Lojas de conveniência
Gestão Comércio Local: 3 dicas para gerenciar seu negócio
Um sistema de gestão de comércio local é uma ótima alternativa para garantir o sucesso do mercado de proximidade e
Não importa seu tamanho, você precisa ter uma gestão financeira eficiente das contas a pagar e a receber. Saiba como controlar melhor as operações da sua loja
O varejo é um negócio de detalhes. Mais ainda no varejo de proximidade, em que a diferença entre conquistar um cliente e perdê-lo para sempre pode ser tão sutil quanto não ter sua marca preferida de molho de tomate disponível. Em um negócio de margens apertadas, espaço em gôndola limitado e pouco espaço de estoque, ter uma excelente gestão financeira faz com que o lojista tenha recursos extras para vender mais, fazer melhores promoções e aumentar seus lucros.
Gerenciar milhares de SKUs em tempo real, em uma ou várias lojas, é uma tarefa impossível sem tecnologia. Ao longo do tempo, a gestão manual faz o varejista perder oportunidades de venda e ter um estoque desalinhado: produtos demais que vendem pouco, e pouco dos itens que vendem muito. A loja perde vendas e fica com excesso de estoque – e o resultado aparece na última linha do balanço.
Por isso, registrar cada operação, analisar receitas e despesas, acompanhar o fluxo de caixa e fazer a conciliação bancária são ações essenciais para antecipar problemas de liquidez, facilitar o planejamento da expansão do negócio e negociar melhor com fornecedores e parceiros. Aqui a gestão financeira no mercado de proximidade se faz essencial.
Manter o controle financeiro da sua empresa é essencial para ter um negócio com vida longa. A pandemia trouxe uma série de questões, como o aumento dos custos na cadeia de suprimentos e mudanças no comportamento de consumo. Ao mesmo tempo, impulsionou a transformação digital dos negócios e tem levado o varejo a automatizar uma série de atividades.
Entre as atividades da gestão financeira no mercado de proximidade que podem ser automatizadas, estão alguns pontos muito importantes para o dia a dia do negócio:
Os indicadores-chave de performance (KPI, na sigla em inglês) são, como o nome diz, as métricas mais importantes para avaliar o desempenho do varejo de proximidade. Como diz o ditado, o que não se mede, não se gerencia. E para saber se as vendas estão conforme o esperado, ou se as despesas estão sob controle, é preciso ter esses indicadores sempre à mão.
Bons sistemas de gestão para o varejo de proximidade permitem que o negócio seja controlado em tempo real, de qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo. Uma vez definidos os indicadores-chave, o próprio sistema desenvolve dashboards para que o gestor acompanhe a operação e consiga intervir rapidamente caso algo saia do planejado.
Ter um dashboard com os principais KPIs, porém, nem sempre é suficiente para lidar com toda a complexidade de uma operação de varejo. Especialmente ao lidar com demandas sazonais ou segmentações (como a performance de uma determinada categoria durante as Festas Juninas ou o desempenho da campanha de marketing de Dia dos Pais), é importante desenvolver relatórios específicos, personalizados e com atualização dinâmica. Dessa forma, a gestão financeira do varejo de proximidade continua simplificada, mas com uma sofisticação maior dos dados – o que aumenta a capacidade do varejo de entregar melhores resultados.
Relatórios gerenciais são estratégicos para o bom desempenho de qualquer negócio. Além de mostrarem o que está sendo feito com excelência dentro da organização, eles revelam possíveis falhas ou pontos de melhoria nas estratégias e decisões. Com isso, servem de guia para o crescimento dos resultados do seu varejo de proximidade.
Todo bom sistema de gestão do varejo precisa ser capaz de desenvolver relatórios gerenciais como:
No dia a dia, uma tarefa contábil complexa é a conciliação de pagamentos. É preciso garantir que os pagamentos de compras ou a bonificação de fornecedores sejam corretamente creditados – e que nenhuma conta a pagar ou a receber seja deixada para trás. Soluções tecnológicas que facilitem a conciliação geram controle total sobre os movimentos de venda e recebimentos, a partir de uma agenda financeira. Com isso, o gerenciamento financeiro do varejo de proximidade se torna mais centralizado – e simples.
Fazer a gestão financeira do varejo de proximidade permite que sua loja aumente sua capacidade de usar bem seus recursos. E, com isso, saiba o que fazer para vender mais, com margens melhores, e conquistar mais clientes.
Independente do seu tamanho ou segmento, você precisa ter uma gestão financeira inteligente para ser mais eficiente. A Linx conta com soluções completas para auxiliar e facilitar a administração de sua loja no dia a dia. Quer saber mais? Fale com a gente!