Como fazer a gestão financeira no varejo de proximidade?
Mercado de proximidade

Como fazer a gestão financeira no varejo de proximidade?

Não importa seu tamanho, você precisa ter uma gestão financeira eficiente das contas a pagar e a receber. Saiba como controlar melhor as operações da sua loja

O varejo é um negócio de detalhes. Mais ainda no varejo de proximidade, em que a diferença entre conquistar um cliente e perdê-lo para sempre pode ser tão sutil quanto não ter sua marca preferida de molho de tomate disponível. Em um negócio de margens apertadas, espaço em gôndola limitado e pouco espaço de estoque, ter uma excelente gestão financeira faz com que o lojista tenha recursos extras para vender mais, fazer melhores promoções e aumentar seus lucros.

Gerenciar milhares de SKUs em tempo real, em uma ou várias lojas, é uma tarefa impossível sem tecnologia. Ao longo do tempo, a gestão manual faz o varejista perder oportunidades de venda e ter um estoque desalinhado: produtos demais que vendem pouco, e pouco dos itens que vendem muito. A loja perde vendas e fica com excesso de estoque – e o resultado aparece na última linha do balanço.

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Por isso, registrar cada operação, analisar receitas e despesas, acompanhar o fluxo de caixa e fazer a conciliação bancária são ações essenciais para antecipar problemas de liquidez, facilitar o planejamento da expansão do negócio e negociar melhor com fornecedores e parceiros. Aqui a gestão financeira no mercado de proximidade se faz essencial.

Manter o controle financeiro da sua empresa é essencial para ter um negócio com vida longa. A pandemia trouxe uma série de questões, como o aumento dos custos na cadeia de suprimentos e mudanças no comportamento de consumo. Ao mesmo tempo, impulsionou a transformação digital dos negócios e tem levado o varejo a automatizar uma série de atividades.

Entre as atividades da gestão financeira no mercado de proximidade que podem ser automatizadas, estão alguns pontos muito importantes para o dia a dia do negócio:

Gestão por indicadores

Os indicadores-chave de performance (KPI, na sigla em inglês) são, como o nome diz, as métricas mais importantes para avaliar o desempenho do varejo de proximidade. Como diz o ditado, o que não se mede, não se gerencia. E para saber se as vendas estão conforme o esperado, ou se as despesas estão sob controle, é preciso ter esses indicadores sempre à mão.

Bons sistemas de gestão para o varejo de proximidade permitem que o negócio seja controlado em tempo real, de qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo. Uma vez definidos os indicadores-chave, o próprio sistema desenvolve dashboards para que o gestor acompanhe a operação e consiga intervir rapidamente caso algo saia do planejado.

Desenvolvimento de relatórios para gestão financeira no mercado de proximidade

Ter um dashboard com os principais KPIs, porém, nem sempre é suficiente para lidar com toda a complexidade de uma operação de varejo. Especialmente ao lidar com demandas sazonais ou segmentações (como a performance de uma determinada categoria durante as Festas Juninas ou o desempenho da campanha de marketing de Dia dos Pais), é importante desenvolver relatórios específicos, personalizados e com atualização dinâmica. Dessa forma, a gestão financeira do varejo de proximidade continua simplificada, mas com uma sofisticação maior dos dados – o que aumenta a capacidade do varejo de entregar melhores resultados.

Visão gerencial

Relatórios gerenciais são estratégicos para o bom desempenho de qualquer negócio. Além de mostrarem o que está sendo feito com excelência dentro da organização, eles revelam possíveis falhas ou pontos de melhoria nas estratégias e decisões. Com isso, servem de guia para o crescimento dos resultados do seu varejo de proximidade.

Todo bom sistema de gestão do varejo precisa ser capaz de desenvolver relatórios gerenciais como:

  • Fluxo de caixa: seja diário, semanal ou mensal, esse controle monitora todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa. Valores recebidos, valores pagos e saldo diário são pontos básicos da gestão do negócio.
  • Giro de estoque: monitore os produtos que entram e saem, bem como o volume disponível em cada ponto de venda. Um bom controle de estoque evita que a loja fique com grande quantidade de itens próximos do vencimento (que precisarão ser fortemente demarcados), ou que tenha poucas unidades de itens campeões de venda.
  • Produtos mais vendidos: seja por categoria, por loja ou por dia da semana, o varejo de proximidade precisa saber quais são os itens mais vendidos. Ter um ranking de produtos conforme as vendas do dia, da semana, do ano ou de períodos específicos (como temporadas comemorativas) ajuda a loja a entender quais itens obtêm melhores resultados, aprimorar suas estratégias de marketing e, com isso, impulsionar suas vendas.
  • Margem dos produtos: ter um ranking de produtos pela margem de contribuição para o negócio revela rapidamente onde estão as principais oportunidades de aumento de lucros. Vender mais dos itens que oferecem margens mais gordas aumenta a saúde financeira do varejo de proximidade. E não é isso que todos queremos?

Conciliação de pagamentos na gestão financeira

No dia a dia, uma tarefa contábil complexa é a conciliação de pagamentos. É preciso garantir que os pagamentos de compras ou a bonificação de fornecedores sejam corretamente creditados – e que nenhuma conta a pagar ou a receber seja deixada para trás. Soluções tecnológicas que facilitem a conciliação geram controle total sobre os movimentos de venda e recebimentos, a partir de uma agenda financeira. Com isso, o gerenciamento financeiro do varejo de proximidade se torna mais centralizado – e simples.

Fazer a gestão financeira do varejo de proximidade permite que sua loja aumente sua capacidade de usar bem seus recursos. E, com isso, saiba o que fazer para vender mais, com margens melhores, e conquistar mais clientes.

Banner CTA_6 dicas de marketing para o varejo de proximidade

Independente do seu tamanho ou segmento, você precisa ter uma gestão financeira inteligente para ser mais eficiente. A Linx conta com soluções completas para auxiliar e facilitar a administração de sua loja no dia a dia. Quer saber mais? Fale com a gente!

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