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Como criar uma estratégia de vendas online para lojas de calçados

Como criar uma estratégia de vendas online para lojas de calçados

5 questões para guiar a sua estratégia de vendas online

 

Adotar estratégias de vendas online para a sua loja de calçados é fundamental para o sucesso do seu projeto de e-commerce. Isso porque existem alguns fatores de sucesso que influenciam no resultado de estratégias de marketing, no modelo logístico, escolha de meios de pagamentos e da plataforma de e-commerce.

Para garantir o sucesso do seu e-commerce, elencamos 5 questões que guiam o planejamento estratégico das vendas online.

 

  • Presença digital: O primeiro passo

As mídias sociais são poderosas quando o assunto é conversão no e-commerce. Além dos perfis bem atualizados, uma estratégia com influenciadores pode ajudar sua marca a conquistar abrangência.
A frequência e o engajamento com seus seguidores nas mídias sociais aumenta as visitas a sua loja online e ajuda a construir uma audiência orgânica, ou seja, sem o auxílio dos anúncios patrocinados.

Vale a pena utilizar todos os recursos para as empresas, aqui vão algumas dicas:

 

  • Crie e atualize o Catálogo de produtos no Facebook;

 

  •  Ative o recurso Sacolinha do Instagram e marque seus produtos em publicações envolventes;

 

  • Utilize o catálogo de produtos do WhatsApp Business;

 

  •  Crie campanhas direcionadas mensalmente, utilize as mídias sociais para complementar campanhas de busca;

 

  • Potencialize os talentos do seu time elegendo responsáveis pela atualização semanal dos catálogos e frequência dos posts.

 

O monitoramento das mídias sociais pode contribuir com as vendas. Além de vitrine ou porta de entrada para a loja, as redes sociais são uma alternativa aos consumidores como meio de comunicação com a loja. Nesse caso, é importante eleger um responsável pelas mídias e fornecer acesso a informações sobre disponibilidade e detalhes do produto.

É possível se valer de parceiros de negócio que estão no varejo de moda há mais tempo e já construíram uma audiência com clientes que compram calçados online. É o caso dos marketplaces.

 

 

  • Marketplaces do varejo calçadista

O segmento de calçados tem forte visibilidade em marketplaces de moda e isso ajuda a melhorar o posicionamento online da sua loja. Essa é uma ótima opção para o segmento de calçados pois o produto vendido tem variações que vão além do preço, como a numeração, coleção ou cor.

Há diversas vitrines para vender sapatos online, escolha as mais indicadas para os seus produtos e avalie os investimentos. Com tantos canais de moda para escolher, é preciso manter uma agenda de acompanhamento de conversão e análise de lucratividade das vendas provenientes dos canais.

Alguns critérios que interferem no sucesso das vendas de calçados em marketplace:

 

  • Escolha correta dos produtos, com base no interesse dos consumidores;

 

  • Preço competitivo;

 

  • Prazo e agilidade para entrega;

 

  • Disponibilidade em estoque;

 

  • Cuidados com cadastro correto do produto: nome para SEO, descrição, imagem do produto, entre outros;

 

  • Contar com uma boa plataforma de e-commerce para gerenciar e monitorar o desempenho das vendas.

 

Além da venda do produto, esse modelo traz retorno relacionado à visibilidade da marca, sempre avalie os resultados das vendas com um olhar baseado em investimentos x resultados.

 

 

  • Localização: Quem compra calçados online?

Como escolher a localização do meu público alvo? Uma estratégia de vendas online pode focar tanto nos fiéis clientes da marca quanto na atração de novos consumidores, em regiões mais distantes. Vale lembrar que definir o direcionamento das suas campanhas patrocinadas na web é importante para o aumento das vendas e para o bom aproveitamento dos investimentos de marketing digital.

Portanto, é muito mais seguro começar pela sua região. Para lojas com presença física, há pelo menos 3 pontos positivos em optar por uma campanha de abrangência regional:

 

  • O reconhecimento de marca é maior, ou seja, os consumidores já conhecem e confiam na sua loja, pois já a conhecem fisicamente.

 

  • O desafio logístico é menor: é possível, e mais viável, oferecer frete grátis para alavancar as vendas.

 

  • Resultados otimizados: o alcance das campanhas de marketing para conversão de vendas online também contribui com o resultado das lojas físicas no futuro!

 

Além disso, o comércio eletrônico tem um desafio grande em relação às trocas. Dinâmica que pode ser facilitada, se a localização do cliente for próxima ao centro de distribuição, ou a uma loja física.

 

 

  • Qual será o grande benefício ao consumidor?

Muitas marcas se consolidam oferecendo um grande benefício como frete grátis, cupom de desconto para indicação, pontuações, crédito para primeira compra e por aí vai…

Além do calçado maravilhoso que você vai vender, aqui estão algumas ideias de benefícios ao cliente online:

 

  • Cupom de descontos ou validação de Frete Grátis com texto, como por exemplo: MEUPRIMEIROPEDIDO

 

  • Oferecer descontos ou frete grátis para pedidos acima de determinado valor

 

  • Frete único para uma região

 

  • Disponibilizar a opção de retirada na loja física ou entrega grátis para as cidades onde há lojas físicas.

 

  • Crédito para a segunda compra

 

  • Brindes de acessórios que complementem a compra. Comprou 2 tênis, receberá uma meia por exemplo.

 

Vale a pena pensar e repensar nos benefícios para seus clientes.

 

 

  • E quando mudar minha estratégia de vendas online?

É preciso pensar em quais fatores influenciarão as compras dos seus produtos, eles podem estar relacionados a comodidade, ao tempo e à facilidade comprar. Mas também pode estar relacionado aos produtos e ao preço. Portanto, é mais assertivo ter um plano inicial, desde a presença digital até os KPIs para acompanhamento. É preciso analisar o desempenho das vendas, olhar atentamente para a origem desses resultados e, se necessário, rever processos e tecnologias.

A pesquisa online de produtos é uma realidade para shoppers, independente se ele comprará em sua loja física ou virtual. Portanto, ter uma estratégia de vendas alinhada com a sua proposta de negócio trará resultados positivos, ou no mínimo, um ponto de partida para digitalização do seu negócio. Outro benefício de criar uma estratégia de vendas online é escolher com mais tranquilidade a plataforma de e-commerce: Ela precisa atender a todos os requisitos da sua estratégia de vendas e estar apta para as mudanças que, no varejo virtual, são ainda mais constantes. A integração com seu ERP e os recursos necessários para atender seu modelo de negócio fazem toda a diferença na gestão do negócio.

Pense em seu projeto de e-commerce a curto, médio e longo prazo e em como a tecnologia escolhida para ser a sua loja estará em relação às tendências e inovações do comércio eletrônico lá na frente.

 

Lembre-se! Criar uma estratégia de vendas online para a sua loja de calçados vai ajudá-lo a definir os investimentos em tecnologias, meios de pagamento, marketing e logística.

 

 

Quer saber mais sobre a ativação de lojas de calçados online?  Clique aqui e fale conosco!

 

 

 

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