Farmácias e drogarias
Experiência do cliente nas farmácias: dicas para 2024
Setor está aquecido para esse ano, e as tecnologias ganham destaque para otimizar a gestão, atendimento e ótima experiência do
Quando se trata do setor farmacêutico, muitos proprietários e gestores não usam a vitrine de forma otimizada, para atrair clientes e aumentar vendas, pois o foco na comercialização de medicamentos está muito associado a momentos de necessidade.
Porém, produtos estéticos, cosméticos, da área de fitness e artigos de primeira necessidade para higiene pessoal podem ser muito úteis no marketing visual de uma farmácia. Mas como montar uma vitrine para isso?
Neste artigo vamos contar tudo o que você precisa saber para aumentar suas vendas usando essa estratégia. Confira!
Vitrines têm grande papel nas vendas por impacto visual. Em qualquer ramo é possível usar esse espaço para chamar atenção do público em potencial e atrair novos clientes para dentro do local. Para farmácias não é diferente.
Além de atrair os potenciais compradores para dentro do estabelecimento, elas permitem transmitir ao público emoções e sensações acerca da experiência de consumo. Por estarem na fachada, visíveis externamente, elas são a primeira impressão sobre o negócio.
No segmento farmacêutico, mais do que meros mostruários de produtos, as vitrines podem ser usadas como chamarizes para potencializar promoções ou para demonstrar os valores da empresa, como confiabilidade e respeito.
A versão física das vitrines pode parecer um meio ultrapassado de marketing, mas, se utilizada de forma estratégica, ainda tem muito para agregar ao negócio. Existem alguns cuidados que devem ser levados em conta na hora de pensar em como montar uma vitrine para uma farmácia. Veja!
Entender o perfil do seu consumidor é muito importante, pois utilizar a estratégia errada pode afastar os clientes. Por exemplo, se o bairro onde está localizada a farmácia tem uma população da classe A, não faz sentido abordar uma promoção na vitrine física. Nesse caso, a loja virtual, que não tem limitações geográficas, seria uma escolha mais adequada.
Outro ponto que pode impactar negativamente a imagem do negócio está relacionado com a legislação existente a respeito da exposição de produtos em farmácias de manipulação. Não respeitar tais regulamentos e fazer propaganda de determinadas fórmulas pode resultar em sanções.
Quando se trata de objetivos para vitrines físicas de farmácias existem dois grandes grupos que se destacam:
No primeiro estão incluídos os produtos em promoção e os itens que mais impactam a margem de lucro em farmácia. Já no segundo, estão as vitrines temáticas e engajadas, com finalidades associadas a gerar uma resposta emocional.
Independentemente se a vitrine é institucional ou promocional, ela deve contribuir para o resultado da venda. Compreender qual tipo delas tem melhores resultados, ou como mesclá-las em momentos chave, é fundamental.
Para isso, acompanhar a evolução do faturamento geral, da saída dos produtos utilizados como chamariz e o fluxo de pessoas que entram no estabelecimento são as melhores fontes de informação para que a tomada de decisão seja acertada.
A disposição dos produtos ou as quantidades nas quais serão expostos deve ser pensada a fim de criar uma organização visual harmoniosa, para que o público se sinta impelido a querer entrar e consumir. Colocar itens que são complementares juntos, como sugestão é um ótimo exemplo de como aperfeiçoar o uso da vitrine para ampliar as vendas.
Ao imaginar como montar uma vitrine virtual muitas dúvidas podem surgir, mas dando atenção para alguns pontos básicos esse processo será simples.
Facilidade para interagir e agilidade na hora de comprar são primordiais nos e-commerces. As vitrines devem seguir essa mesma lógica, com grande apelo visual, um ambiente simples, que permita uma navegação amigável e intuitiva. O site precisa ser responsivo e rápido, bem como o layout necessita estar otimizado para todos os tipos de dispositivos.
Sua marca deve ter a identidade visual aplicada em cada detalhe da loja virtual. Das cores, fontes e imagens escolhidas, até os produtos em destaque, tudo deve refletir a empresa.
Outro ponto importante é a linguagem utilizada para a comunicação. O tom e a voz da marca devem estar de acordo com o público-alvo, sendo clara e informativa, assim como, apresentar coerência em todos os canais de venda.
Se sua empresa já tem um conjunto de definições que compõem a identidade visual da marca, ele deve prevalecer no designer da loja virtual, sendo que os elementos externos acrescentados precisam ornar com essa imagem.
O layout não pode ser poluído ou apresentar qualquer excesso que o torne visualmente agressivo para o usuário, pois isso levará ao abandono da navegação no site.
No mundo virtual, pequenos detalhes impactam os resultados comerciais. Saber o que é melhor para seu negócio nem sempre é fácil, pois algumas soluções que funcionam para outras empresas não apresentaram os mesmos efeitos na sua.
Fazer testes é ainda o melhor meio de encontrar as definições ideais. Mesmo que pareça um processo pouco empírico, há técnicas que permitem a comparação dos dados para garantir um diferencial competitivo, por meio da vitrine virtual.
Desde a definição de quais produtos devem ganhar destaque, por serem muito procurados, até os que devem entrar em promoção, depende da informação correta estar disponível de forma ágil e no momento adequado. A tecnologia, por meio de um sistema para a farmácia, é uma grande aliada para amparar a tomada de decisão.
Na farmácia virtual ela possibilita a personalização da experiência do consumidor e a utilização de diferentes estratégias para cada etapa do ciclo desse processo.
Podem ser apresentadas tendências, novidades, artigos similares ou complementares, com base no que foi visualizado e adquirido. A interface de compra pode ser melhorada otimizando o site, somente considerando abandonos de carrinho.
Vitrines podem trazer excelentes resultados no ramo farmacêutico, sendo usadas para afirmar a imagem do negócio e, principalmente, ampliar as vendas. Ao entender como montar uma vitrine, seja ela física ou virtual e utilizando a tecnologia como aliada nesse processo, tais resultados serão facilmente alcançados.
Já está com várias ideias para a sua farmácia? Então, dê uma olhada neste artigo do nosso blog, pois ele lhe dará ótimos insights sobre cadastros de produtos, que vão ajudar, ainda mais, na montagem da sua vitrine.