Postos de combustíveis
Tecnologia: 7 estratégias para vender mais nos postos de gasolina
A tecnologia emerge como uma aliada poderosa na busca por eficiência operacional e, principalmente, para vender mais nos postos de
Imagine que você possua um sistema no posto e já precisou acionar o suporte diversas vezes por conta de problemas. Além disso, você sente que o sistema não lhe atende totalmente, e a sua equipe sente dificuldades em utilizá-lo.
Todos esses problemas podem ser sinais que é o momento de você substituí-lo. Neste artigo separamos algumas dicas que podem te ajudar a identificar o momento certo de substituir o seu sistema.
Principais fatores a serem analisados para identificar se é o momento de trocar de sistema
Antes de tomar qualquer atitude, o ideal é reunir os funcionários que utilizam o sistema no dia a dia e entender se a solução está de fato atendendo às necessidades ou não. Caso ele apresente problemas frequentes o ideal é entender o impacto causado no negócio.
Um sistema que apresenta lentidão constante pode ocasionar perda de clientes por exemplo. Afinal, quem gosta de ficar esperando muito tempo quando vai ao posto abastecer? Ninguém!
Essa lentidão impacta diretamente na experiência do cliente.
E não são só os clientes que são impactados com esses problemas, os funcionários também são afetados. Um sistema lento pode fazer com que o frentista perca mais tempo atendendo um cliente, causando impacto na sua produtividade, em suas metas e nos seus resultados.
Isso mostra que, quanto mais rápido você identificar os problemas e realizar uma mudança, menores serão os impactos causados no seu negócio.
Tamanho do posto X Tipo de sistema
Ter ciência do tamanho do seu posto e das suas necessidades também é essencial para identificar se o seu sistema atual lhe atende ou não. Você consegue acompanhar todas as métricas que gostaria? Meta de venda por frentista? Por produto da conveniência? Vendas por horário/dia da semana?
Se a resposta for não, talvez você precise começar a pesquisar softwares que forneçam o máximo de informação necessária para auxiliar na sua gestão.
Meus funcionários não utilizam o sistema
Outro indicador que mostra que é hora de reconsiderar o seu sistema atual é a preferência que seus funcionários têm em realizar atividades fora do sistema ao invés de dentro dele. Isso pode ser por questões de usabilidade ou até mesmo pela falta de treinamento e suporte do seu fornecedor.
É importante que você opte pelas soluções intuitivas, que invistam em usabilidade e interface amigável para o usuário. Esses são pontos importantes que impactam na produtividade e na gestão do posto.
Tecnologia ultrapassada
A tecnologia usada no desenvolvimento do sistema que você usa também é importante. Não é porque o seu sistema está funcionando que ele não deve ser atualizado. Muitas vezes, determinada tecnologia aparece como a melhor a ser usada em um determinado momento, mas lentamente ela perde o seu valor, sem atualizações e upgrades necessários.
Com o tempo se o seu fornecedor deixa de atualizar o sistema, os problemas podem não ser percebidos de imediato, mas essa perda de performance será notada quando os lucros começarem a cair e os colaboradores ficarem insatisfeitos.
Não possuo nenhum tipo de suporte
Se o seu fornecedor não presta suporte técnico, isso pode causar graves prejuízos ao negócio. Imagine que você tenha um problema repentino, não consiga realizar nenhuma venda, e o seu fornecedor não lhe dá suporte, o que fazer?
Ter um suporte, é essencial e melhor ainda se ele for completo, com atendimento personalizado por meio das mais diversas ferramentas de comunicação.
Apesar de uma mudança de sistema exigir esforço e custo, se o seu posto estiver passando por alguma destas dificuldades acima, não existe em fazê-la, isso pode evitar transtornos maiores. Com essa mudança você terá mais eficiência, qualidade nos serviços prestados, satisfação, fidelidade dos clientes, e consecutivamente aumento na geração de receitas para seu negócio.
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