Bares e restaurantes
Tecnologia para promoções: conheça o Linx Promo
Tecnologias para promoções, como, soluções de ponta, ajudam os varejistas a atrair clientes e aumentar as vendas com promoções personalizas
Por Adriano Lopes, Gerente Comercial na Linx
Com os desafios impostos pela pandemia, a gestão financeira tornou-se ainda mais relevante para a rotina diária dos varejistas. E como ficou a gestão financeira no varejo calçadista nesse novo normal? Com a drástica mudança no comportamento das pessoas, novas formas de consumo ganharam força. Algumas, não tão novas assim como as vendas à distância.
Mas, por trás de todas essas ações existe um questionamento: por onde começar e se há dados suficientes para tomar decisões mais rápidas e assertivas? Nesse sentido, a gestão de dados traz uma vantagem competitiva.
Lojas que contam com tecnologias capazes de facilitar o cadastro de clientes e estão em conformidade com a nova LGPD, geram dados rápidos e confiáveis – a partir de tudo que acontece no dia a dia da loja. O que também possibilita que três passos importantes da gestão financeira sejam executados. Você conhece quais são eles? Continue a leitura!
Com base em séries históricas, o primeiro passo é consultar o relatório financeiro do demonstrativo de resultados para analisar mensalmente os custos e despesas gerados ou que se acumulam por um período. Uma dica legal é fazer uma curva ABC com as despesas do negócio. O lojista poderá se surpreender como poucas despesas podem representar, muitas vezes, mais de 80% dos valores.
Outra ferramenta poderosa para o momento é o relatório financeiro de fluxo de caixa projetado, pois possibilita antecipar e identificar possíveis necessidades de capital de giro, diminuindo custos com encargos em virtude de juros e multas com inadimplência. Além disso, é possível que o lojista identifique e busque negociar com fornecedores e prestadores de serviços para prorrogação de títulos, caso esses representem uma fatia considerável nos custos da operação.
O diagnóstico permitirá uma revisão do planejamento de compras, para que não sobrem produtos e não faltem oportunidades.
Com a redução das vendas, que é a origem das receitas para pagamento das despesas, fazer um planejamento financeiro mensal ou semestral é peça fundamental para que lojistas consigam realizar um orçamento assertivo dos custos e despesas do negócio.
É importante que caso o lojista não tenha o conhecimento para elaborar seu planejamento financeiro e busque ajuda de profissionais especializados na área, o que traz mais agilidade e segurança.
Vale lembrar que fazer um planejamento financeiro permite que a loja atinja seus objetivos e metas propostas, tanto para redução de custos e despesas quanto para um plano de expansão, investimento em inovações. Inclusive, para a ativação de um novo canal de vendas online.
Já com o planejamento dos custos e despesas em mãos é importante monitorar se o que foi planejado está se realizando. Mais importante ainda é saber o que fazer caso determinado custo ou despesa extrapole o planejado.
Lembrando que é o plano de ação será executado pelo time todo. Por isso, é importante que os colaboradores participem do planejamento de ações. Essas pessoas sempre têm ótimas ideias, já que muitas vezes são elas que trabalham gerando aqueles custos ou despesas, ouvi-las pode trazer boas oportunidades.
Para ter sucesso no plano de ação o lojista deve ser disciplinado para realizá-lo. Analisar a evolução das pequenas ações e saber se o resultado está sendo positivo ou não. Nesse caso, essa rotina de avalição permite revisões a tempo e possíveis mudanças no que foi proposto.
Esses três passos são válidos para todos os momentos. No entanto, outras ações pontuais são pertinentes para a gestão financeira do varejo calçadista durante o período de pandemia e podem ser executadas imediatamente:
Essas e outras ações pontuais podem ser tomadas rapidamente quando a empresa conta com dados confiáveis sobre seus estoques e compras, clientes e vendas e principalmente seu financeiro. É preciso sim enxugar os custos da sua operação, mas sem perder a eficiência e possibilitando a permanência ou o aumento das vendas.
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