Compartilhe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Linkedin Compartilhar no Twitter Compartilhar no Whatsapp

Como escolher uma franquia para investir? Veja 7 considerações

Como escolher uma franquia para investir? Veja 7 considerações

Para quem tem o desejo de expandir os seus negócios ou mesmo empreender em uma nova área, é fundamental unir paixão e razão. Muitas vezes, os empreendedores seguem apenas a intuição e acabam não tomando decisões benéficas, especialmente a longo prazo.

Saber como escolher franquia para investir é um exemplo disso, já que demanda bastante cautela antes de uma decisão. Afinal, não é porque uma rede de franquias de sucesso tem uma marca forte que, necessariamente, você vai ter resultados positivos.

É preciso levar diversos fatores em consideração antes de tomar uma decisão tão importante para os seus investimentos. O aporte inicial, a segurança jurídica, o modelo de negócio que precisa ser seguido: tudo importa.

Que tal, então, tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto para que você saiba escolher a franquia correta para o seu perfil e objetivos? Preparamos um artigo completo sobre o assunto, com os 7 tópicos que devem ser avaliados para uma decisão precisa. Continue a leitura e confira!

Qual é a importância de racionalizar o empreendedorismo?

Por mais que o empreendedorismo exija paixão e dedicação, é fundamental não deixar esses sentimentos tomarem conta das suas decisões. Eles devem fazer parte do processo, mas não são os únicos fatores a considerar. Para assegurar maiores chances de sucesso do seu investimento e garantir a escolha da franquia ideal, é preciso racionalizar o processo de empreendedorismo.

Como fazer isso? Não se deixando levar por um nome forte ou por um investimento muito baixo, por exemplo. É fundamental analisar a situação como um todo, de forma que a decisão seja tomada após uma análise profunda de cada fator relevante para o seu sucesso. Não à toa, os principais exemplos de sucesso têm o planejamento como peça-chave em sua trajetória.

Quais 7 considerações fazer sobre como escolher uma franquia?

Mas, então, o que deve ser considerado antes de escolher a franquia certa para realizar o seu aporte financeiro? Confira as dicas e certifique-se de que a decisão é a melhor para o seu perfil!

1. Valor do investimento

O primeiro ponto de atenção, é claro, está relacionado ao valor do investimento que precisa ser feito para se tornar um franqueado. Afinal, quanto mais solidificada a marca com a qual você deseja trabalhar, maior o aporte necessário. Isso não significa, porém, que os resultados vão ser garantidos, certo? O valor inicial, portanto, deve ser analisado com muita cautela.

Você tem os recursos necessários para realizar esse investimento? A relação custo-benefício e até mesmo o seu conhecimento sobre o setor compensam tamanha aplicação? Quais são as outras opções de franquia no mesmo segmento e os investimentos necessários? A partir dessas respostas, você já consegue identificar melhor se é válido ou não prosseguir no processo.

2. Prazo de payback

Além do aporte inicial, é preciso atentar ao prazo de payback. Na prática, ele representa o tempo necessário para recuperar o investimento realizado para se tornar um franqueado. Ou seja, o tempo necessário para que o seu investimento gere dinheiro suficiente para quitar o aporte e começar, de fato, a ganhar.

Ao mesmo tempo que é importante não arriscar em modelos com paybacks muito longos, também é preciso desconfiar de retornos muito rápidos. Garanta que a sua escolha seja baseada, de fato, na viabilidade do negócio, força da marca, clientes em potencial; enfim, analise todos esses fatores.

3. Segurança jurídica

As questões jurídicas também devem ser analisadas com cautela para uma decisão que não seja prejudicial. Caso não tenha experiência no assunto, o ideal é procurar por ajuda especializada e, assim, evitar que alguma cláusula inadequada se torne um problema. Mesmo que seja necessário contratar um advogado, é melhor realizar esse investimento do que tomar um susto lá na frente.

4. Modelo de negócio

Além dos fatores externos e financeiros, é importante conhecer mais detalhadamente o modelo de negócio oferecido pela franqueadora. Quais são as suas características e como ele funciona? Qual é a metodologia utilizada e a cultura implementada com os colaboradores? Todos esses detalhes são relevantes para entender se os seus objetivos, por exemplo, se encaixam no modelo oferecido. Nesse sentido, vale uma criteriosa análise da Circular de Oferta de Franquias.

5. Implantação e treinamento

Também é importante atentar ao processo de implementação e treinamento. Existe algum tipo de treinamento fornecido pela franqueadora? A gestão é feita de forma digital ou são utilizados procedimentos manuais? Quais são as técnicas utilizadas e como é feito o processo de treinamento da sua equipe? Com essas informações, a sua decisão também tende a se tornar mais precisa.

6. Suporte oferecido

Por mais que o sucesso da sua franquia dependa em grande parte do seu trabalho, contar com um suporte especializado e completo é um diferencial. Afinal, existem elementos que podem ser potencializados com o know-how entregue pela franqueadora. Detalhes como contas de e-mail e identidade visual podem fazer a diferença.

7. Oportunidades no mercado

Ser franqueado de uma empresa que ofereça diferentes oportunidades em um mesmo mercado pode ser ainda mais atrativo. Quanto menos limitada for a sua atuação, maiores são as suas chances de ter sucesso com o investimento. Imagine poder escolher trabalhar com produtos ou serviços que você domina bem ou que apresentam maiores possibilidades de sucesso na sua cidade?

Dessa forma, você pode investir no setor de serviços que mais se adéqua ao seu planejamento e conhecimento. Por que trabalhar com algo que não domina tão bem e que pode acabar se tornando uma dor de cabeça? Por isso, procure por parceiros que ampliem esse leque de opções.

Outro ponto importante que deve ser avaliado no desafio de como escolher franquia é o know-how que a franqueadora oferece. Afinal, o suporte oferecido é fundamental para escolher a opção que tenha maiores chances de gerar os retornos esperados. Sem essa parceria, os desafios se tornam ainda maiores para o empreendedor e podem acabar dificultando o seu desempenho. Nesse aspecto, as franquias Linx oferecem todo o suporte necessário aos seus franqueados!

Quer saber mais? Entre em contato conosco para descobrir como podemos colaborar com o sucesso dos seus investimentos graças à nossa experiência de mercado!

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Vendas