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Como diferenciar meu restaurante da concorrência?

Como diferenciar meu restaurante da concorrência?

Os consumidores encontram bares e restaurantes em toda e qualquer esquina e pesquisas recentes mostram que 85% das pessoas não sabem o que vão a consumir até poucas horas antes do jantar, portanto o que leva uma pessoa a escolher um estabelecimento em detrimento a outro?

Alguns fatores são amplamente conhecidos, como pratos e bebidas de qualidade somados a um ambiente bem localizado e agradável. Esses pontos seguem sendo extremamente importantes e você deve trabalhar para conquista-los ou mantê-los.

No entanto, fazer “apenas o básico” não irá te separar do bolo e muito menos fará do seu negócio algo diferenciado e único. Você precisa ir além.

É fundamental pensar em como construir uma boa percepção da sua marca e oferecer uma experiência encantadora aos seus clientes que consomem no seu estabelecimento para despertar o desejo e gerar fidelização do consumidor.

Para começar a falar sobre como você pode tornar o seu negócio único, é importante entender o conceito de Estratégia Competitiva. Michael Porter, professor de Harvard e autor de diversos livros sobre o tema, define que existem 3 formas de um negócio se destacar em meio à concorrência:

 

  • Custo – um produto ou serviço de mesma qualidade é ofertado por um preço mais baixo (processos mais eficientes ajudam a reduzir custos operacionais, o que possibilita levar o produto ou serviço ao mercado com um preço mais acessível)

 

  • Diferenciação – um produto ou serviço oferece mais benefícios evidentes ao consumidor (investimentos na construção da imagem da sua marca, em pesquisas de mercado e na capacitação técnica dos funcionários são exemplos de como você pode entregar os benefícios do seu restaurante com qualidade e clareza)

 

  • Foco – escolher atender nichos de mercado ao invés de atender a todos (um exemplo de foco seria uma hamburgueria vegetariana com pães sem glúten, que tem seu público-alvo bem definido)

 

É possível se destacar por qualquer um desses 3 caminhos, mas o ideal, claro, é ter vantagem competitiva nos 3 pilares.

Para te ajudar a construir um negócio que faça brilhar os olhos do consumidor, trazemos a seguir algumas dicas, levando em consideração os conceitos de Porter, do que você pode fazer em sua operação para ser a escolha natural de muitas pessoas.

 

Entenda a fundo o seu público-alvo

O primeiro passo de qualquer estratégia de posicionamento de mercado é entender quem você deseja atingir. Isso será a base de qualquer ação que você venha a adotar.

O ideal, no setor de Food Service, é começar entendendo os hábitos de consumo dos seus clientes atuais. O que eles pedem? Por onde pedem? A que horas do dia? Com qual ticket médio? Todas essas perguntas precisam ser respondidas para você compreender melhor seu público, e assim, desenhar ações mais efetivas que atendam às suas necessidades.

Hoje, uma plataforma de CRM é essencial para todo e qualquer negócio que vende alimentação, independentemente do tamanho ou número de lojas, pois permite um mapeamento de quem consome no seu estabelecimento e a visualização de dados valiosos para um atendimento mais assertivo e personalizado.

A personalização é uma das chaves da diferenciação. Os consumidores não querem mais ser tratados como apenas mais um, mas sim, como alguém que você conhece. Ele espera que você oferte exatamente aquilo que ele deseja.

Uma forma de ser mais assertivo na relação com o cliente é fazer campanhas promocionais direcionadas a públicos específicos e criar um programa de fidelidade próprio do seu restaurante para se aproximar de seu público e gerar maior fidelização.

Após entender seus consumidores atuais, faça pesquisas de mercado para identificar o perfil do público potencial, fique por dentro de tendências comportamentais e entenda nichos que você pode explorar. Assim, você terá um norte bem definido para todas as suas decisões estratégicas.

 

Identifique suas forças, fraquezas e diferenciais

As pesquisas também te ajudam a entender como as pessoas enxergam a sua marca. E, já adiantando, poucas vezes eles percebem da forma que você imagina.

Caso o investimento em pesquisa seja muito alto para você, se faça as seguintes perguntas, as quais podem ter mais de uma resposta:

 

  • Por que um consumidor escolhe ir ao meu restaurante?

