Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
A crise mudou completamente o comportamento dos clientes e fez o varejo se reinventar. Saiba como navegar nesse mundo de transformações intensas
Nos últimos 12 meses, a pandemia provocou grandes mudanças no comportamento dos consumidores: mais digitalização, preocupação em otimizar o orçamento, mais foco em saúde. Muitas dessas mudanças continuarão fortes em 2021, seja pela continuidade do isolamento social, seja pelas questões do mercado de trabalho. Para o varejo, o grande desafio é entender o que os consumidores desejam. Quem é o Novo Consumidor deste mundo Covid?
Para a WGSN, quatro sentimentos definem o comportamento neste ano: medo, dessincronização social, resiliência e otimismo. Em graus diferentes, esses sentimentos impulsionam o relacionamento com as marcas, produtos e serviços, criando três tipos de consumidores:
Os três grupos, ao mesmo tempo em que se beneficiam da conectividade digital, sentem necessidade de interação humana. No fundo, o ser humano continua sendo um ser social.
Para lidar com as mudanças de comportamento dos consumidores em um mundo ainda em transformação, o varejo brasileiro precisa lidar com desafios em diversas dimensões. Tanto no e-commerce quanto no varejo físico, o relacionamento com o Novo Consumidor precisa superar obstáculos em várias áreas.
Durante o primeiro ano de pandemia, pelo menos dois terços dos consumidores testaram novas formas de consumo e 65% pretendem continuar a fazer isso. Em outras palavras, o coronavírus tem o potencial de mudar para sempre o comportamento dos consumidores. Varejistas que não estiverem atentos poderão ficar para trás sem nem entender o que aconteceu.
Um bom exemplo é o crescimento do varejo online em 2020: a expansão de 75% no faturamento foi puxada tanto por segmentos tradicionais no e-commerce, como livrarias e hobby (+110%), quanto por novos setores, como farmácias (+88,7%). Mesmo assim, ainda existe muito espaço para crescer: a revolução digital do varejo continua em 2021, a todo vapor. Marketplaces, redes sociais e live streaming abrem novas oportunidades de oferecer experiências e reforçar o relacionamento com os clientes.
Com a mudança de hábitos dos consumidores e a disposição de testar novos canais, processos de pagamento e experiências, o varejo precisa estar atento para preservar os melhores clientes e continuar a ser relevante. Neste momento de incertezas, a pior coisa que pode acontecer é ver os clientes mais lucrativos indo para a concorrência.
A digitalização do varejo traz grandes oportunidades para diminuir o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e aumentar sua recorrência. Programas de fidelidade devem ser capazes de gerar insights de negócios, identificar o comportamento dos consumidores e entregar resultados financeiros sólidos.
A manutenção da fidelidade dos clientes, porém, depende de personalizar o relacionamento. Para prosperar neste novo momento da pandemia, o varejo precisa identificar hábitos e comportamentos de cada cliente e entregar soluções personalizadas. Comunicação, ofertas, promoções, vitrines, produtos: quanto mais personalizado o contato com o cliente, menor o custo e maior o retorno sobre o investimento.
Experiências que encantam os clientes e impulsionam a fidelidade dos clientes fazem com que a jornada de consumo aconteça com menos atrito. “Atrito” é tudo aquilo que atrapalha o processo de compra: sites lentos, navegação confusa, promoções com valores divergentes, dificuldade de fazer o pagamento. Quanto mais atrito, menos vendas, simples assim.
Na busca por menos atrito, uma área de diferenciação são os meios de pagamento. Carteiras digitais, aplicativos, Pix, reconhecimento facial e links de pagamento são algumas tecnologias capazes de acelerar o checkout e aumentar a satisfação dos clientes. Cada vez mais, o consumidor quer comprar quando, onde e como for mais conveniente para ele. Soluções flexíveis de pagamento permitem que o varejo ofereça essa conveniência.
Cada vez mais, o varejo funciona como um ecossistema. Não basta seu negócio ser excelente “da porta para dentro”: todas as integrações com parceiros e fornecedores precisam funcionar em alto nível para que o consumidor tenha o produto que quiser, quando quiser. A pandemia transformou a cadeia de suprimentos, mas 81% das empresas não estão preparadas para essas mudanças.
A transformação passa por ter uma logística omnichannel altamente eficiente, ter visibilidade do estoque dos produtos no varejo e nos fornecedores e contar com processos internos digitalizados, que otimizem a gestão. Somente um sistema integrado, que conecte consumidores, varejistas e fornecedores, permite fidelizar os clientes, realizar promoções assertivas na loja física, no app e no site, com total aderência às questões fiscais e tributárias.
Considerando esses desafios, o que o varejo pode fazer para estreitar o relacionamento e aumentar as vendas para o consumidor neste novo momento da pandemia? Vale estar atento a alguns pontos:
Atender e encantar o Novo Consumidor não é simples. Só sairá vencedor nessa disputa pela atenção do cliente quem estiver preparado. Conte com as soluções de varejo da Linx para aumentar a performance da sua loja física e integrá-la ao ecommerce para fidelizar o consumidor.