Como fazer controle de estoque no comércio de bebidas?

Como fazer controle de estoque no comércio de bebidas?

No mundo ideal, a loja de bebidas sempre tem o produto que o cliente quer. Mas como garantir que isso de fato aconteça? Confira dicas importantes que garantem o controle de estoque do seu negócio.  

Todo comércio tem suas características especiais, e a mesma coisa acontece dentro do varejo de proximidade. Segmentar uma loja porque ela está “perto do consumidor” agrupa negócios bem diferentes que compartilham de uma característica importante – mas as diferenças são tão grandes quanto as semelhanças. 

Vamos considerar, por exemplo, uma adega ou distribuidora de bebidas: esse é um negócio que trabalha com um mix muito variado, de inúmeros fornecedores, com produtos que atraem a atenção de criminosos e que podem ser perdidos por quebras operacionais. Armazene incorretamente uma caixa de bebidas e todos os produtos podem acabar despedaçados. Ignore regras de segurança e veja os lucros irem pelo ralo. 

Por isso, a ruptura de estoque (quando um produto que o cliente deseja não está disponível) é um dos principais desafios que os varejistas têm enfrentado. Segundo um estudo publicado no South American Development Society Journal em 2020, o índice de ruptura tem se mantido em torno de 8% nos últimos anos (de cada 100 produtos procurados pelo cliente, ele encontra 92 na loja), mas a indisponibilidade de produtos afeta os clientes de maneira diferente. 

Aspectos como idade, preferência por marca, frequência de compra e planejamento da compra com antecedência parecem, segundo o estudo, não ter influência no comportamento do consumidor quando o item desejado está ausente. Por outro lado, quando a loja era a primeira opção de compra do consumidor, os clientes que compram produtos de alto valor agregado (pense em um vinho caro, por exemplo) mostraram fidelidade à loja e adquiriram outro item. O mesmo não acontece com produtos mais simples de encontrar: não ofereça a cerveja preferida e o cliente vai buscar em outro lugar.   

 controle de estoque

Fique atento às boas práticas 

Essas diferenças no comportamento dos clientes mostram que o controle de estoque precisa garantir que produtos essenciais na jornada do cliente estejam disponíveis. Em outros casos, oferecer bons substitutos é suficiente. Mas o cenário ideal é sempre ter o produto que o cliente deseja. Como isso nem sempre é possível, esteja atento a estas melhores práticas de gestão de estoque para limitar a ausência do produto preferido pelo cliente:   

Seja eficiente no rastreamento 

O uso de um checklist digital do estoque é importante para garantir que todos os passos da jornada de abastecimento de produtos estejam sendo acompanhados. É preciso identificar os itens, suas quantidades, números de identificação (o código de barras, por exemplo) e incluir fotos de itens que podem ter descrições parecidas com outros.   

Saiba onde cada produto está localizado 

Não é incomum que o sistema diga que um produto está esgotado, mas em algum lugar do Centro de Distribuição existe uma caixa daquela bebida. Esse é um problema triplo: o estoque está parado, o lojista gasta dinheiro comprando mais desse item, e aumenta a possibilidade de furtos. Aumentar a visibilidade do estoque é essencial e, para isso, bons sistemas de gestão logística (WMS) fazem o rastreamento de todo o percurso dos produtos, identificando até mesmo onde eles foram armazenados.   

Tenha um controle preciso das quantidades 

Ferramentas como câmeras com visão computacional conseguem contar quantos itens de cada produto estão disponíveis nos armazéns e nas lojas, reduzindo o tempo gasto pelos colaboradores na contagem dos estoques. Os melhores sistemas de gestão integram as informações de vendas, de entrada e de estoque para ajudar a identificar falhas nas contagens de produtos que podem significar dinheiro perdido.   

Controle os itens com defeito 

Por mais que se evite, acidentes podem acontecer. Garrafas podem se quebrar, latas podem amassar – e tudo isso se transforma em perda, pois os produtos não ficam mais disponíveis para venda. Fazer uma auditoria para identificar e contabilizar essas perdas é importante não apenas para garantir a precisão dos estoques, mas também para melhorar processos. Pode ser, por exemplo, que o armazenamento de algum produto esteja sendo feito de forma incorreta – e isso gera prejuízos financeiros para o negócio.   

Ajuste os ciclos de inventário 

A falta de produtos é ruim, mas o excesso também não é bom. Ter produtos demais custa dinheiro, ocupa espaço e pode levar a desperdícios, quebras e perdas. Em períodos específicos, como datas comemorativas, a loja pode estar com um estoque acima da média, porque sabe que haverá uma procura muito alta. Mas conviver com excessos por muito tempo reduz a saúde financeira da loja. 

Para minimizar esse problema, é preciso decidir quando e quanto reabastecer as lojas e Centros de Distribuição. Com o uso dos dados do negócio, é possível tomar melhores decisões a esse respeito.   

3 dicas para controlar o estoque da loja 

As boas práticas que apresentamos já dão uma ideia do caminho a ser traçado para controlar melhor o estoque da sua loja de bebidas. Mas aqui vão 5 dicas importantes que complementam esses pontos:   

Organize o espaço físico 

Antes de qualquer coisa, é preciso organizar o espaço onde os produtos são armazenados. Escolha onde armazenar de acordo com características próprias (refrigeração é necessária ou desejável? São itens grandes, como garrafas Magnum de vinho?) e o giro desse estoque (facilite o acesso aos itens que são mais vendidos). 

Além disso, o espaço deve ser mantido limpo e organizado, pois isso evita acidentes e facilita a contagem dos produtos (contribuindo para evitar furtos). Também defina quem pode ter acesso ao estoque, especialmente aos itens mais valiosos: se for necessário, tenha uma proteção extra para esses itens, como etiquetas antifurto e/ou áreas de acesso controlado.   

Faça inventários 

O espaço precisa estar organizado, mas o sistema de gestão precisa conter os dados do inventário. Quantos itens de cada produto estão na loja e no Centro de Distribuição? Onde cada item está armazenado? Essas são informações essenciais. Tenha um registro com informações claras sobre os itens disponíveis e mantenha-o sempre atualizado – de preferência de forma automatizada. 

Um inventário bem feito facilita a gestão do negócio, pois é possível identificar rapidamente os itens que precisam de reposição e aqueles que precisam ser colocados em promoção para girar mais. Um bom inventário gera dados essenciais para o controle do negócio, antecipação de compras, precisão de demanda e desenvolvimento de ações promocionais.   

Defina os estoques mínimo e máximo 

Para cada item do estoque, deve ser definida uma quantidade mínima e máxima em estoque. Quando o estoque chega ao mínimo, uma ordem de reposição deve ser enviada para o fornecedor – e o produto tem que chegar antes que o estoque chegue a zero. Já a quantidade máxima garante que não haverá excesso de estoque. 

Aqui, cada caso é um caso. Como uma loja de bebidas lida com uma grande quantidade de fornecedores, cada um com prazos diferentes, e cada item tem uma sazonalidade diferente, é preciso definir com cuidado esses limites de estoque. Quando esse processo é bem desenvolvido, o estoque está sempre equilibrado e o lojista tem sempre o que o cliente deseja.   

É muito difícil, para não dizer impossível, realizar todos esses controles do estoque de uma adega ou distribuidora de bebidas de forma manual. O uso de um sistema de gestão inteligente facilita a vida de negócios de qualquer porte. 

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