O crescimento do uso dos dispositivos móveis aliado às necessidades das pessoas, fez com que uma nova demanda surgisse na internet: o site responsivo. Segundo dados extraídos da 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, feita pela Fundação Getúlio Vargas, em maio de 2016, o Brasil chegou a 168 milhões de smartphones em uso — vale lembrar que a nossa população alcançou a marca de 206 milhões de habitantes nesse mesmo ano.
Em relação a 2015, a alta registrada em relação ao número de aparelhos ativos foi de 9%. As mudanças comportamentais da população, de acordo com o responsável pelo estudo, são as grandes responsáveis pelo aumento no número de smartphones em uso. Notou-se a existência de uma relação entre idade e o uso de dispositivos móveis, onde quem é mais jovem tenta resolver os mesmos problemas de quem é mais velho pelo smartphone.
Logo, como mencionamos a necessidade de sites responsivos aumentou. Mas você sabe como esse acesso afeta a satisfação dos clientes? Continue a leitura desse post e saiba mais sobre esse assunto!
O comportamento do brasileiro
A mesma pesquisa que citamos na introdução deste post, aponta que em 2016 o número de smartphones superou o de computadores (notebooks, tablets e desktops). O jovem, por mais que tenha um computador, prefere consumir e produzir conteúdo pelo smartphone, já o mais velho opta pelos outros dispositivos.
A soma dos dois tipos de dispositivos faz com que cada brasileiro tenha, em média, 1,6 aparelho conectados à internet. A medida que esse número aumenta, cresce também as necessidades dessas pessoas em relação às mais diversas áreas de suas vidas, entre elas o consumo.
As pessoas passam cada vez menos tempo em suas casas, necessitando de soluções para os seus problemas quando estão se deslocando, trabalhando ou mesmo passeando. Já que não é possível e prático estar com um computador em mãos o tempo todo, o acesso à internet ocorre por meio do smartphone. É por eles que as pessoas começaram a fazer compras e acessar os comércios eletrônicos.
Para melhorar a experiência de navegação desses consumidores, os gestores de e-commerce se depararam diante de uma nova necessidade: tornar os seus sites responsivos. E o que seria isso?
O conceito de site responsivo
O site ou o layout responsivo é aquele que permite que o endereço de web acessado possa ser visto nos mais diferentes tamanhos de telas, sem que a experiência de navegação seja afetada. Ele é adaptável, ou seja, muda a aparência e a disposição dos itens que devem ser apresentados na tela para melhor encaixe em relação ao tamanho do dispositivo que o usuário está usando para acessá-lo.
Os sites não responsivos e a limitação das vendas
Imagine a seguinte situação: você precisa comprar um produto que sabe onde vende e tem a certeza de que, na internet, encontrará o menor preço. Em vez de ligar o computador, você pega o seu smartphone, abre o navegador e procura pelo produto que necessita.
Encontra o menor preço em uma loja on-line, porém ao acessá-la, nota que a versão do site aberto é idêntica à do computador — a única diferença é que tudo parece ter encolhido para caber na tela do seu dispositivo.
Então, você decide ir adiante, porém, precisa fazer uma série de gestos para aumentar o zoom da tela a cada passo durante a compra. Isso está te irritando e a lentidão do site começa a te incomodar. Lá pelas tantas, um botão não funciona direito. Você se aborrece e desisti da compra.
A cena descrita é mais comum do que você imagina. Ela ocorre pelo fato do site não ser responsivo e tentar fazer com que a experiência do computador seja a mesma do smartphone. O fato é que isso não dá certo.
Quando o site não é responsivo, ele acaba limitando o crescimento das suas vendas. Basta se lembrar da pesquisa citada no começo desse post. Se o número de pessoas que resolvem tudo por meio do smartphone está crescendo, essa é a oportunidade dos lojistas on-line investirem em plataformas que se adaptam às telas desses dispositivos.
O impacto na satisfação dos clientes
Apesar de você conseguir acessar praticamente todos os sites por meio do seu smartphone, a sua experiência em relação a um que não é responsivo e outro que é, com certeza, será diferente.
O fato de um site ser responsivo impacta diretamente na maneira como o seu cliente acessa os menus, os textos, as imagens e os botões — a usabilidade do seu e-commerce melhora para as pessoas. Quando você proporciona um acesso intuitivo e facilitado, o consumidor navega pelo seu site com mais satisfação.
O e-commerce com layout responsivo permite com que o consumidor inclua esse acesso às suas rotinas com o smartphone ao longo do dia. Se para ele é fácil resolver problemas, se comunicar com as demais pessoas, tirar fotos e acessar redes sociais, agora também é prático checar os preços em um e-commerce e aproveitar as ofertas para economizar um dinheiro.
A qualidade da interação que os seus consumidores têm com o site do seu negócio é muito importante, pois reflete a preocupação da sua empresa em poder prestar bons serviços, elevando assim a sua imagem diante dos concorrentes.
A importância dessa funcionalidade
Sejamos práticos: é inviável manter uma versão da sua loja para cada tipo de dispositivo. Em se tratando de sistemas operacionais móveis, temos, pelo menos, três representativos: Android, iOS e Windows.
Se você tivesse que fazer um aplicativo para a sua loja, teria que produzir três versões iniciais — uma para cada sistema. Dentro de cada um, existem inúmeros modelos de aparelhos e com versões desatualizadas desses sistemas operacionais — a chamada fragmentação.
Uma versão de sistema não necessariamente é compatível com a outra. Fora isso, temos incontáveis dispositivos com tamanhos diferentes de tela. Para completar, diariamente as fabricantes de smartphones lançam no mercado novos aparelhos. Sendo assim, a versão responsiva da sua loja on-line torna-se a mais abrangente das opções.
A experiência do usuário como prioridade do seu negócio
Você já ouviu falar de UX? Ela significa user experience, ou seja, a experiência do usuário. Esse é um termo bem recorrente no universo virtual, pois as pessoas estão sempre em busca de experiências que sejam facilitadas pela tecnologia.
Se o smartphone não tem todo o espaço que o notebook possui para navegação e interação com sua loja, ele requer, portanto, adaptações inteligentes para facilitar o acesso do seu usuário somente com uma mão.
Desde 2015 o Google privilegia os sites responsivos em seus resultados de busca. Essa mudança ocorreu pra promover experiências que fossem cada vez mais ricas para os seus usuários.
O design responsivo permite o aumento do alcance de sua marca, ultrapassando barreiras tecnológicas e colocando o seu negócio mais próximo aos seus consumidores. Ele também ajuda na hora de trabalhar o SEO e o marketing da sua empresa, além disso, carrega mais rapidamente e está adaptado a todos os navegadores.
Reflita sobre a importância de ter um site responsivo e o impacto disso na satisfação dos seus clientes, além de crescimento do seu próprio negócio.
Se você deseja fazer essa mudança no seu site, entre em contato conosco e saiba quais são as outras vantagens dessa mudança.