam problemas de digitação no ato da solicitação do pedido.
Quer molho extra? Um hambúrguer diferente? Sem cebola, mas com pimentões? Terminais de autoatendimento dão liberdade para que o cliente personalize seus pedidos, ao mesmo tempo em que apresentam regras claras de precificação para cada item adicional ou substituto. Considerando que quase metade dos consumidores querem controlar o que estão comendo quando se alimentam fora de casa, esse é um ponto relevante.
Outra aplicação importante da personalização é para pessoas que têm restrições alimentares ou alergias e precisam evitar determinados itens. Essa adequação do pedido diminui erros que poderiam ter consequências mais sérias.
Com o uso de terminais de autoatendimento, a complexidade da operação do restaurante diminui e um possível ponto de lentidão no relacionamento com o cliente é automatizado. O consumidor tem a garantia de que sempre será atendido da mesma forma e aumenta a confiança na marca.
Cada metro quadrado do restaurante é valioso. O uso de terminais de autoatendimento muda a organização do espaço, permite processar mais pedidos ao mesmo tempo e entrega uma melhor experiência de compra para os clientes. Além de reduzir a ocupação e o gasto com mão de obra.
Em uma operação de Food Service, os terminais de autoatendimento são recursos muito eficientes de coleta de dados. Todas as informações sobre pedidos são registradas e é possível fazer mais testes com sugestões de vendas adicionais, considerando o perfil do cliente e a harmonização com o que já foi pedido. A capacidade de testar o impacto das sugestões sobre os clientes facilita a gestão e cria oportunidades de melhoria e de aumento de venda.
Todas essas vantagens levam a uma consequência importante: a fidelização dos consumidores. Ao ter experiências melhores, como tempo de fila reduzido, liberdade para montar seus pedidos conforme desejam, personalização das ofertas recebidas e entendimento de suas preferências, os clientes tendem a retornar mais vezes. Afinal de contas, cliente feliz volta sempre.
O autoatendimento tem um papel muito importante na fidelização dos clientes do seu restaurante. A tecnologia simplifica a operação do seu negócio do estoque à retaguarda, para uma melhor experiência para o consumidor.
O sistema Linx para bares e restaurantes faz a gestão completa do Food Service e acelera a adoção de tecnologias, como autoatendimento, no dia a dia do seu negócio. É aumento de eficiência, produtividade e vendas! Quer saber como podemos te ajudar a vender mais? Fale com a gente.
Descubra as principais alavancas de expansão para os negócios de alimentos e como elas podem transformar o jogo para os empreendedores em busca de sucesso no ramo no episódio do nosso PDV: “Como expandir no mercado de Food Service”?