Resultados da Black Friday 2023 foram positivos e trazem perspectiva otimista para o Natal.
Com o encerramento da Black Friday 2023, é hora de os varejistas refletirem sobre os resultados alcançados e traçarem estratégias para aproveitar o impulso nas vendas, preparando-se para a reta final do ano, com o Natal.
No post de hoje, vamos trazer os principais resultados da data, que podem gerar ótimos insights para os varejistas aproveitarem as oportunidades que restam neste fim de ano. Confira!
Expectativas para 2023
De acordo com um levantamento da Linx com base nos seus clientes, em 2022, o período natalino — de 19 a 25 de dezembro — apresentou um crescimento significativo de 46% no valor total transacionado pelo varejo físico, em comparação com 2021.
Os números revelaram um aumento expressivo de 42% na emissão de notas fiscais e um incremento de 8% no ticket médio nos sistemas da Linx. Setores específicos, como o calçadista, registraram um aumento expressivo de 13% no faturamento, com um ticket médio 12% maior.
Diante desse contexto, as expectativas para 2023 eram positivas, o que se confirmou pelos resultados que vamos apresentar ao longo do post.
Panorama pré-Black Friday 2023: otimismo e tendências
Antes mesmo do início oficial da Black Friday, alguns indicadores já apontavam para um cenário promissor. Na terça pré-Black Friday, grandes varejistas observaram um aumento de 7,6% nos pedidos em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Setores como alimentação, moda e calçados também apresentaram crescimentos expressivos. O segmento de Food, por exemplo, viu um aumento de 12,3% nos pedidos. Já as lojas de moda tiveram um crescimento de 27%, e o setor de calçados, 15%.
Além disso, uma pesquisa conduzida pela Linx em parceria com o Reclame AQUI, com mais de 3,2 mil consumidores, indicou que 88% dos varejistas estavam otimistas em relação às vendas. Esse otimismo está alinhado às respostas dos clientes, já que 62% dos consumidores entrevistados afirmaram que pretendiam comprar na Black Friday. Isso representa um aumento significativo em relação ao ano anterior (43,3%), indicando uma maior confiança do consumidor.
Além disso, segundo dados da Linx, a pesquisa online pelo termo “protetor solar” cresceu 365% na quarta-feira (22), em comparação ao mesmo dia em 2022. Já as buscas pelo termo “ar-condicionado” aumentaram 103%, o que mostra o impacto que as altas temperaturas no mês de novembro tiveram no processo de decisão dos consumidores brasileiros nessa Black Friday.
Tendências e desafios da Black Friday 2023
Com a preferência dos consumidores por produtos eletroeletrônicos linha branca, cerca de 70% deles monitoram os preços há pelo menos 3 meses, buscando promoções atrativas.
Dentro desse grupo, quase 28% são estreantes na Black Friday, superando os 24,2% de 2022. A confiança nas marcas também foi um elemento de destaque: 85% dos consumidores realizaram pesquisas no Reclame AQUI antes de comprar.
A preferência por compras online também aumentou significativamente. As redes sociais, principalmente o WhatsApp, ganharam protagonismo, representando mais de 17% como canal de compras em 2023, comparado a 7% em 2022. Este cenário destaca a importância de construir marca e confiança, com mais de 62% dos consumidores esperando promoções de marcas específicas antes da oferta.
Além disso, outras tendências observadas foram:
- Estratégias promocionais: descontos progressivos, combos e ofertas antecipadas foram algumas das iniciativas adotadas pelos varejistas para atrair consumidores.
- Vendas ao longo do mês: 54% dos varejistas acreditavam em um aumento de vendas ao longo de todo o mês de novembro, indicando uma extensão das promoções para além do dia oficial da Black Friday.
- Canais digitais em destaque: além das lojas físicas e e-commerces, redes sociais e WhatsApp ganharam força como canais de venda.
- Itens mais procurados: smartphones, eletrodomésticos linha branca, eletrônicos, roupas e calçados foram os itens mais buscados pelos consumidores.
- Desafios: o engajamento dos consumidores e o desenvolvimento de estratégias promocionais eficientes foram apontados como principais desafios enfrentados pelos varejistas.
Resultados da Black Friday 2023
No Brasil, os varejistas têm aproveitado todo o mês de novembro para impulsionar as vendas e não apenas a data da Black Friday. Na primeira quinzena de novembro, de acordo com os resultados divulgados em parceria com o Instituto Propague, o faturamento de e-commerces teve um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2022 e 34,5% referente a 2021. Esse resultado é um indicativo expressivo de que a “Black November” (extensão da Black Friday) está ganhando cada vez mais espaço no mercado.
Meios de pagamento
De acordo com os dados da Linx, em relação aos meios de pagamentos, o cartão de crédito representou 50% do valor transacionado. Já a quantidade de transações feita por PIX teve um aumento de 202% na primeira quinzena de novembro em comparação com 2022.
Os cartões seguem sendo o meio de pagamento mais utilizado pelo brasileiro na hora da compra online (62%), seguido pelo PIX (28%) e boletos (10%).
Vendas online
Segundo dados da Linx, as lojas nativas digitais tiveram um crescimento de 143% no volume de vendas nesta Black Friday, em comparação ao mesmo período de 2022.
Já os varejistas que vendem em marketplaces observaram um aumento de 90% nas vendas, considerando as transações de quinta-feira (23) e sexta-feira (24). Já os e-commerces de grandes marcas tiveram um crescimento de 26% nas vendas.
Além disso, o pico de vendas online aconteceu na própria sexta-feira (24), com aumento contínuo desde quarta-feira e um forte movimento no fim de semana pós-Black Friday.
Omnicanalidade
Outro destaque apontado pela Linx refere-se à omnicanalidade. A chamada “retirada em loja” como método para receber os produtos comprados foi a opção escolhida para 30,25% dos pedidos realizados em lojas omnichannel em 2023. Em 2022, esse resultado foi de 26,7% e, em 2021, de 19,7%.
Além disso, 61% dos pedidos saíram diretamente do estoque das lojas físicas, o que foi possível graças às soluções tecnológicas que integram os estoques dos canais digitais com o físico.
Motores de promoção
O motor de promoção também foi uma estratégia relevante na data: varejistas que utilizam esse método, como o cashback e os programas de fidelidade, também tiveram resultados expressivos na Black Friday 2023. De acordo com a Linx, os valores transacionados por meio desse modelo de promoção no setor de moda aumentaram 75%, e o volume de pedidos teve um crescimento de 62% maior nesta modalidade de oferta.
Com base nesses dados, podemos dizer que a Black Friday 2023 se mostrou como um período de boas oportunidades para o varejo, com resultados positivos e uma base de consumidores mais confiantes e decididos. A análise desses dados traz insights valiosos para você aprimorar as estratégias de venda e preparar-se para um encerramento de ano ainda melhor.
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