E-commerce
5 dicas para incentivar avaliação de clientes no e-commerce
A avaliação de clientes dentro do e-commerce é um diferencial que vai trazer mais credibilidade para a marca. Quando se
Um site estável e robusto é só o início: saiba em que você precisa investir neste ano para aumentar a conversão e conquistar mais clientes
O ano de 2020 foi marcado por uma acelerada digitalização do varejo. A pandemia forçou grande parte das empresas a buscar uma forma de estar online, seja com um ecommerce próprio, seja como parte de um marketplace – e muita gente optou pelos dois caminhos para maximizar sua presença digital.
Em um ano marcado pela pandemia, foi mais importante migrar rápido para o online do que ter uma operação bem montada. Afinal de contas, no momento mais agudo da crise, o ecommerce funcionou como a única maneira de alcançar os consumidores e teve um avanço de 47% no primeiro semestre – números típicos dos anos 2000, quando as vendas online eram muito mais modestas. O viés de alta continuou no fim do ano, com alta de 70% nas vendas na Black November e de 44,6% no Natal.
Para 2021, porém, o que funcionou em 2020 não bastará. Manter um site em operação é só o início: os consumidores já se habituaram às compras online e o aumento da concorrência digital faz com que as expectativas dos clientes sejam cada vez maiores. Entregar rapidamente (se possível no mesmo dia ou no dia seguinte) e personalizar o relacionamento com o cliente estão deixando de ser diferenciais competitivos para se tornarem barreira de entrada. Colocar em operação uma plataforma de ecommerce estável e flexível passa a ser o básico.
Neste ano, o amadurecimento do ecommerce aprofundará a transformação digital das empresas. Uma vez que uma plataforma estável passa a ser o básico, o varejo precisa investir em recursos mais avançados, que geram mais oportunidades de relacionamento, impulsionam as vendas e aumentam o nível de uso dos dados dos clientes, respeitando os cuidados com sigilo estabelecidos pela LGPD.
Quanto mais o varejo conhecer seus clientes, mais ele será capaz de utilizar recursos mais sofisticados das principais plataformas de ecommerce e, com isso, mais resultados irá colher com sua operação online. Isso gera mais recorrência, estimula um crescimento ainda mais acelerado do ecommerce e cria um ciclo virtuoso de expansão e entendimento dos clientes. Para entrar nessa espiral de crescimento e geração de receitas, o varejo precisa estar atento aos seguintes recursos de suas plataformas online:
Plataformas focadas na otimização da performance naturalmente se tornam plataformas focadas nos consumidores. Afinal de contas, o que mais importa: oferecer todo tipo de inovação ou oferecer o tipo de inovação que aumenta as vendas? Quando focado na otimização de performance, o ecommerce irá utilizar recursos para atrair, engajar e reengajar clientes de acordo com as missões de compra de cada cliente.
A busca do site é um recurso poderoso, nem sempre usado da melhor maneira pelo varejo. Ela não é somente uma forma eficiente de entregar para o cliente mais opções de produto: uma busca de alto nível pode apresentar resultados de acordo com algoritmos que levem em conta o contexto da busca, os produtos mais vendidos / mais bem avaliados e até mesmo o que é mais interessante do ponto de vista comercial (itens que deixam margens mais elevadas, por exemplo).
Um mecanismo de busca poderoso também é uma ferramenta importante para conhecer melhor os clientes e entender seu comportamento. Os dados coletados a partir da busca podem, então, orientar desde o layout e a categorização do site até desenvolver promoções que gerem melhores resultados.
Sua busca oferece recursos de auto complete? Filtros a partir de todos os atributos de produtos do catálogo? Ordenação customizada segundo a estratégia do negócio? Leva o cliente a Landing Pages voltadas 100% à conversão?
Em cada momento da jornada de compra, o consumidor pode estar mais suscetível a um determinado tipo de vitrine da loja virtual. Dependendo da situação, ele pode responder melhor a novidades, itens deixados no carrinho de compras em outras visitas, itens complementares às últimas compras, tendências de consumo e assim por diante.
Personalizar o ecommerce de acordo com o perfil, as características de comportamento e o momento de compra do cliente é uma forma segura de aumentar a relevância do seu site, impulsionar a conversão e gerar vendas adicionais.
Sua plataforma de ecommerce oferece diversos tipos de vitrines, adaptáveis às mais diversas missões de compra? Ela permite apresentar produtos específicos de forma automática, de acordo com a estratégia de negócios e o comportamento dos clientes?
Boas plataformas de ecommerce estimulam o cliente a permanecer mais tempo no site. O uso de estratégias automatizadas para levar o consumidor a interagir novamente com seu ecommerce gera resultados palpáveis, pois apresenta o produto certo no momento ideal. Desde um email até um web push fora do seu site, o uso de sistemas de retargeting personalizáveis impacta o consumidor com mais eficiência e gera novas oportunidades de relacionamento.
Especialmente em períodos de grande movimento, como Black Friday e Natal, o uso de ferramentas de retargeting recupera clientes que, de outra forma, seriam perdidos para a concorrência. Não é à toa que os investimentos em retargeting cresciam forte já antes da pandemia.
Sua plataforma de ecommerce utiliza dados online e offline dos clientes e consegue se comunicar em múltiplos canais para aumentar as vendas?
Ter uma plataforma de ecommerce estável, robusta e escalável é fundamental para o futuro de qualquer varejista. Mas esse é só o começo: neste ano, o aumento do nível de exigência dos consumidores fará com que as empresas façam ainda mais para conquistar a fidelidade de seus clientes.
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