E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Seu e-commerce não precisa ganhar dinheiro somente com seus próprios produtos; com suporte tecnológico, é possível criar oportunidades de geração de receita.
No varejo físico, é comum que a venda de produtos não seja a única fonte de receitas de uma loja. As empresas costumam aumentar seu faturamento por outros meios, como a venda de espaços privilegiados de exposição de produtos, a comercialização de mídia dentro do PDV e mesmo o desenvolvimento de serviços de análise de dados.
Até pouco tempo atrás, o e-commerce tinha que basear seu faturamento no negócio principal de venda de produtos e serviços. Varejistas mais avançados já conseguiam, por meio da análise dos dados de comportamento dos clientes, aumentar o volume e a recorrência das vendas, mas outras fontes de receitas eram pouco acessíveis.
Com o crescimento dos marketplaces, o jogo mudou. E, assim como acontece nos grandes shoppings virtuais, em que a plataforma fatura não somente com a venda de produtos, mas também com a comercialização de espaços publicitários, o e-commerce passou a ver essa linha de faturamento com outros olhos.
Atualmente, todo e-commerce pode atuar como um marketplace. E a lógica é cristalina: em vez de contar com produtos de todas as categorias em seu estoque – e imobilizar capital que poderia ser usado em outras atividades – o e-commerce pode aproveitar seu fluxo de visitantes para oferecer produtos de outras categorias, complementares ao negócio principal.
Dessa forma, um e-commerce de brinquedos pode comercializar espaços publicitários para que marcas de alimentos infantis, fraldas e vestuário, por exemplo, tentem aproveitar esse tráfego para vender. A vantagem é que, quando o consumidor encontra nos anúncios algo que o interessa, o e-commerce é remunerado por esse clique. Ao longo do tempo, isso representa receita adicional.
Para o consumidor, esse modelo de negócios também faz sentido, pois aumenta a conveniência da compra. Em vez de fazer uma outra busca, o cliente já é exposto a um produto que está relacionado ao seu comportamento de navegação e compra. É uma praticidade adicional e a certeza de que aquele e-commerce está ajudando na jornada de consumo – o que tende a aumentar a fidelidade do consumidor.
Varejistas que usam a plataforma Ads for Publishers da Linx passam a aceitar anúncios de outros vendedores e aumentam seu faturamento.
Para que se tenha uma ideia do quanto esse é um mercado em crescimento, em 2019 os investimentos em formatos digitais de publicidade ultrapassaram pela primeira vez a mídia tradicional nos Estados Unidos. Já no Brasil, a internet respondeu por 26,7% dos investimentos em publicidade em 2020, quase cinco pontos percentuais mais que no ano anterior. Além disso, 45% dos entrevistados em um estudo do IAB Brasil pretendiam aumentar seus investimentos em publicidade online em 2021.
Dessa forma, ao criar oportunidades de mídia dentro de seu e-commerce, o varejo pode atrair uma parte do crescente investimento em publicidade digital, aumentando seu faturamento de forma orgânica.
Ao fazer parte de uma rede como o Ads for Publishers, o varejista tem o poder de definir que categorias, produtos e empresas poderão anunciar naquele espaço. Dessa forma, com controle total, é possível evitar que negócios que não sejam interessantes para você ou seus clientes apareçam naquele espaço.
Assim, é possível criar uma estratégia para que somente apareçam na publicidade em seu site aquelas categorias complementares aos produtos que você vende. Ou ainda, que o e-commerce estabeleça parcerias estratégicas para a oferta dos melhores produtos para os consumidores.
Dessa maneira, o e-commerce adequa ainda mais sua oferta ao público e passa a ser visto como um marketplace de nicho, apresentando soluções em um conjunto de categorias e aumentando sua relevância no mercado. E, nesse caso, o e-commerce não é responsável pela venda ou pelo fulfillment: a partir do clique, o cliente é direcionado para o site do parceiro, onde fecha a compra. O e-commerce é remunerado simplesmente por direcionar o tráfego.
Cada vez mais, o varejo é um negócio de escala. No digital, com a possibilidade de saltar rapidamente de uma loja para outra, o e-commerce precisa estar sempre atento às oportunidades de manter o cliente em seu ecossistema e oferecer soluções, para que seja visto como alguém que resolve a vida do consumidor. Incorporar ferramentas de mídia nativa amplia a relevância do seu e-commerce e impulsiona visitas e faturamento.
A Linx Digital possui soluções completas de publicidade digital em marketplaces, tanto para as plataformas quanto para os sellers. Como parte da solução Linx Ads, o Ads for Publishers permite que os marketplaces criem sua própria mídia para veiculação da publicidade dos sellers. Já a rede Ads for Advertisers é um sistema self service em que os anunciantes podem automatizar a distribuição de suas ofertas de acordo com as condições competitivas e as características do público que deve ser impactado.
Em ambos os casos, os resultados são acompanhados em tempo real, dando muito mais agilidade à tomada de decisões e aos ajustes de rota. Por ser uma rede de anúncios que conecta diversos ecommerces, a solução Linx Ads garante que as ofertas mais relevantes sempre cheguem aos clientes, aumentando a visibilidade de sua loja online. Líder de mercado em mídia nativa, o Linx Ads possibilita que seus produtos sejam anunciados em posições privilegiadas dentro dos maiores players do Brasil.
Conheça o Linx Ads e aumente a performance do seu negócio.