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Metas de vendas: veja como definir para a equipe de sua loja
A definição das metas de vendas de uma loja precisa ser objetiva e realista com o negócio. Entenda como definir
O uso de soluções móveis como o Linx Smart POS Mobile muda a jornada de compra dos clientes, trazendo mais velocidade, praticidade e aumento das vendas. Conheça essa solução que vai transformar as filas nos caixas de sua loja.
Todo varejista já viu essa cena e todo consumidor já passou por essa situação em algum momento: o cliente faz suas compras e, no momento de pagar, precisa enfrentar uma fila desanimadora. Seja em um supermercado no dia de pagamento, em um home center ou mesmo em qualquer loja de um shopping center, a reação do cliente costuma ser a mesma: será que eu largo tudo e vou embora? Ou encaro essa fila e me conformo com o tempo que vou perder?
O fato é que, em qualquer setor do varejo, as filas nos caixas são o fator que mais estressa os clientes – um fator que pode transformar a experiência de compra dos consumidores para o pior.
Com o crescimento do varejo online no Brasil durante os anos de pandemia (41% em 2020 e 27% em 2021, segundo a Ebit), mais consumidores se acostumaram com a velocidade, liberdade e flexibilidade da compra pelo e-commerce. Nessa jornada, a grande vantagem é a facilidade de realizar o pagamento e rapidamente passar pela fase menos agradável do processo de compra.
Com o fim do isolamento social, porém, os consumidores voltaram às lojas físicas. Um estudo realizado pela Emarsys nos Estados Unidos indica que 54% dos consumidores preferem comprar no varejo físico – no caso de alimentos, esse número chega a 80%. O cliente quer ir à loja para ver e tocar o produto antes de escolher o que comprar, mas não quer a frustração de demorar muito para sair da loja depois de tomar uma decisão. É aqui que a tecnologia faz uma enorme diferença.
O tempo é o recurso mais valioso do cliente – e ele sabe disso. Por isso, o tempo de espera na fila do caixa tem uma relevância imensa na percepção que o consumidor tem sobre a sua marca. Quando a loja tem filas longas, o varejista verá consumidores irritados, que terão um grande estímulo a abrir seus smartphones para procurar opções mais convenientes, como comprar online para receber em casa ou fazer um pedido e passar em algum lugar para retirar.
Por isso, oferecer um processo de checkout rápido é uma forma de mostrar ao cliente que você valoriza o tempo dele, tem respeito por ele e aprecia o fato de o consumidor ter optado por sua loja e não por outra opção. Essa é uma boa técnica para reduzir o churn e aumentar a satisfação do cliente, uma vez que o consumidor percebe que tem valor para aquela marca.
Se os consumidores sentem que as filas nos caixas são um problema, a solução para entregar boas experiências de compra depende de novas formas de processar os pagamentos nas lojas. Isso pode acontecer de várias maneiras:
Os terminais de self checkout estão ganhando força nos mais variados segmentos do mercado. Supermercados, home centers e lojas de vestuário são alguns dos setores em que é cada vez mais comum ver equipamentos operados pelos próprios clientes. Especialmente, para compras de poucos volumes, essa é uma solução que traz agilidade para o pagamento e elimina a sensação de tempo perdido.
O uso de carrinhos de compra inteligentes, que usam câmeras e sistemas de visão computacional para identificar os itens escolhidos pelos clientes, cria um tipo diferente de experiência. Nesse caso, o cliente vai sendo informado sobre o valor da compra e, na hora de encerrar, pode oferecer opções como o pagamento digital ou a totalização do carrinho para passar por um caixa tradicional. Com carrinhos inteligentes, a etapa de escanear todos os produtos é eliminada, reduzindo o tempo de checkout.
Os pontos de venda no estilo da Amazon Go, em que o cliente é identificado via app no início da compra e os produtos são debitados de seu cartão na saída da loja, fazem muito sentido em várias jornadas de compra. Em ambientes controlados, como o interior de uma empresa, ou em localidades em que a marca já tem uma forte presença digital (com um app muito utilizado pelos clientes, por exemplo), ter lojas sem caixas representa uma grande conveniência para o consumidor e reduz o custo operacional do ponto de venda.
Muitos setores do varejo utilizam um atendimento consultivo, em que uma pessoa explica para o cliente as características dos produtos e ajuda a decidir qual é a melhor opção. Essa é uma situação perfeita para o uso de sistemas móveis de pagamento.
Nesses casos, o próprio vendedor pode, com o auxílio de um tablet ou smartphone, fechar a venda rapidamente, processando o pagamento enquanto está frente a frente com o cliente. Essa é uma maneira de manter o vínculo pessoal, oferecer itens adicionais de uma forma prática e, uma vez que o cliente tenha “fechado seu carrinho de compras”, fazer o checkout com muita agilidade.
As soluções do tipo Smart Mobile têm ainda vários benefícios indiretos, tais como:
As soluções de pagamento móvel são cada vez mais importantes para que o varejo ofereça boas experiências para seus clientes, além de eliminar filas nos caixas e criar espaços físicos mais agradáveis. Conheça o Linx Smart Mobile e saiba como vender mais e aumentar a fidelidade de seus clientes.