Como fazer um bom planejamento de RH em 2023
Recursos humanos

Como fazer um bom planejamento de RH em 2023

O planejamento estratégico de RH é fundamental para desenvolver os colaboradores e fazer a empresa evoluir. Saiba o que levar em conta na hora de planejar os talentos no novo ano.

Para as empresas, dezembro é o mês em que cada departamento faz o balanço do ano, analisando o planejado e o realizado. O resultado dessa avaliação é uma fotografia de como está o departamento e para onde ele deve ir. É momento de iniciar o planejamento estratégico para 2023.

O departamento de RH é um dos pontos centrais no planejamento geral de uma empresa, mas, como todas as demais áreas, também têm seus objetivos específicos e que devem ser muito bem analisados. Para apontar apenas uma de suas funções, o RH é responsável por captar e treinar talentos que sejam capazes de impulsionar o crescimento da empresa. 

Poderíamos citar ainda pontos mais complexos, como a administração de cargos e salários, desligamentos, controle de ponto (hoje, mais complexo por conta do trabalho à distância) e saúde ocupacional, entre outros pontos de grande importância para um negócio.

Não tem como pensar no crescimento de uma empresa sem considerar o departamento que tem, como essência, cuidar da equipe.

Planejamento de RH

Planejamento de RH para 2023

O departamento de RH deve ter no horizonte os princípios que direcionam a empresa: sua razão de ser, seu propósito e como ela é capaz de tornar a vida dos clientes mais descomplicada com suas soluções. Isso evita uma série de problemas de desalinhamento e deixa os objetivos mais claros no momento de montar o planejamento estratégico.

Depois de analisar os resultados do planejamento de 2022, deve ser considerado, em seguida, o cenário atual de mão de obra. A liderança de RH deve ter o discernimento de separar o planejamento operacional do planejamento estratégico. Embora ambos caminhem juntos e se complementem, o método de formatação, os resultados projetados e o desenvolvimento de ações cumprem papéis diferentes diante da organização.

Vamos aqui estabelecer os pontos mais sensíveis no planejamento de RH:

Cultura empresarial

A cultura organizacional é refletida de inúmeras maneiras: na atmosfera de trabalho, no desenvolvimento de produtos, na atração de talentos, no onboarding, na visão do mercado sobre a empresa… O RH tem papel fundamental em realizar análises críticas sobre a cultura empresarial e discuti-la com o alto escalão da empresa, buscando sempre entender quais ajustes são necessários para que ela contribua para a concretização de um objetivo maior. Como o ser humano é indissociável da cultura organizacional, o RH deve prezar por ações que melhorem a saúde mental das equipes e propor soluções que aumentem a sensação de evolução das pessoas. Somente uma empresa com a cultura organizacional correta é capaz de se manter importante e relevante para o seu mercado.

Formação de lideranças

Muitos profissionais em posição de destaque ainda padecem com a falta de visão no presente e em como as novas relações de trabalho podem ser estabelecidas de maneira mais democrática. O RH tem que entender melhor esses perfis e, a partir desse ponto de partida, elaborar treinamentos para transformar “chefes” em “líderes”. As relações hierárquicas estão cada vez mais horizontalizadas nas empresas, pois elas já entenderam que visões diversificadas são capazes de se complementar e ajudar no caminho da inovação. Esse é um ponto estratégico para o RH atuar e que tende a trazer bons resultados para a empresa.

Transformação digital

Com a transformação digital é imprescindível que o RH faça a emissão e análise de relatórios gerenciais, comparando e interpretando os dados periodicamente. Eles podem sugerir mudanças estratégicas de rota, como a necessidade de novas contratações. A transformação digital veio para liberar mais tempo para as empresas por meio de inteligência para os negócios.

Colaboradores

As pessoas têm papel fundamental no sucesso de toda e qualquer empresa. Por isso, não tem como pensar no planejamento de RH 2023 sem considerá-las como parte essencial. O trabalho do RH já começa pela captação dos talentos. O paradoxo é que o próprio RH precisa ter muito claro qual tipo de recrutador deseja ter em sua equipe, pois, assim, é possível ter uma visão apurada tanto dos candidatos às vagas quanto da política da empresa.

Para manter as pessoas engajadas nas razões da empresa, é necessário traçar ações de encantamento e envolvimento da equipe. O time de RH será totalmente responsável por promover boas experiências profissionais aos colaboradores, buscando sempre ter informações corretas e ágeis, manter as informações transparentes e apresentar bons índices de retenção de talentos, sempre com foco em mostrar que a empresa pode ser um meio de adquirir evolução à medida que o colaborador a faz evoluir também.

Todos esses são considerados pontos chaves dentro de um planejamento estratégico de RH. Eles podem necessitar de outros desdobramentos, a depender da complexidade de cada empresa, mas certamente muitos pontos já são cobertos se esses tópicos forem abrangidos e planejados. 

O Linx Humanus é um software essencial para integrar e organizar as atividades do RH. Com o sistema, o departamento de RH tem acesso, em um só lugar, a recursos como Folha de Pagamento, e-Social, ponto eletrônico, ponto Web, Portal RH, Medicina e Segurança do Trabalho, Cargos e Salários, Benefícios Flexíveis, Orçamento e Controle de Pessoal.

Todas essas ferramentas são capazes de trazer mais eficiência para as rotinas de RH, sendo essenciais para a gestão do negócio. Além de tudo, o sistema gera uma operação mais simples e intuitiva.

Quer conhecer melhor o Linx Humanus? Fale com a gente.

Ficou com
alguma dúvida?

Podemos te ajudar com os desafios do seu negócio e encontrar a solução ideal

Entre em contato

fale com a gente!