Os feriados prolongados costumam ser a alegria da população, que aproveita o tempo de folga para relaxar. Por outro lado, para quem trabalha com varejo, essas datas podem ter um significado completamente oposto, ou seja, mais movimentos em suas lojas.
Alguns setores podem perceber uma redução no movimento dependendo do segmento em que atuam, por isso, trouxemos algumas dicas para aproveitar e não perder nenhuma oportunidade em um ano de tantos feriados e que deve ser de crescimento para o mercado
Para não perder nenhuma data, separamos por segmento algumas ideias para o varejista se beneficiar nesses períodos.
Moda e Acessórios
Que tal colocar em oferta produtos que remetem ao feriado? Se a cidade é na praia ou próxima a ela, ofertas de roupas de praia ou conjuntos de acessórios como chapéus e óculos escuros são uma boa pedida. Se a ideia é o campo, estimule o espírito aventureiro e disponibilize kits de montanhismo ou acampamento. Outra forma de atrair os clientes é divulgar ofertas atrativas que valham apenas no período pré-feriadão (ou durante o feriado, se o seu estabelecimento abre nessas datas).
Com uma divulgação massiva e apresentando vantagens, a proposta pode, além de aumentar as vendas nesses períodos, fazer com que a loja seja conhecida por novos clientes que não vão viajar no feriadão mas reservarão tempo para uma volta pelo comércio local.
Outra dica é aproveitar o momento para fazer rodar o estoque parado e dar espaço para novas coleções.
Food Service / Alimentação fora do Lar
Em um feriado o descanso é o principal para muita gente. Por isso, comer fora, além de ser considerado um passeio, é também uma das atividades mais procuradas. Seja no litoral ou em cidades com parques e shoppings, alimentação é o “prato principal” dos feriados.
Crie benefícios para reservas em restaurantes nestes períodos ou trabalhe ofertas exclusivas para as datas de forma a levar o cliente a dar preferência ao seu estabelecimento. Combos com o nome da data ou que remetam ao feriadão podem ser uma trilha para o sucesso.
Spas
Que tal oferecer descanso e relaxamento em períodos prolongados? Os Spas podem ser o destino dos brasileiros em datas especiais. Com uma boa divulgação e um pacote de atividades feito sob medida para cada feriado, não tem como resistir aos estabelecimentos que proporcionam bem-estar para o cliente.
Salões de Beleza
As datas que antecedem os feriados lotam salões, afinal, todos querem estar bem arrumados para viajar, visitar outras cidades, celebrar alguma data comemorativa. Crie ações promocionais para evitar agendamentos de última hora, garantindo aumento das vendas antes mesmo do feriadão. Disponibilize pacotes para mais de um feriado e ofereça um programa de fidelidade para os clientes, estabelecendo um vínculo para que eles retornem mais de uma vez.
Postos de Combustível e Conveniências
Assim como nas oficinas mecânicas, a parada em um posto de combustível antes de viajar, seja para troca de óleo ou completar o tanque, é quase obrigatória. Usar a conveniência como uma forma de atrair os clientes pode aumentar o ticket médio nas vendas com ofertas voltadas ao lazer, como combos de venda de gelo, bebidas e carvão para churrasco, ou brindes que sejam relacionados a feriados, como bolsas térmicas ou até mesmo parcerias que ofereçam descontos em pousadas e hotéis.
Intensifique as vendas no e-commerce
Outra dica importante que vale para vários segmentos do varejo é a estratégia multicanal. Oferecer alternativas ao ponto de venda físico, como o e-commerce, por exemplo, é uma forma de manter as vendas em alta mesmo nos feriados prolongados. Afinal, a web está sempre de portas abertas.
Para as lojas que possuem presença na web, trabalhar uma estratégia digital forte nesses períodos auxilia a manter as vendas em alta, compensando perdas com a loja física. Estimule os consumidores a conhecer novos produtos, ofereça alternativas para a compra ou descontos. Divulgue uma mega oferta que valha apenas na data do feriado e aproveite para queimar os estoques.
Estimule as compras antes dos feriados
Em 2018 tem alguns feriados que caem na quarta-feira, o que significa menos emendas com o fim de semana e, consequentemente, mais consumidores em suas cidades aumentando o fluxo de pessoas dispostas a passear e visitar estabelecimentos como shoppings e parques locais. Independentemente da data, uma dica para estabelecimentos que não abrem nesses dias é criar ações que estimulem os consumidores a comprarem mais antes do feriado.
Planeje-se
Criar um calendário de propostas para os feriados nacionais é muito vantajoso – ele permite que cada lojista planeje com cuidado suas ações, levantando custos e analisando benefícios, além de garantir que cada ponto seja planejado e executado com perfeição. Com uma boa estratégia de gestão e benefícios nessas datas, os resultados podem ser surpreendentes para o varejo.