Como digitalizar seu negócio e alavancar a loja física
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Como digitalizar seu negócio e alavancar a loja física

Você quer saber como avançar para as próximas fases e digitalizar sua loja física? Esteja atento a estas dicas e acelere suas vendas

A digitalização do varejo teve data para começar, mas não tem data para terminar. A aceleração da transformação digital do setor nos últimos dois anos foi intensa, mas é só o início de uma história de sucesso para algumas empresas. Somente para aquelas que forem além das camadas iniciais de digitalização para alavancar a loja física com o uso dos dados e do digital.

Como acontece com toda inovação, o que é uma grande novidade vai aos poucos se tornando comum, até passar a ser o mínimo esperado pelos clientes. E, às vezes, isso acontece muito rápido. Um bom exemplo é o Pix: o sistema de pagamentos instantâneos, lançado em novembro de 2020, chegou em maio deste ano a mais de 128 milhões de usuários. Em março de 2022 (dado mais recente disponível), eram mais de 281 milhões de chaves cadastradas, com R$ 784,6 bilhões movimentados. Do zero a quase R$ 1 trilhão em menos de dois anos, mostrando que o sistema caiu no gosto popular.

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Outro bom exemplo é o WhatsApp, que, durante a pandemia, passou a ser um recurso importante para manter o relacionamento com os clientes e gerar vendas adicionais. Como o aplicativo está em praticamente todos os smartphones do Brasil, esse é um canal ainda mais relevante que a televisão ou o YouTube para impactar os consumidores.

Essas duas tecnologias, porém, rapidamente se tornaram o “passo número 1” da digitalização dos negócios. Quem não tem WhatsApp nem aceita Pix como meio de pagamento fica para trás na disputa pelo consumidor. Especialmente no atual momento da economia, em que é preciso ir atrás do cliente nos meios digitais, em vez de esperar que ele vá à loja física, quem não está preparado se torna menos competitivo. E muito rapidamente.

Como avançar para as próximas fases e digitalizar a loja física? Aqui vão algumas dicas importantes:

Respeite a LGPD ao digitalizar a loja física

Em um varejo digitalizado, os dados são essenciais para reconhecer os clientes, identificar tendências, tomar melhores decisões de compra, acertar no preço dos produtos e fazer promoções que realmente conquistem os consumidores. Tudo começa, então, na coleta de dados.

No e-commerce, nas lojas físicas e em todo ponto de contato com o consumidor, é preciso ter processos bem estabelecidos de coleta e análise de informações. Tudo começa pelo respeito à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): é preciso ter o OK do consumidor para poder utilizar informações identificadas de compra e personalizar o relacionamento com o cliente.

Colete dados em todos os pontos de contato

O cliente deixa “pegadas” sempre que se relaciona com sua marca. Toda visita ao site traz informações sobre o tempo de navegação, os produtos vistos, se algo foi para o carrinho, até que ponto do processo de compra o cliente foi, e assim por diante. Na loja física, a mesma coisa: que produtos foram comprados, como promoções nas gôndolas e em outros pontos estratégicos do PDV impactaram o cliente, quais os meios de pagamento usados, como o consumidor navegou pela loja, e diversas outras informações.

O e-commerce precisa ser capaz de coletar as informações, ao mesmo tempo em que o sistema de ponto de venda e a integração com câmeras e outras soluções no PDV acrescentam dados do varejo físico. Quando o varejo possui um bom CRM, esses dados podem ser identificados, fazendo com que o lojista saiba quem comprou que produto, quando, a que preço, e que outros itens levou junto.

Automatize as ações promocionais

É impossível realizar boas atividades promocionais manualmente. Com dezenas de milhares de itens em estoque e milhares ou milhões de consumidores, as opções de personalização do relacionamento com o cliente são infinitas. Somente com o uso de tecnologia é possível realizar promoções one-to-one e vender mais.

Vender muito mais e com melhores margens, por sinal. Segundo a McKinsey, ações de personalização reduzem os custos de marketing e vendas entre 10% e 20% e aumentam a possibilidade de recompra por parte dos clientes.

Seja seletivo

Foi-se o tempo em que era possível fazer grandes campanhas generalistas, sem um foco definido, e conseguir grandes resultados. Com as possibilidades de personalização trazidas pela tecnologia – e com clientes que querem ser tratados como únicos – dar “um tiro de canhão” não funciona: é preciso ser muito seletivo nas promoções.

A necessidade de segmentar e selecionar as bases de clientes fica mais clara nos períodos de grande movimento, como Black Friday e Natal: é simplesmente impossível ter verba para promover tudo para todo mundo. Somente a inteligência de dados permite identificar quais produtos têm mais possibilidade de conversão para cada cliente. E, a partir daí, desenvolver promoções específicas, que acertam muito mais.

Estamos vivendo em uma nova era do varejo. Uma era em que ações analógicas e generalistas não funcionam mais. Quem quer vender muito precisa estar digitalizado, contar com soluções integradas de gestão, CRM e promoção. E é preciso correr: como dissemos lá no início, o que hoje é novidade será, em pouco tempo, o básico necessário para ser competitivo. O varejo está se digitalizando rapidamente e, quando isso acontecer, não será mais um diferencial.

Portanto, a hora de digitalizar a loja física é agora!

Por que o omnichannel é uma excelente estratégia para o e-commerce

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