E-commerce
5 dicas de como melhorar o checkout do seu e-commerce
O checkout de um e-commerce pode trazer muita dor de cabeça para o lojista. Mas, separamos algumas dicas para facilitar
Ser um marketplace não é para qualquer um: é preciso combinar uma série de características especiais. Saiba o que você precisa ter para entrar nesse jogo.
Os marketplaces são hoje um dos principais motores do e-commerce brasileiro e, por extensão, do varejo nacional. Esse modelo de negócio teve uma expansão de 52% no ano passado, acima dos 41% do e-commerce como um todo, e gerou quase 150 milhões de pedidos.
Na pandemia, os marketplaces se tornaram uma opção importante para o varejo físico, que, especialmente no caso do pequeno comércio, não tinha nem mesmo um e-commerce. Para boa parte das empresas, a transformação digital começou pelos marketplaces.
Ser um seller é apenas uma parte da história. Diversas empresas têm a ambição de se tornarem, elas próprias, os marketplaces, trazendo outros lojistas para seu ambiente digital e criando ecossistemas de negócios. Ser um marketplace é abrir espaço para que os sellers cadastrem seus produtos e vendam em sua plataforma, ao mesmo tempo em que dá aos consumidores a facilidade de encontrar em um único local tudo o que é necessário.
Existem diversas vantagens em ser um marketplace:
Um dos principais benefícios de ser um marketplace é o grande tráfego: as plataformas contam com milhares de sellers e, com isso, passam a receber milhões de visitas. Isso gera um “efeito rede” importante: os consumidores sabem que encontram o que precisam em sua plataforma e, com isso, acessam cada vez mais.
A diversificação de canais é uma questão de sobrevivência para o varejo. Ao desenvolver um marketplace, uma empresa abre novas oportunidades de contato e relacionamento com os clientes, seja a partir das suas lojas físicas ou pelos meios digitais. Com isso, consegue alcançar o cliente em mais momentos e obtém mais informações sobre seus hábitos e comportamentos.
Com um marketplace, uma empresa consegue atender diversos perfis de consumidores, seja no B2C ou no B2B. Com isso, as relações se tornam mais dinâmicas e a experiência de compra é otimizada. Com a força de sua atuação digital, a marca adquire renome, ganha destaque e se transforma em uma autoridade em seu segmento. Isso impulsiona as oportunidades de crescimento e geração de resultados.
O marketplace é um modelo de negócios em que a plataforma e os sellers se beneficiam da atuação conjunta. É uma simbiose que permite otimizar recursos físicos e digitais: um seller não precisa, por exemplo, investir na logística, que pode ser realizada pelo marketplace. A plataforma, por sua vez, pode ser mais eficiente na distribuição, pois consolida pedidos de milhares de varejistas.
Embora os benefícios de ser um marketplace estejam claros, nem toda empresa é capaz de construir uma plataforma. É preciso preencher uma série de requisitos para desenvolver um marketplace de sucesso:
Os consumidores precisam ter bons motivos para acessar constantemente o marketplace. Ao mesmo tempo, os sellers querem estar em plataformas que deem visibilidade aos seus produtos. Unir esses dois pontos é fundamental, e é um equilíbrio delicado. É preciso contar com sellers relevantes para atrair clientes, e mais clientes fazem com que o marketplace seja atraente para mais sellers.
Os marketplaces de sucesso são capazes de complementar a oferta de produtos com um mix de serviços que é muito relevante tanto para os sellers quanto para os consumidores finais. Meios de pagamento, serviços de marketing, conteúdo e entretenimento são algumas das expansões de negócios mais utilizadas por empresas como Amazon, Alibaba, Magazine Luiza e Mercado Livre para ampliar sua presença no dia a dia de seus parceiros e clientes.
Fica claro que ser um marketplace não é para qualquer um. É preciso ter musculatura e estrutura técnica para atrair e manter milhões de clientes por meio de uma oferta ampla de produtos e serviços de terceiros (os sellers). E é preciso atrair os sellers por meio da oferta de serviços que resolvam as dificuldades de seu dia a dia (como a logística de entrega e a integração de meios de pagamento). somente empresas muito bem estruturadas, com grande capacidade de investimento e visão de longo prazo, conseguem atuar dessa maneira.
Um estudo da McKinsey indica 5 vetores de geração de receita para os marketplaces. São eles:
Para esses 5 vetores, a tendência tem sido o desenvolvimento de 3 caminhos para a evolução dos marketplaces no Brasil e no mundo:
Nesse caso, os marketplaces geram valor a partir do aumento da receita com seus produtos e serviços principais e com o pagamento de taxas pelos sellers para usar o sistema. Isso faz com que o marketplace venda mais produtos para mais clientes, até chegar a um tamanho que permita aumentar a escala dos serviços oferecidos.
Nesse caso, a plataforma vai se tornando cada vez mais atraente a novos sellers, pois tem uma “força gravitacional” cada vez maior e gera mais valor para toda a cadeia de negócios.
Neste caminho, o foco está em aumentar o Customer Lifetime Value (LTV), entendendo cada vez melhor os clientes e oferecendo soluções completas para suas necessidades e desejos. Aqui, o marketplace passa a oferecer mais produtos e serviços, impulsiona o uso de sistemas pagos pelos sellers e investe na monetização de seus dados, vendendo inteligência para terceiros.
Negócios que otimizam sua infraestrutura e o uso de tecnologia, para então oferecê-los como serviços extras para outras empresas, criam novas fontes de receita e reduzem seus custos operacionais. Um bom exemplo disso é quando um marketplace passa a oferecer serviços logísticos, seja para seus próprios sellers, seja para qualquer empresa que queira utilizar sua estrutura de distribuição. Isso gera economia de escala e aumenta a rentabilidade do negócio.
Construir marketplaces não é uma tarefa simples, pois depende de ter escala e aproveitar bem cada oportunidade de gerar receitas juntos aos consumidores, aos sellers e parceiros de negócios. Na base desse desenvolvimento está a necessidade de contar com uma plataforma de e-commerce capaz de lidar com milhões de clientes e milhares de sellers, personalizando cada contato e extraindo insights valiosos de cada interação.
As soluções digitais da Linx atendem à maioria dos grandes varejistas online e marketplaces brasileiros, oferecendo segurança, estabilidade e escalabilidade. Dessa forma, as empresas podem focar no relacionamento com os clientes e expandir mais rapidamente seus negócios. Quer saber mais sobre a tecnologia por trás dos principais marketplaces do País? Fale com a gente!