 

  • Por que um consumidor escolhe um concorrente ao invés do meu restaurante?

 

  • Qual ou quais são os benefícios que entrego ao meu consumidor e que ninguém mais entrega?

 

As respostas a esses questionamentos te darão uma boa ideia dos seus pontos fortes, dos seus pontos fracos e dos seus diferenciais. Entender esses pontos é parte fundamental de qualquer estratégia de competitividade e isso te ajudará a clarear a mente para ter novas ideias.

Ao chegar à conclusão que você é forte em algo, fortaleça isso ainda mais. Ao entender que você não é forte em alguma coisa, invista para que isso se torne uma fortaleza. Se você não tiver um diferencial bem claro e definido, pense no que você pode fazer para que as pessoas te percebam como um negócio único.

 

Cresça sua presença digital

Você, certamente, quer estar onde as pessoas estão e quase todas elas estão na internet, seja usando um buscador, absorvendo conteúdos ou interagindo em mídias sociais.

Um aspecto interessante no mercado de Food Service é que já se tornou rotina os consumidores realizarem uma busca prévia na internet para saber mais sobre o seu restaurante e o que ele oferta antes de, de fato, consumir no seu estabelecimento.

E, quando eles fazem essa busca, o que encontram? Um site bonito e vendedor ou um site sem graça e apenas informativo? Boas avaliações ou apenas reclamações de outros clientes? Fotos atualizadas e atrativas de seus pratos e bebidas ou apenas fotos sem graça tiradas pelos próprios consumidores? Informações corretas de dias e horários de abertura ou informações defasadas?

Perceba que hoje a internet é a maior vitrine do seu negócio, por isso, entender como sua marca está posicionada neste canal é essencial.

Ter um site focado em vendas contribui para o incremento do faturamento, pois muitas vezes os usuários o acessam já na expectativa de realizar a compra. Pense nele como um pequeno e-commerce, mas não deixe de contar a sua história, qual a essência do seu negócio e porque ele existe.

Tenha uma conta no Instagram e no Facebook e publique fotos dos itens do seu cardápio e do seu ambiente, além de trazer conteúdos relevantes regularmente, como: cuidados que você tem tomado com a higiene, ações sociais, novidades do cardápio, promoções especiais etc.

Aproveite as mídias sociais também para impulsionar as suas postagens mais interessantes, aquelas que as pessoas mais interagiram. Essa é uma boa oportunidade de alcançar um maior número de pessoas ou um público específico que você tem interesse, melhorar a presença digital do seu negócio e aumentar suas vendas.

 

Tenha um delivery online bem estruturado

O delivery para restaurantes tem passado por uma grande transformação nas últimas décadas, migrando do offline para o online, o que acarretou mudanças na abordagem comercial que os negócios devem adotar para ter sucesso nessa operação.

O delivery na Era Digital não é mais uma operação de incremento de renda, mas sim, parte fundamental da estratégia de qualquer restaurante. O crescimento exponencial das Dark Kitchens (ou Cloud Kitchens) é uma evidência disso, pois são operações 100% focadas em entregas em domicílio.

E, para tornar o cenário ainda mais desafiador, o consumidor moderno exige um alto padrão de qualidade em todas as entregas, que devem estar sempre de acordo com as expectativas. O que é frio deve chegar frio, o que é quente deve chegar quente, e tudo precisa estar organizado, sem vazamentos. Aqui a escolha das embalagens é a chave do sucesso.

Com o crescimento vertiginoso do delivery nos últimos anos, ainda mais recentemente impulsionado pela pandemia do novo coronavírus, o volume de vendas e, consequentemente, de pedidos a serem gerenciados se tornou um grande problema.

Uma das premissas de uma operação de delivery é entregar tudo dentro do prazo estipulado pois, se você não conseguir isso, a avaliação geral do seu restaurante despencará, você perderá relevância nos marketplaces (apps de delivery de terceiros) e suas vendas cairão.

Para sanar esse problema, ter uma plataforma completa de delivery, que te permite receber todos os pedidos rapidamente e de forma organizada, sejam eles realizados via mídias sociais, site e app próprio ou marketplaces, traz um grande ganho à sua operação.

