
Bares e restaurantes
Primeiros passos para abrir um restaurante de sucesso
Abrir um restaurante é um sonho para muitos empreendedores apaixonados pela culinária e pelo serviço de alimentação. Considerando que, segundo
O live commerce é uma das grandes tendências do varejo, e a loja física pode ser um grande impulso às vendas por essa plataforma. Saiba como fazer.
O varejo atual é um varejo sem fronteiras, em que físico e digital se misturam com muita facilidade, ao sabor do que é mais importante para o consumidor em cada momento. E esse é um movimento impulsionado pelos clientes: empoderados pelos smartphones, todos nós estamos acostumados a transitar entre online e offline.
Podemos estar na loja física e pesquisar o mesmo produto em outra loja, podemos navegar em várias lojas online ao mesmo tempo para tomar a melhor decisão. A distância entre ver um produto em uma rede social e experimentá-lo na loja física pode ser muito pequena. Tudo depende do que o cliente deseja a cada momento.
Nos últimos meses, a principal novidade na integração entre online e offline atende pelo nome de live commerce. Também chamado de live streaming, pode ser definido como a apresentação de produtos a partir de lives. Facilita a interação ao vivo dos clientes com as marcas, tira dúvidas, estimula o engajamento. Mas pode ser muito, muito mais.
Canais de vídeo para venda de produtos não são, nem de longe, uma novidade no varejo. A americana Qurate, por exemplo, abriu seu capital na Bolsa de Valores Nasdaq em 1991, como QVC, e fechou 2020 com um faturamento de US$ 14,2 bilhões. Mas o live commerce traz uma nova cara para uma ideia consolidada.
No passado, um programa era gravado e transmitido em emissoras de TV. Os clientes então ligavam para uma central telefônica para fazer seus pedidos. Mais tarde, boa parte das transmissões passou a ser ao vivo, com ofertas que duravam somente até o final do programa. Mas, novamente, a compra em si precisava ser fechada por telefone.
O live commerce mais básico traz essa mesma ideia, mas com um QR Code na tela da live (que é transmitida no YouTube ou no site da marca), ou com um link no perfil da rede social para acessar o catálogo de produtos. É uma ideia repaginada.
No início da pandemia, quando as lojas fecharam, as lives se tornaram uma forma de manter contato com o cliente e estimular vendas, aproveitando algumas possibilidades de interação (como comentários ou envio de perguntas). Mas é possível fazer muito mais.
Na China, o live commerce é um tsunami de vendas, alcançando 560 milhões de pessoas e movimentando US$ 60 bilhões por ano. Por lá, essa forma de vendas já responde por 9% das vendas online, ou quase 5% de todas as vendas do varejo chinês.
A grande diferença do modelo chinês é o altíssimo nível de interatividade. Ver um influencer falando sobre um produto e então comprar o produto em outra plataforma? Não! Em marketplaces como o Taobao, é possível clicar nos produtos que estão sendo apresentados e já colocá-los no carrinho de compras, sem perder nada da transmissão. Uma ferramenta de vendas poderosíssima.
O “jeito chinês de fazer live commerce” promove uma experiência altamente imersiva, e o melhor lugar para esse tipo de experiência é a própria loja física, onde a marca pode apresentar seu posicionamento com muito mais força.
A loja física continuará sendo o centro da experiência de consumo. Mas, para isso, é preciso ter uma nova loja física, que seja proativa no relacionamento com o cliente e altamente digitalizada.
Essa loja física é, por definição, omnichannel: ela integra o digital e o físico, permitindo que os clientes se relacionem com os vendedores mesmo fora da loja, tirem dúvidas, conheçam mais sobre os produtos e tenham acesso a todo o estoque da loja. Mesmo ao que não está disponível naquele PDV naquele momento.
Por essa capacidade de ser o centro da experiência de relacionamento com a marca, o ponto de venda é o lugar ideal para fazer seu live commerce:
Utilizar a loja física para realizar as ações de live commerce é, então, uma grande ideia. Mas como fazer isso?
Uma ação de live commerce na loja física deve ser tão planejada quanto se ela acontecesse em um estúdio. Por isso, esteja atento a alguns pontos importantes:
O live commerce não é uma moda passageira. Muito pelo contrário: quanto mais digital a loja física for, maiores serão as oportunidades de vender online a partir do PDV. Esteja atento a essa tendência e multiplique suas vendas.
Da plataforma de e-commerce às soluções de pagamento, passando pela infraestrutura, a Linx entrega toda a tecnologia necessária para fazer o seu live commerce acontecer.