Tenha também um app próprio para fortalecer sua marca e não ficar apenas à sombra do marketplace. Tome novamente as rédeas do seu negócio e gerencie todo o seu delivery de forma eficiente para que seu cliente tenha uma excelente experiência e volte a consumir em seu restaurante.

 

Adote a tecnologia para oferecer uma experiência encantadora

As tecnologias vêm transformando as operações de bares e restaurante e propiciando uma melhor experiência ao consumidor. Desde o pedido, passando pelo preparo, até a entrega e pagamento, as tecnologias contribuem para uma operação mais eficiente, com menos erros e redução de custos, além de propiciar incremento das vendas.

Para o atendimento no salão, tecnologias como cardápio digital, autoatendimento e atendimento móvel ajudam a otimizar a atuação da sua equipe, que pode receber mais pedidos num mesmo período de tempo.

Como os pedidos são enviados automaticamente para a cozinha, essas tecnologias também reduzem eventuais ruídos de comunicação, que geralmente resultam em pedidos errados que vão direto para o lixo e deixam seu cliente insatisfeito.

Para o preparo dos pedidos, uma tecnologia que faz gestão completa da cozinha auxilia na redução de desperdícios, impactando diretamente o CMV do seu restaurante.

A plataforma para cozinha permite que sua equipe tenha, logo à frente, a informação de qual o tempo de preparo de cada prato, reduzindo o preparo de pedidos errados e permitindo a operação ser muito mais ágil, o que aumenta a satisfação do consumidor. Além disso, em operações de mesa, todos os pedidos chegam ao mesmo tempo e ninguém fica esperando e assistindo os outros comerem.

Para o momento do pagamento, oferecer comodidade ao consumidor e ser ágil para atender mais clientes é essencial. Soluções de atendimento móvel permitem que sua equipe feche a conta e receba o pagamento com total mobilidade, sem precisar ir até o PDV para executar esse mesmo processo.

Soluções de pagamento via QR Code são interessantes para operações balcão, pois são mais ágeis, seguras e oferecem maior flexibilidade para que seu cliente pague como achar melhor.

 

Engaje sua equipe com os valores da marca

Seu time deve ser capaz de encantar seus clientes e de transmitir os valores da sua marca com maestria, afinal são eles a ponte entre o seu negócio e os seus clientes.

Há restaurantes que hoje chamam seus atendentes de “encantadores”, pois os veem como o elo fundamental para levar uma experiência encantadora e construir relacionamento com quem vai ao restaurante.

Por isso, invista na construção de uma marca forte e depois treine sua equipe para que eles tenham a cultura do seu negócio enraizada dentro deles e na ponta da língua.

 

Qualidade e consistência no atendimento

Oferecer comidas e bebidas de qualidade é uma premissa para qualquer bar ou restaurante e todos sabem disso. O que muitos estabelecimentos pecam é na consistência dos preparos, que muitas vezes estão aquém do que o cliente viu nas fotos ou já experimentou.

Essa é uma das experiências mais desagradáveis para o consumidor, que com razão, sai bastante descontente e, muitas vezes, propício a não retornar.

Por isso, o já citado sistema para cozinha é tão importante para sua operação, permitindo que você entregue os pedidos sempre com o padrão de qualidade que você e o seu público almejam.

O delivery acrescenta ainda mais ameaças à consistência, pois garantir que os pedidos cheguem com qualidade na casa do consumidor é um dos grandes desafios desse tipo de operação, se não o maior.

Para minimizar esse risco, investir em embalagens de qualidade, definir um raio de atuação realista e ter uma empresa de logística de sua confiança são pontos relevantes para você se atentar quando ingressar nessa operação.

 

Conclusão

O mercado de bares e restaurantes é extremamente competitivo e não é fácil ser enxergado como um negócio único.

Porém, com um bom trabalho de construção de marca, disseminação dos seus valores, ganho de presença digital, melhora de processos para oferecer uma experiência encantadora ao consumidor e um atendimento mais qualificado e consistente, o seu restaurante irá se diferenciar da concorrência e você terá melhores resultados.

 

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